3 coisas que pessoas gestoras precisam ter em mente no começo de um novo ano

Gestão

Com um novo ano, dá-se início a um novo ciclo e a oportunidade de criar novas metas, objetivos e procedimentos a serem cumpridos no decorrer dos meses. Para gestores e gestoras do Terceiro Setor não é diferente. É um momento para refletir sobre o ano que passou e planejar seus próximos passos. 

No intuito de auxiliar na definição de metas e objetivos, listei três coisas que precisam estar em mente esse ano:

1- Documente tudo

Os documentos de uma entidade são extremamente importantes, uma vez que são formas de entender como funciona, o que faz, como faz, por que faz, quanto custa e quem faz.

 A ideia principal é que seja possível explicar como a instituição funciona, se as suas finalidades estão sendo cumpridas e se o público a quem se dedica está sendo impactado positivamente, tanto para as pessoas que o integram quanto aos investidores, patrocinadores, doadores e a comunidade.

É importante pensar que os documentos podem ser desde os mais simples como recibos de compras usuais, até os mais complexos como os contratos de prestação de serviços e, também fotos, vídeos ou anotações de suas atividades. Dessa forma a entidade consegue comprovar para o público em geral que existe e que sua atividade faz a diferença.   

2 – Análise de pontos positivos e negativos do ano anterior 

Ao verificar todos os pontos positivos e negativos do ano anterior, o gestor consegue entender se a estratégia passada adotada funcionou para a instituição ou se é necessário a mudança de procedimentos. 

É possível entender quais os pontos fortes e fracos, quais as oportunidades e ameaças, quais projetos estão prontos para serem executados, quais precisam de atenção, quais não funcionaram, quais precisam de mais profissionais, quantos profissionais são necessários, entre outros. 

É nesse momento que o gestor reflete sobre as decisões tomadas no ano anterior e verifica se está no caminho certo para atingir as suas metas e objetivos estabelecidos ou se precisará fazer ajustes. 

3 – Planejamento estratégico

Com os passos da instituição documentados, é importante verificar se as informações que estão ali se encontram em harmonia com o seu planejamento estratégico. 

O planejamento estratégico é o resultado da definição de metas, ações e fontes de recursos da entidade para um determinado período de tempo, ou seja, é a reunião de respostas para as perguntas: O quê? Por quê? Quando? Como? 

Com o planejamento, é possível que sejam visualizadas as metas da instituição e as formas de conquistá-las, ou seja, quais ações serão necessárias, quais recursos serão utilizados, qual a origem desses recursos e por quanto tempo serão utilizados. É pelo planejamento estratégico que a instituição conseguirá visualizar qual a sua situação e quais serão os próximos passos de sua caminhada.

Com esses três pontos em mente, o gestor consegue dar os primeiros passos para começar um novo ano de forma mais organizada e focando no que realmente importa para a instituição. 

*Ana Carolina Corágem Campos é pós-graduanda em Direito Empresarial e Econômico e é advogada do Escritório Arns de Oliveira & Andreazza.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp