Professores do MBA em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social indicam seus livros de cabeceira

livros

O hábito de ler é de extrema importância para qualquer pessoa, pois exercita a criatividade e memória, melhora o pensamento crítico, escrita e imaginação e oferece muitas outras vantagens. Para um empreendedor social, a necessidade de se atualizar, ampliar repertório e abrir a mente para outros caminhos é maior ainda, já que com a leitura até mesmo a inovação é aflorada. 

Cada vez mais as pessoas têm abandonado a leitura, principalmente de livros físicos. No Brasil, a porcentagem de leitores diminuiu 4,6 milhões em quatro anos, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Um dos principais fatores para que isso tenha ocorrido são as redes sociais, além das dificuldades de leitura e falta de incentivo.

A pesquisa ainda indica que o brasileiro lê em média cinco livros por ano. Está fora dessa média ou quer ultrapassá-la? Conheça os livros que professores do MBA em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social, desenvolvido pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, deixam em suas cabeceiras e indicam a leitura.

1 – Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social
Indicação de Fernanda Andreazza

A primeira indicação é da pós-graduada em Direito Processual Civil e Tributário Fernanda Andreazza. “A ‘bíblia’ para quem trabalha com organizações sem fins lucrativos é o livro do José Eduardo Sabo Paes. Ele é extremamente abrangente, detalhado, com redação clara e objetiva. Gosto muito deste livro”.

Sinopse: Como entidades de interesse social, as fundações e as associações cumprem importante papel na sociedade. Neste livro, o autor José Eduardo Sabo Paes trata do Terceiro Setor esclarecendo questões orçamentárias; de regime tributário (imunidades e isenções); de incentivos à captação de recursos; de transferência de recursos públicos; da concessão do certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social e da qualificação de OSCIP e do reconhecimento como OS e OSC. Examina, ainda, a origem, os tipos, a organização e a atuação finalística, contábil e trabalhista dessas entidades, em especial das fundações, além da atuação do Ministério Público em seu velamento, acompanhamento e fiscalização.

2 – Utopia para realistas: Como construir um mundo melhor
Indicação: Ester Athanásio

O livro ‘Utopia para Realistas’, de Rutger Bregman, é a indicação da jornalista Ester Athanásio. “É um livro inspirador de visão global sobre problemas locais. Nos ensina a enxergar soluções concretas e possíveis para os problemas da humanidade que o autor não nega, mas trata com racionalidade e esperança. Entre as temáticas mais defendidas está a necessidade da renda básica universal como instrumento de combate à pobreza – o que o autor discute com maestria, dados e comprovações em estudos de caso ao redor do mundo”, explica Ester sobre sua segunda indicação.

Sinopse: Vivemos em uma época de agitação social sem precedentes, com questionamentos sobre a sociedade, o trabalho, a felicidade, a família e o dinheiro, e ainda assim nenhum partido político de direita ou de esquerda nos oferece respostas. O historiador Rutger Bregman, um dos jovens pensadores mais aclamados da Europa, apresenta um novo caminho. Nesse livro ele mostra que podemos construir uma sociedade com ideias visionárias que são, de fato, viáveis.

3- Tomar a Vida nas Próprias Mãos
Indicação: Paulo Cruz Filho

Tomar a Vida nas Próprias Mãos, de Gudrin Burkhard é uma indicação do empreendedor social da We.Flow Paulo Cruz Filho, que garante que a leitura seja necessária para qualquer empreendedor. “Ele detalha de forma fenomenal cada uma das etapas da nossa vida, relacionando com a nossa evolução de corpo, mente e alma. Uma leitura essencial para qualquer empreendedor, profissional e interessado em começar ou expandir uma iniciativa social, porque o impacto verdadeiro e genuíno começa com as nossas próprias atitudes”.

Sinopse: Como um complemento a seu livro “Tomar a vida nas próprias mãos”, a Dra. Gudrun Burkhard proporciona, neste interessante e divertido Jogo Biográfico, a possibilidade de se redescobrirem, de maneira lúdica e ao mesmo tempo reflexiva, importantes etapas da própria vida. Tendo como regra fundamental o respeito pela história de cada companheiro, o jogo estimula a convivência responsável e a reflexão sobre o próprio caminho de vida.

4- Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo
Indicação: Alexandra Meira

Sinopse: Não importa o tamanho ou a área da empresa, todas se deparam com dúvidas e obstáculos na hora de lançar um novo produto: Por onde começar? Onde e por quem o produto será usado? O que é realmente útil para o usuário? Quais dessas funções são possíveis? Esses são exemplos de algumas das questões que surgem durante o processo. Porém existe uma resposta para todas as dúvidas de modo rápido e extremamente eficaz: a Lean Inception!

5- Product Backlog Building: Um guia prático para criação e refinamento de backlog para produtos de sucesso
Indicação: Alexandra Meira

Os livros “Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo” e Product Backlog Building: Um guia prático para criação e refinamento de backlog para produtos de sucesso”, são de Paulo Caroli e indicados pela consultora de gestão de projetos Alexandra Meira. “Comprei os dois livros para refinar a definição de produto e de comunicação com o cliente. Eles são super práticos, oferecem várias ferramentas e descrevem o passo a passo de atividades para fazer com a sua equipe. Estão bem focados na cultura/método ágil que faz uma relação direta com inovação social e design thinking”. 

Sinopse: Times ágeis constantemente encontram-se frente a frente com algumas perguntas cruciais na hora de desenvolver um produto: como chegar ao backlog do produto? Como construir algo que tenha valor? Como encontrar a real necessidade do cliente? Como definir o que é prioridade no primeiro momento? Como refinar os itens do backlog? Movido pelo objetivo de clarificar esse caminho muitas vezes complexo, Fábio Aguiar desenvolveu o método Product Backlog Building, o PBB. 

Gostou das indicações e quer como aprender mais com nossos professores? Clique aqui e saiba como.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp