17 exemplos de negócios sociais que atendem aos ODS

ODS

Em 25 de setembro de 2015, na sede das Nações Unidas, 193 líderes mundiais se comprometeram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas para acabar com a pobreza extrema e a fome, combater a desigualdade e a injustiça e enfrentar as mudanças climáticas até 2030. Desde então, os ODS têm gerado um movimento global, inspirando governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos para garantir que deixemos um planeta melhor para as gerações futuras.

De acordo com as Nações Unidas, os 17 ODS são integrados – isto é, eles reconhecem que a ação em uma área afetará os resultados em outras e que o desenvolvimento deve equilibrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Todos são necessários para atingir esses objetivos. A criatividade, o know-how, a tecnologia e os recursos financeiros de toda a sociedade são necessários para alcançar os ODS em todos os contextos.


Qual ODS combina com você? Faça o teste e descubra

Por dentro dos ODS

Existem muitos conteúdos livres que ajudam a entender melhor os ODS e quais ações podem ser feitas por todas as pessoas para alcançá-los. Nos canais da ONU Brasil e de outros países, há uma série de materiais explicativos e exemplos de quem está colocando em prática ações que promovem o desenvolvimento sustentável. 

Outras iniciativas também estão criando materiais de estudo que unem teoria e exemplos práticos. O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial Jr produziu um guia para disseminar conceitos, dados, mapa mental e exemplos práticos, incluindo filmes e séries. O material pode ser acessado neste link. O Instituto Legado, que foi finalista no Prêmio ODS 2019, é representado no CPCE Jr. pela facilitadora de impacto Ágatha Rocha. “Essa ação representa o quanto a juventude pode criar mudanças e soluções para uma sociedade mais sustentável, justa, igualitária em todas esferas socioeconômicas”, afirma. 

17 exemplos inspiradores

Quer saber mais sobre como o ecossistema de empreendedorismo social atua alinhado aos ODS? Listamos um exemplo inspirador para cada objetivo. 12 deles fazem parte da Rede Legado.

1 – Erradicação da pobreza
Erradicar a pobreza em todas formas e em todos os lugares

Exemplo: Bein
Por meio de market place, converte uma parcela das transações comerciais em financiamento para ações de combate à extrema pobreza.

2 – Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Exemplo: Ecomamor
Organização da sociedade civil goiana que conecta pessoas para potencializar ações transformadoras em suas comunidades através da educação, da alimentação e da agroecologia nas cidades.

3 – Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Exemplo: Unidos pela Vida
Fundado em 2011, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística – tem como missão fortalecer e desenvolver o ecossistema da Fibrose Cística por meio de ações que impactem na melhora da qualidade de vida dos pacientes, familiares e demais envolvidos.

4 – Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Exemplo: Eductus
Negócio de impacto social que tem o objetivo de trabalhar com escolas e estudantes brasileiros de forma a oferecer uma educação de qualidade, acessível e voltada para o século XXI com a utilização de tecnologias digitais.

5 – Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Exemplo: Tech Girls
Torna acessível o conhecimento sobre a tecnologia para mulheres (autônomas e donas de casa) por meio de aulas gratuitas e doação de laptops recuperados.

6 – Água Potável e Saneamento
Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos

Exemplo: Missão Social Sustentável Livres
Viabiliza soluções de acesso à água potável para comunidades quilombolas e sertanejas que sofrem com a seca, a fome e a sede.

7 – Energia Acessível e Limpa
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Exemplo: Litro de Luz
Presente nas cinco regiões do país, o Litro de Luz  Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placa solar, bateria e LED.

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos

Exemplo: Projeto Mães que Florescem
Capacitação e geração de renda para mães em vulnerabilidade social fazendo produtos artesanais a partir de resíduos da indústria calçadista.

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Exemplo: SUDOTEC
Desenvolver o ecossistema do sudoeste do Paraná através do conhecimento, inovação e tecnologia. Possui uma incubadora que estimula, apoia e transforma ideias em empresas inovadoras.

10 – Redução da Desigualdades
Reduzir a desigualdade empoderando e promovendo a inclusão social, econômica e política de todos.

Exemplo: Youngers
Consultoria Social que oferece capacitação e incentiva o empreendedorismo nas comunidades Vila Torres e Cajuru, em Curitiba.

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Exemplo: TETO
O TETO procura que as populações de comunidades vulneráveis sejam atores transformadores do território em que vivem. Promove o direito à cidade e a transformação de locais mais precários em comunidades sustentáveis.

12 – Consumo e Produção Responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Exemplo: Olha o Peixe!
Fortalece as comunidades de pescadores e promove um consumo mais consciente de pescados, levando não só o produto mas informações técnicas que auxiliam o consumo responsável.

ODS_olhaopeixe

13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Exemplo: Clima de Eleição
Qualifica o debate sobre mudanças climáticas na política institucional em todos os níveis de governo, a partir da capacitação e articulação de candidaturas e mandatos.

14 – Vida na Água
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Exemplo: Anjos do Mar
Tem como missão salvar vidas e proteger os oceanos por meio de educação náutica e ambiental, atendimento emergencial, monitoramento ambiental embarcado, ações de coleta de lixo das praias e apoio à defesa civil.

15 – Vida Terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda

Exemplo: Cerrado de Pé
Localizada na região da Chapada dos Veadeiros, a associação Cerrado de Pé tem o objetivo de contribuir para a conservação e recuperação do Cerrado, coletando sementes de gramíneas, ervas, arbustos e árvores de espécies nativas para projetos e iniciativas de recuperação de áreas degradadas.

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Exemplo: Instituto Aurora
Tem a missão de educar em direitos humanos, ampliando a compreensão do tema e promovendo diálogos para que as pessoas compreendam que todos nós compartilhamos uma mesma humanidade.

17 – Parcerias e Meios de Implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Exemplo: Pacto Global
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Texto: Stephane Sena

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp