Instituto Legado é considerado uma das três principais organizações estruturantes do Brasil

Organizações Estruturantes

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social é um dos três melhores cases de organizações estruturantes (ou backbone organizations, no termo em inglês) do país. Foi o que apontou o mais novo guia lançado pela Aliança de Impacto, iniciativa idealizada e operacionalizada pelo ICE – Instituto de Cidadania Empresarial para fomentar o ecossistema de investimentos e negócios de impacto. Com a coordenação técnica do Sense-Lab e apoio do Instituto Humanize, o guia informativo O Papel das Organizações Estruturantes no Fortalecimento de Ecossistemas Locais de Investimentos e Negócios de Impacto, indica que Instituto Legado, Climate Ventures e Fundação Grupo Boticário têm papel fundamental para mobilizar os diferentes atores do ecossistema.

De acordo com a Aliança pelo Impacto, as backbone são organizações “com equipe dedicada e com competências específicas para servir como, ‘espinha dorsal’, para toda a iniciativa de impacto coletivo e coordenar o trabalho integrado de todas as organizações participantes”. São responsáveis por ajudar a orquestrar o ecossistema de investimentos e negócios de impacto, mobilizando atores sociais para, juntos, encontrarem melhores soluções. Isso inclui oferecer apoio a empreendedores sociais em suas jornadas de impacto, disseminar conceitos, estruturar produtos financeiros para fomento aos negócios e construir um macro ambiente favorável para empreendedores e investidores.

Guia Informativo

A ideia para criação do guia veio com o lançamento do novo ciclo das recomendações para o avanço do campo dos investimentos e negócios de impacto 2020-2025. Após essa publicação, nasceu a necessidade de repensar o ecossistema brasileiro como a soma de múltiplos ecossistemas locais e a urgência de delimitar melhor quais as funções de dinamização essenciais ao longo da jornada dos empreendedores e investidores comprometidos com impacto socioambiental positivo.

De acordo com o guia, são seis os principais papéis das backbone: 

  1. Guiar a visão e a estratégia;
  2. Suportar alinhamento das atividades; 
  3. Estabelecer práticas compartilhadas de mensuração;
  4. Cultivar o engajamento e a apropriação da comunidade;
  5. Avançar com políticas;
  6. Buscar recursos.

A leitura do guia é destinada a organizações ou redes que já atuam na construção ou fortalecimento do ecossistema de investimentos e negócios de impacto; organizações que queiram atuar nessas áreas e investidores e filantropos de impacto que queiram apoiar organizações estruturantes.  O Instituto Legado auxiliou na elaboração, participando de oficinas e pesquisas virtuais, no processo de cocriação. Confira o guia publicado na íntegra.

Evento de lançamento traz debate de grandes nomes do setor

O evento de lançamento do guia foi realizado de forma remota, durante a Sexta de Impacto, evento realizado constantemente pelo ICE. Na ocasião, o presidente do Instituto Legado, James Marins foi convidado a participar de um debate, junto a Diogo Quitério (ICE) e Bia Fiuza (Somos Um). 

“Uma das formas que gosto de dizer é que levamos o empreendedorismo para o social, e o social para o empreendedorismo. Nós acreditamos nessa conexão e ao longo dessa nossa experiência, nos últimos dez anos, vimos o empreendedorismo social fazer crescer os negócios de impacto, dentro da filantropia e autonomamente, enquanto negócios de impacto. Nós sempre tivemos a intuição de que precisávamos fazer isso atuando também na frente da educação”, frisou Marins. 

Educação; universidades; eventos; coworking de impacto social e atuação em plataforma de apoio para problemas originados na pandemia são algumas das áreas apoiadas e conectadas pelo Instituto. “Essa amplitude de atuação do Legado fez com que conseguíssemos conectar ecossistemas que muitas vezes não estavam se encontrando. Graças a isso foi possível mobilizar pessoas, instituições, empresas, governos e universidades que hoje conhecem um tema que talvez não estivesse tão bem conhecido aqui em Curitiba (PR)”, ressaltou o presidente do Instituto Legado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as organizações estruturantes? Assista ao evento de lançamento do guia O Papel das Organizações Estruturantes no Fortalecimento de Ecossistemas Locais de Investimentos e Negócios de Impacto

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp