Cinco livros essenciais para Empreendedores Sociais

books

O Empreendedorismo Social, apesar de relativamente novo, possui uma vasta produção acadêmica que dissemina suas ideias e métodos.

Neste artigo, veremos cinco livros essenciais para você que quer abrir um negócio de impacto e deseja, antes, se aprofundar no segmento.

 

1. Muhammad Yunus: Criando um Negócio Social

 

Muhammad Yunus foi um dos precursores do empreendedorismo social. Em 1976, fundou o Grameen Bank, instituição de microcrédito responsável por auxiliar mais de seis milhões de pessoas a sair de situações de pobreza. Sua trajetória o levou ao Nobel da Paz, em 2006, pelo combate à pobreza.

No livro,   Yunus diz como você pode aderir ao modelo de fazer negócios com o propósito de resolver problemas sociais. Ele mostra como inúmeras empresas e organizações adotaram a prática e quais melhorias sociais impactaram o mundo.

O empreendedorismo social muda vidas. E, para chegar a esse resultado, Yunus fala sobre iniciativas públicas e privadas. Isso torna esse livro essencial para todos os que querem empreender e fazer a diferença. 

 

2. Blake Mycoskie: Comece Algo Que Faça a Diferença

 

O que é mais importante para quem começa um negócio? Dinheiro? Satisfação pessoal? Melhorias sociais?

Blake Mycoskie mostrou, na prática, como unir tudo isso em um negócio. No livro “Comece Algo Que Faça a Diferença”, Mycoskie conta a história da TOMS, uma das empresas de calçados que mais cresce no mundo.

Mas não apenas uma empresa. TOMS é um negócio de impacto. Além de comercializar um produto de forma sustentável, também representa melhorias sociais a crianças necessitadas, utilizando o conceito One for One — a cada sapato vendido, um é doado; a cada livro vendido, um é doado.

Nesse livro, Mycoskie conta a trajetória de sua empresa e o que aprendeu com outros negócios sociais. É um clássico para todos que desejam causar impacto social positivo por meio do empreendedorismo.

 

3. David Bornstein e Susan Davis: Social Entrepreneurship: Whats Everyone Needs To Know

Neste livro, David Bornstein, jornalista especializado em inovação social, e Susan Davis, da Grameen Foundation, dão uma visão ampla do empreendedorismo social — dos termos mais gerais às particularidades. Os dois explicam quem são os empreendedores sociais, como suas organizações funcionam, quais desafios enfrentam e quais soluções utilizam.

Para tal, o livro utiliza um formato de perguntas e respostas que permite aos leitores tirar suas dúvidas de forma objetiva e direta. Isso faz com que cada leitor não só entenda o funcionamento do empreendedorismo social, como saiba também como participar.

 

4. Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro

 

O empreendedorismo social no Brasil começou a se firmar poucos anos atrás. Por ser historicamente recente, ainda há muitos campos necessitando melhorias sociais que receberão investimento de empreendedores.

O mundo que gerou algumas pessoas extremamente ricas foi responsável por gerar, também, bilhões de pessoas pobres em condições subumanas. E é a partir dessa percepção que surge o empreendedorismo social como um movimento transformador dessa realidade.

Este livro serve para jogar luz no contexto social brasileiro, de uma forma concisa e didática. É recomendado a todos que desejam empreender um negócio de impacto positivo.

 

5 A Era do Impacto – Dr. James

 

Em um tempo de tantas ameaças — à nossa saúde, à democracia, ao bem estar social —, a pergunta que nos rodeia é:

Quem se importa?

O livro A Era do Impacto, do Dr. James Marins, surpreende com uma narrativa leve e profunda que se propõe a combater a apatia e a ignorância. O objetivo é fazer os leitores entenderem a potencialidade da era em que vivemos. Uma era em que nossa capacidade de opinar e agir se firma numa escala maior que em qualquer outro momento da humanidade.

Mara Mourão, diretora do filme Quem se importa, disse sobre o livro: “O livro que tenho a honra de prefaciar é uma obra-prima. Um retrato sensível e inteligentíssimo de uma nova consciência mundial. Mais que isso, é um manifesto! Um chamado para que todos compreendam como estamos interligados.”

No Instituto Legado de Empreendedorismo Social, acreditamos que esses cinco livros são cruciais para todos que desejam criar um negócio de impacto. 

 

Se você deseja se aprofundar na gestão de negócios sociais, acesse nossa central de educação e veja os cursos e livros que preparamos.

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Últimos artigos

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp