Instituto Legado cria coworking para empreendedores sociais e inaugura primeira unidade em Curitiba

_mg_8184

Com o intuito de criar um ambiente de trabalho conjunto pelo social, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social inaugura no dia 31 de outubro, segunda-feira, sua primeira unidade do Legado Socialworking, um ambiente especialmente desenvolvido para a conexão entre pessoas, empresas e instituições que trabalham em prol das causas sociais e ambientais.

logo-socialworking

O escritório compartilhado se diferencia de outros modelos do mercado pelo objetivo central e público que deseja atingir, o que dissemina, também, um novo conceito nas tendências de trabalho colaborativo: o socialworking. “A intenção é criar um ambiente de sinergia para aqueles que estão ligados à causa social”, explica James Marins, presidente do Instituto Legado. “Desde a fundação, trabalhamos com a capacitação e a formação de uma rede ampla de empreendedores sociais e o socialworking (SW) vai contribuir para ampliar e fortalecer essa ideia”, complementa. A proposta do socialworking favorece a cocriação de projetos para ampliacão coletiva, tanto individual como organizacional, de impacto social e ambiental.

O Instituto Legado atua há quatro anos na aceleração de organizações sociais de Curitiba e Região Metropolitana e em 2016 expandiu sua abrangência para todo o país. O Legado Socialworking, instalado no bairro Cabral, em Curitiba, chega para ampliar esse horizonte: servirá não apenas como sede para organizações da sociedade civil e negócios de impacto social que ali desejarem se instalar, mas também será o local de realização das atividades do Projeto Legado – que está na 4ª edição e já capacitou 80 instituições. Além disso, promoverá encontros com nomes relevantes do setor e um contato constante entre pessoas e instituições interessadas em contribuir com a agenda ambiental e social. “Será também um ambiente propício para que a sociedade saiba mais sobre o Empreendedorismo Social, e uma referência para interessados em se profissionalizar na área, com oferta de cursos de capacitação e networking”, afirma Bárbara Moraes, coordenadora do projeto. Com auditório próprio, o SW promete ser um pólo de eventos, oferecendo, entre outras atividades, os Socialworkshops,com painéis e palestras gratuitos e intuito de democratizar o acesso a esse tipo de conteúdo que está em amplo crescimento em Curitiba e em todo Brasil. O ambiente também servirá de laço de reforço com a primeira Pós-Graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais do Sul do Brasil desenvolvida em parceria com a FAE Business School. No socialworking, estudantes e acadêmicos da área terão um ambiente totalmente propício para troca de ideias e experiências com profissionais do setor, fortalecendo a proposta de uma comunidade focada em “co-resolver” seus problemas sociais e ambientais.


Todos por todos

O Legado Socialworking terá um sistema facilitado de gestão dos custos de funcionamento a fim de colaborar com as entidades que, historicamente, encontram dificuldades de captação de recursos e manutenção. Por não ter fins lucrativos, a mensalidade cobrada no SW será acessível, de acordo com a realidade de cada organização. O intuito é cobrir as despesas fixas do local e destinar o saldo para um fundo de recursos sociais. “A finalidade do SW não é obter lucro, por isso, todo valor que exceder os custos será utilizado como fundo de investimento para que o Projeto Legado possa apoiar mais organizações sociais e, assim, expandir nosso impacto; é o Terceiro Setor investindo no Terceiro Setor”, explica Bárbara Moraes.

Demanda

O novo espaço, localizado no bairro Cabral, em Curitiba, é amplo, possui quatro pavimentos e contabiliza 300 m², com possibilidades de ampliação. São ofertadas estações de trabalho com a opção de mesas fixas ou salas privativas. Também há infraestrutura para reuniões e eventos em auditório com capacidade para 50 pessoas.

Cinco organizações já ocupam o local, e potenciais socialworkers estão convidados a visitar as instalações. A ONG TETO, capacitada e premiada pelo Projeto Legado 2015, foi a primeira organização a aderir à proposta e já divide o espaço com outras quatro organizações, além da própria equipe do Instituto Legado. “O SW é o primeiro “teto” do TETO Paraná e temos um carinho muito grande pelo espaço desde o começo; ver este lugar tomando forma de “lar” para organizações sociais tem sido uma grande experiência, as conexões já começaram a se formar aqui dentro! A cada evento, cada visita, cada conversa de corredor novas ideias e ideais são compartilhados e a motivação para se trabalhar por um mundo melhor só aumenta”, comenta Aline Tavares, Diretora da TETO Paraná.

Open House

O Legado SocialWorking abre as portas oficialmente na segunda-feira, 31/10, com uma programação especial de 12h de inauguração. Durante o openday, das 14h às 21h, o ambiente realizará uma série de atividades relacionadas ao setor social. A grande atração é o talk showsobre coworkings com Marcelo Castilho, pesquisador e consultor em inovação colaborativa. Referência na área, Castilho tem estudado o efeito do trabalho coletivo e do espaço compartilhado em todo o mundo. A palestra tem início às 19h e a entrada é franca, mas com inscrição obrigatória.

Mãos à obra

Desde sua concepção o Legado SW mostra o potencial de unir pessoas e ideias em torno de um propósito. A reforma do ambiente contou com a colaboração de entidades interessadas e profissionais voluntários. A arquiteta Eliane Caldeira prestou assessoria voluntária para desenvolver o projeto e a loja Tintas Virgínia forneceu o material a preço de custo.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Endereço:
Rua São Pedro, 696 – Bairro Cabral
CEP: 80.035-020 – Curitiba, PR, Brasil
contato@institutolegado.org
41 3021.2101
41 9201.4318[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp