Hoje é um dia mais que especial para o Instituto Legado. Há um ano, o sonho de criar um ambiente especialmente desenvolvido para a conexão entre pessoas, empresas e instituições que trabalham em prol das causas sociais e ambientais saía do papel e tornava-se realidade: nascia o Legado Socialworking. Ao longo desses 12 meses, muita coisa boa aconteceu. O primeiro grande objetivo foi alcançado com sucesso. Hoje, o Legado Socialworking é o endereço oficial de projetos que fazem a diferença na sociedade e estão engajados no impacto social: Badu Design, Endeleza, Inates, Insight Social, Una Social, Linyon, PeaceLabs, Samaritan’s Feet, SO+MA e TETO. São organizações que acreditaram nos diferenciais do SW e encontraram nele o lugar ideal para desenvolver seus projetos.

“Sobram elogios durante este primeiro ano em que a Insight Social vivencia a experiência de compartilhar o espaço no Legado Social Working. Muitas conexões feitas, aprendizados e troca de experiências dentro do mesmo ramo de atuação fazem com que o impacto de quem trabalha neste ambiente se potencialize a cada dia”, conta o o fundador da Insight Social, Herbert Sutter. A empresa, uma das primeiras a integrar o SW, é especializada em captação de recursos de incentivos fiscais e instituições filantrópicas.

Mais que reunir ideias em um só lugar, a segunda proposta do SW (não menos importante) é conectar. Por meio do contato diário, as organizações são incentivadas a compartilhar conhecimentos, projetos e contatos. Um dos mais recentes exemplos foi a abertura da exposição “Pegadas do Bem”, idealizada durante uma conversa entre os gestores da Samaritan’s Feet e da Endeleza, duas organizações com experiência na promoção do desenvolvimento humano.

Clique nas imagens para ver em tamanho ampliado

Rota do empreendedorismo social

A partir da ideia de que o empreendedorismo social é uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, o Legado Socialworking também foi projetado para ser palco de encontros, oficinas, capacitações e outros eventos que fortaleçam o ecossistema do setor. Ao longo desse ano, o espaço já recebeu eventos como Cine Social, Meetup de Empreendedorismo Social, Conectar, Impact Makers, capacitações do Projeto Legado e, para celebrar seu aniversário, ofereceu nesta segunda-feira o workshop Design, Community Management e Social Impact, com a empreendedora e designer de impacto social Agatha Martins.  O SW também tem sido roteiro de empreendedores e autoridades como o vice-prefeito de Orlando, Tony Ortiz, o cônsul da Finlândia no Paraná, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, e o Adido Cultural dos Estados Unidos em São Paulo, Scott Smith.

Coordenação

A coordenação do SW é feita por Bárbara Moraes, profissional com experiência na área de Recursos Humanos, MBA em Gestão de Pessoas e uma longa trajetória no Terceiro Setor. Em comemoração ao Coworking Day, celebrado no dia 9 de agosto, a gestora gravou seu depoimento sobre a experiência à frente do projeto. Confira o relato:

Texto: Stephane Sena