Curso de pós-graduação para quem está conectado e em busca de transformações sociais e ambientais.
Sua carreira profissional produzindo transformação social e ambiental. Da teoria à prática o curso te oferece conceitos e ferramentas para empreender e gerir iniciativas e negócios de impacto social.
O Master of Business Administration ou MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto é um curso de pós-graduação lato sensu, desenvolvido pelo Instituto Legado na modalidade Educação à Distância.
Nele você tem acesso a 11 disciplinas desenvolvidas para criar uma experiência de construção e gestão de iniciativas e negócios de impacto social. Você vai ampliar suas possibilidades profissionais de maneira alinhada com as transformações sociais e ambientais emergentes atualmente.
Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem e sistema de aulas gravadas o curso permite que você tenha autonomia e autogestão da condução dos seus estudos, possibilitando que você crie a sua própria rotina e acesse às aulas, materiais e avaliações quando desejar. Com a oferta de uma disciplina por mês, poderá acompanhar o calendário acadêmico com tranquilidade até a conclusão do curso.
O curso não exige a elaboração de um TCC ou monografia.
Além disso, o Instituto Legado oferece uma mentoria extracurricular e gratuita para quem deseja aplicar seus projetos sociais na prática.
A disciplina proporciona reflexões sobre o surgimento histórico do movimento de empreendedorismo social e seu contexto atual. Descreve o empreendedorismo social como um Movimento Transformador Massivo. Apresentar o conceito de empreendedor em suas variações eticamente neutra e social. Apresentar evolução do campo de empreendedorismo social e de inovação social no Brasil, principais conceitos e tipologias utilizados. Observa os conceitos de empreendedor e intraempreendedor social.
A disciplina apresenta as dimensões do Empreendedorismo Social, observando a sua divisão entre as dimensões Ética, Tecnológica e Psicológica e suas manifestações e catalisadores. Reforça que o empreendedor social, tem propósito, inovação e atitude em seu DNA. Entende o papel que cada dimensão no cotidiano dos empreendedores sociais.
Pós-doutor pela Universitat de Barcelona. Doutor em Direito do Estado pela PUCSP.
A disciplina apresentar os fundamentos do Design Thinking como abordagem metodológica para solucionar desafios sociais com foco nos indivíduos envolvidos nas mais variadas esferas sociais. Indica o papel do empreendedor social no design de soluções socioambientais com novas abordagens e metodologias utilizando valores como empatia, colaboração e experimentação, buscando potencializar o impacto social de forma prática nas organizações e sociedade.
Mestre e graduada em Administração de Empresas
A disciplina aborda assuntos necessários para a formação de organizações e negócios sociais. Explica as diferenças de estruturas jurídicas possíveis no campo social. Contextualiza a realidade jurídica brasileira e respectiva legislação para organizações e negócios sociais. Apresenta conceitos, teorias e metodologias do direito, aplicados aos campo social.
A disciplina observa a elaboração de estratégias de gestão de um empreendimento social. Orienta a interpretação de diretrizes institucionais, realização de análises de ambiente e elaboração planos táticos e operacionais.
Especialista em Empreendedorismo e Negócios Sociais, realizou programas em Harvard, Stanford e INSEAD.
A disciplina apresenta os conceitos e o ciclo de vida de um projeto, bem como suas especificidades relacionadas ao campo de impacto social. Condidera a avaliação da qualidade do desenvolvimento e da implementação de um projeto na área socioambiental, bem como analisa a realidade de um projeto na área socioambiental e as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento.
Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas.
A disciplina fornece uma visão ampla sobre as estratégias e técnicas utilizadas para captação de recursos no campo de impacto; demonstra as atividades da profissão de captador de recursos; e apresenta o campo das finanças sociais e as oportunidades que ele traz para negócios sociais.
A disciplina demonstra as diferenças entre o marketing e a comunicação, bem como as ferramentas disponíveis para a execução de um plano de comunicação. Descreve as ferramentas e os passos para construir um planejamento de comunicação adequado a uma organização social.
A disciplina descrever as principais etapas relacionadas ao processo de avaliação e mensuração de impacto socioambiental. Considera a aplicação de metodologias e ferramentas que compõem o processo de avaliação e mensuração de impacto socioambiental.
Doutor em Administração pela Université du Québec à Montréal, Canadá.
A disciplina apresenta o conceito de advocacy e políticas públicas, bem como os diferentes passos e estratégias que podem ser utilizados pela sociedade civil para impactar em agendas públicas. O conteúdo pressupõe que impactos perenes e estruturais são feitos de forma coletiva, por meio da atuação de diversos atores, envolvendo o poder público em suas diversas instâncias.
Mestre em Políticas Públicas com especialização em Economia Política Internacional e Gestão Pública e de organizações sem fins lucrativos.
A disciplina apresenta o conceito de ESG, descreve as áreas Environment, Social e Governance, descreve o vínculo do tema com as questões de sustentabilidade e seu vínculo com o cotidiano das empresas e do mercado financeiro. Apresenta a matriz de materialidade e descreve conceitos como ESGwashing. Apresenta noções sobre as relações humanas com o meio ambiente e descreve conceitos essenciais como preservação e conservação.