Existe empreendedorismo social sem inovação?

inovação

Você já viu aqui no blog do Legado que o propósito faz parte do DNA das pessoas que empreendem socialmente. Esse, no entanto, não é o único elemento fundamental a quem atua no ecossistema de impacto. No livro A Era do Impacto, o presidente do Instituto Legado, James Marins, afirma que não existe empreendedorismo social sem inovação. 

Para Marins, ser inovador ou inovadora não é um traço de personalidade, mas uma ação consciente, que pode ser individual ou fruto de esforço coletivo, em busca de irrupção disruptiva. “O empreendedor social deve servir-se da inovação como ferramenta impulsionadora de sua iniciativa de impacto social ou socioambiental”.

Fontes da inovação

A partir do esforço sistemático de pessoas empreendedoras, Marins identifica sete fontes de inovação. 

  1. Mudanças demográficas
  2. Mudanças em percepção
  3. Conhecimento novo
  4. Sucesso, fracasso ou outro evento inesperado
  5. A incongruência entre a realidade como é como se espera que seja
  6. A necessidade de processo satisfatórios ou novas soluções
  7. Mudanças estruturais que encontra todos desprevenidos

 O processo de inovação social pode ser acelerado com ferramentas como o design thinking, que está baseado nos valores de empatia, colaboração e experimentação, ou a Teoria U, metodologia desenvolvida pelo pesquisador do MIT, Otto Scharmer. 

A evolução do campo de inovação social no Brasil é um dos temas do MBA em Gestão de Negócios e Organizações de Impacto Social, desenvolvido pelo Instituto Legado e oferecido pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. A disciplina “Empreendedorismo social e ambiental: Movimento transformador” é ministrada pelos professores doutores James Marins e Mari Regina Anastácio. Acesse a página do curso e conheça a grade curricular completa.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp