Projeto Legado 2024

O Projeto Legado é um programa de aceleração gratuito focado em contribuir para a expansão de impacto de iniciativas de impacto social e ambiental positivo. 

Ao longo de onze edições, já apoiou 289 iniciativas, e contribuiu para que 29 delas recebessem o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, investimento financeiro para o desenvolvimento de projetos de expansão de impacto, elaborados durante o processo de aceleração.

Acessível a iniciativas de todo o Brasil, já foram mais de 3300 editais baixados e 1000 inscrições de todo país.

metodologia concebida e testada pelo Instituto Legado desde 2012, foi inspiração para que Dr. James Marins, fundador do Instituto Legado escrevesse “A Era do Impacto”, publicado pela Editora Voo. No livro ele descreve as dimensões do Empreendedorismo Social, o DNA do Empreendedor Social, sistematizando os aspectos que o Projeto Legado compartilha com as iniciativas de impacto, possibilitando que tenham uma gestão mais profissional e inovadora.

No diagrama a seguir, estão descritas as 3 dimensões que compõem o DNA do Empreendedor Social: 

  • Dimensão Ética e Consciencial que corresponde ao Propósito
  • Dimensão Tecnológica que corresponde à Inovação
  • Dimensão Psicológica que corresponde à Atitude.

Inspiradas no DNA do Empreendedor Social, as capacitações do Projeto Legado, contribuem para que as iniciativas de impacto alcancem maior capacidade organizacional, sustentabilidade e impacto de seus projetos.

Como o Projeto Legado pretende a expansão de impacto das iniciativas, também são discutidas as dimensões do Impacto: Diversidade, Inclusão e Ecologia. Levando em conta que estas dimensões permitem às iniciativas o desenvolvimento de projetos mais completos e assertivos nos seus diferentes propósitos de atuação.

Confira as iniciativas que já tiveram a oportunidade de serem aceleradas pelo Projeto Legado:

Ativo 49Logo clara

Inscrições abertas!

Quer expandir o impacto positivo que sua iniciativa gera na sociedade através de formações, conexões, mentorias de impacto e ter a possibilidade de receber investimento?

Siga estes passos:

Acesse o calendário

Confira as datas e atividades previstas.

Baixe o Edital

Confira em detalhes como o Projeto Legado funciona.

Preencha os dados de sua inscrição

Acesse o link de inscrição, responda ao formulário de inscrição.

Aguarde a conclusão do processo seletivo

Agora que já sabe como funciona.
Preencha o formulário a seguir para ter acesso ao edital

Apoio:

logoInverted
Ativo 1Logo escura
Logo advs_pos
Perguntas frequentes

O processo formativo é dividido em imersões de 3 dias, quinta-feira, sexta-feira e sábado, conforme calendário. As formações são 100% presenciais em Curitiba, com aulas das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, nos dias indicados.

Iniciativas com propósito social e/ou ambiental. Sendo elas: Negócios de Impacto, Projetos Sociais, Organizações da Sociedade Civil,  Associações, Fundações, entre outros modelos de iniciativas que resolvem um problema social e/ou ambiental. 

Não é obrigatório ter CNPJ. Iniciativas formalizadas ou não formalizadas podem se inscrever – o importante é ter, pelo menos, 1 (um) ano de atuação e validação da solução.

O programa é gratuito e não cobramos nenhuma taxa de inscrição, nem mensalidade.

Os participantes devem arcar com seu descolcamento e alimentação.

As atividades estão divididas entre maio e novembro, conforme calendário.

Sim. Aceitamos iniciativas de fora, porém o Projeto Legado não se responsabilizará por custos de transporte e/ou hospedagem das  iniciativas participantes.

É importante observar que o Programa contempla um calendário intenso de atividades presenciais com as quais os participantes devem ter 80% de frequencia.    

Para baixar o Edital completo, preencha o formulário disponível nesta página. Qualquer dúvida, enviar para o e-mail projetolegado@institutolegado.org

Receberão o certificado de conclusão as iniciativas que obterem uma presença mínima de 80% em todos os encontros de capacitação e 100% de presença mínima nas bancas de apresentação.  As inicitiavas que não tiverem esta frenquencia, mesmo que apresentem o projeto final de expansão do impacto não serão elegíveis ao investimento financeiro.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp