De onde nasce o propósito do empreendedor social?

propósito

Stephane Sena

Neste post, vamos falar sobre um tema que faz parte da essência  do empreendedorismo social: o propósito. Para isso, nos baseamos no livro “A Era do Impacto”, escrito pelo cofundador do Instituto Legado, James Marins, e publicado pela Editora Voo em 2019. No livro, prefaciado por Mara Mourão e Marcel Fukayama, Marins se propõe a combater a apatia e nos levar a entender a potencialidade da era em que vivemos. 

Dimensão Ética 

Segundo Marins, o propósito social e socioambiental reside na dimensão ética porque se refere à intencionalidade moral do empreendedor social. “A escolha do empreendedor entre a finalidade eticamente neutra (somente lucro) ou o objetivo de contribuir para resolver problemas humanos, sociais ou socioambientais é uma decisão ética”, explica.

Para o autor, esse movimento se relaciona com a evolução consciencial do ser humano, quando abandona o egocentrismo e alcança uma visão “globocêntrica”, que considera todos nós. É humana, ecológica, social e socioambiental. 

Propósito social e socioambiental

Apesar de ser uma palavra muito usada nos últimos anos, nem sempre esse uso é acompanhado por uma real compreensão sobre seu significado. Em “A Era do Impacto”, James Marins conceitua propósito como a fonte de energia que move o ser humano e permite a reinserção da ética humana e ecológica nas ações econômicas. O lucro, portanto, não pode mais ser a principal fonte energizadora do mercado. 

“É a responsabilidade com a dignidade de homens e de mulheres que não podem ser objetificados pelo agir econômico, é a responsabilidade com a natureza, com a biosfera, que é um patrimônio comum a todos os habitantes do planeta”, aprofundada Marins. Assim, com base no propósito social e socioambiental, empreendedores sociais buscam a solução para um ou mais dos problemas humanos e ambientais.

“O propósito do empreendedor social amplia o rol de bens de interesse dos seres humanos para além da visão econômica estrita, para incorporar bens e necessidade tangíveis ou intangíveis que durante muito tempo foram ignoradas”, analisa Marins, que indica os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como inspiração para definir formas de atuação. “Seus 17 itens são largamente utilizados por organizações públicas e privadas como roteiro a ser seguido para sustentabilidade social, humana e ecológica” 

Catalisadores de propósito

O despertar para a necessidade do empreendedorismo social tem três fatores que, juntos ou separados, catalisam o propósito: dor, solidariedade e consciência. “Catalisam no sentido de aceleração do sentimento de necessidade de adoção de um propósito realizador, do sentimento de urgência ou de emergência da tomada de ação”, afirma Marins.

A dor cria a percepção de necessidades talvez ainda desconhecidas. A solidariedade, como olhar empático para a dor do outro, também gera essa percepção. “A aquisição de consciência amplia a percepção para o propósito, implica nova visão que evoluciona do eu para o nós e para o todos nós, isto é, se movimenta do egocêntrico para o etnocêntrico e caminha para o globocêntrico, amplificando o alcance do propósito do empreendedor social”, finaliza o cofundador do Instituto Legado. 

Quer saber mais sobre propósito e as dimensões do empreendedor social? A metodologia concebida e testada pelo Instituto Legado desde 2012 foi inspiração para a publicação do livro “A Era do Impacto”. Clique aqui para adquirir  seu exemplar. Como contrapartida social, cada livro vendido gera uma contribuição para atividades e encontros literários com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp