Legado Experiência 2022 exalta a sabedoria dos povos originários

Legado Experiência 2022

Evento que marca a entrega do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social acontecerá on-line na próximo sexta-feira

Era setembro de 1987 quando o líder indígena Ailton Krenak, vestido com um terno branco, subiu à tribuna da Assembleia Constituinte e pintou o rosto com uma tinta preta como forma de protesto contra retrocessos nos direitos dos povos originários. Seu discurso teve impacto direto no texto final da Constituição de 1988. 

“O povo indígena tem um jeito de pensar, tem um jeito de viver. Tem condições fundamentais para sua existência e para a manifestação da sua tradição, da sua vida e da sua cultura que não coloca em risco e nunca colocaram a existência sequer dos animais que vivem ao redor das áreas indígenas, quanto mais de outros seres humanos. Eu creio que nenhum dos senhores nunca poderia apontar atos, atitudes da gente indígena do Brasil que colocaram em risco seja a vida, seja o patrimônio de qualquer pessoa, de qualquer grupo humano nesse país”, discursou Ailton.

A enfática fala da liderança indígena ainda ecoa fortemente na sociedade e aponta para a cosmovisão daqueles que nunca separaram ser humano e natureza. Pelo contrário, entende que eles fazem parte de uma única dimensão. “Devíamos admitir a natureza como uma imensa multidão de formas, incluindo cada pedaço de nós, que somos parte de tudo: 70% de água e um monte de outros materiais que nos compõem”, escreveu Ailton anos mais tarde, no livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, publicado em 2019.

Legado Experiência Originários

Essa forma de entender a vida implica um jeito diferente de agir no mundo e a proposta do Legado Experiência 2022 é justamente promover um diálogo do empreendedorismo social com a sabedoria dos povos originários, trazendo conceitos que sensibilizam para a integração do ser humano com a natureza.

“Esse é um tema extremamente atual, traz uma série de conceitos que transversalizam muitas outras causas defendidas pelas organizações ao longo dos anos, como a diversidade cultural. A gente acaba criando uma conexão”, explica a diretora do Instituto Legado Andréa Sério Bertoldi, responsável pela criação e direção artística do Legado Experiência. De acordo com o Censo 2010, o Brasil tem cerca de 897 mil indígenas de 305 etnias.

O Legado Experiência 2022 será on-line, no dia 28/10, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Legado no Youtube a partir das 19h. É o momento em que a força do empreendedorismo social é celebrada e são anunciadas as iniciativas que receberão o Prêmio Legado. “A ideia é que esse momento não seja meramente uma entrega, mas uma experiência de afeto de sensibilidade e informação”, complementa Andrea. A edição deste ano também marca os 10 anos de atuação do Instituto Legado como backbone organization.

A programação do evento trará mensagens importantes e exemplos como o de Paulo Desana, indígena da Desana, fotógrafo e cinegrafista na produtora audiovisual Dabukuri Entretenimento, que tem sede em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Projeto Legado Amazônia e Mata Atlântica

Este ano, o Projeto Legado destinou vagas exclusivas para atender as demandas de projetos, organizações e negócios dos biomas Amazônia e Mata Atlântica. “A questão ecológica torna-se cada vez mais emergente porque os impactos sobre os seres humanos do desequilíbrio ambiental serão incalculáveis. Nesse cenário entendemos que esses biomas demandam atenção especial dos empreendedores sociais”, disse James Marins, presidente do Instituto Legado.

Segundo o Imazon, entre agosto de 2021 e julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta amazônica, o equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo. Os dados indicam que essa foi a maior área devastada dos últimos 15 anos para o período. 

Das dez iniciativas que são finalistas do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, metade pertence às regiões amazônica e da Mata Atlântica e atuam em causas como geração de renda e educação ambiental. Iniciativas destas regiões já passaram pelo Projeto Legado em anos anteriores. Uma delas é a organização Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica, que entre outras atividades, desenvolve ações de valorização e preservação dos saberes tradicionais do povo Guarani M’Bya, que vive em Cananéia, litoral de São Paulo. 

Legado Experiência 2021

A última edição do Legado Experiência refletiu sobre a transformação da consciência e “remédios” necessários para desenvolver mudanças efetivas na sociedade. Assista à programação completa aqui:

Texto: Stephane Sena

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp