Empreendedorismo ambiental: a urgência de ser mais sustentável

empreendedorismo ambiental

Empreender de forma sustentável traz benefícios ambientais e financeiros

Você sabe o que é empreendedorismo ambiental? De forma simplificada, podemos explicar o termo como o uso das ferramentas de empreendedorismo com a preocupação de gerar efeitos positivos no meio ambiente. Alguns exemplos são as empresas que trabalham com soluções ecológicas, buscando diminuir o impacto ambiental, ou ainda, empresas que não fazem testes em animais, as chamadas cruelty free.

“Empreendedorismo ambiental entende a responsabilidade ambiental dos negócios, seus impactos, fontes de matérias-primas e recursos, de forma a garantir que estas variáveis ambientais estejam presentes no processo de gestão de negócios. Entre as entregas e resultados propostos, além da geração de renda, estão também a manutenção dos recursos naturais (serviços ambientais), e a sustentabilidade social, econômica e ambiental do negócio”, explica o especialista em finanças climática e mentor do Instituto Legado, Robson Capretz.

Consumidores x empreendimentos sustentáveis

Nos últimos anos a preocupação das pessoas com as relações ambientais aumentaram. A sustentabilidade pode ocorrer em ações do dia a dia ou até mesmo escolhendo qual produto levar para dentro de casa. Uma pesquisa realizada pela agência FleishmanHillard mostrou que os próprios consumidores se preocupam com as questões sustentáveis que envolvem uma organização. Mais de 70% dos entrevistados afirmam que uma empresa precisa falar de seu impacto social e ambiental antes mesmo de seus produtos ou serviços. A pesquisa nomeada como Authenticity Gap entrevistou 1328 pessoas que possuíam entre 18 e 65 anos. 

Para Capretz, o número de empreendimentos sustentáveis aumentará de acordo com a cobrança do público. “Isso se tornará tendência na medida em que os consumidores não vão tolerar empresas que buscam o lucro sem se preocupar com a preservação ambiental. Os impactos positivos na sociobiodiversidade também serão estimulados. Em geral, os consumidores nas grandes cidades não relacionam produtos e padrões de consumo aos custos sociais e ambientais de produção. Negócios ‘do bem’, que respeitam os limites do planeta, tendem a fidelizar os clientes”,

Como se adequar ao empreendedorismo ambiental?

Para as novas organizações, o ciclo se torna mais fácil, já que existe a opção de “nascer” sustentável, mas para quem já está no mercado, a postura precisa ser mudada. “As empresas precisam olhar atentamente para todos os níveis de suas cadeias, de fornecedores, transportes e logística reversa. Precisam incorporar de fato em seus processos internos e metas a sustentabilidade, muito além da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) que está em moda: incorporar os Objetivos de Desenvolcvimento Sustentável (ODS) em seu mindset. E, claro, evitar o greenwashing, porque o consumidor é, antes de tudo, uma pessoa, um cidadão, e não é burro”, finaliza Capretz.

Greenwashing significa lavagem verde, ou até mesmo maquiagem verde. É uma forma das empresas esconderem os reais impactos (negativos) que a organização causa no meio ambiente, geralmente feita através do marketing. 

Desafios ambientais

O momento em que vivemos é bastante crítico em relação ao que podemos esperar das questões ambientais e climáticas no futuro, visto que os níveis de poluição, desmatamento e aquecimento global só aumentam. “Existem desafios alarmantes que dependem de soluções estratégicas para combater os grandes impactos negativos de nossos biomas. Os recursos são limitados e precisam de atenção especial de todas as esferas da sociedade”, explica a gestora de projetos do Legado, Ágatha Rocha. 

Pensando nas questões ambientais, o Projeto Legado 2022 adotou novos módulos focados nesta temática, além de destinar metade das vagas para iniciativas da Amazônia e Mata Atlântica. O resultado das inscrições será divulgado em março.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp