Programa de aceleração chega à reta final e vai anunciar os três projetos vencedores do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social durante o evento Legado Experiência. O primeiro colocado também vai receber R$ 10 mil para investir em expansão de impacto
Foi uma jornada de sete meses, com 136 horas de conteúdo, novas conexões, novos aprendizados e a certeza de que, apesar de vivermos um momento desafiador para a humanidade, não estamos sozinhos na luta para melhorar o país. O Projeto Legado 2021 chega à reta final com o orgulho de ter feito parte de um importante capítulo da história de iniciativas transformadoras que fazem a diferença na sociedade, seja atuando em problemas amplamente conhecidos, seja olhando com sensibilidade para situações cotidianas que, muitas vezes passam despercebidas, mas precisam de soluções.
Agora, a nona edição do Projeto Legado caminha para o seu encerramento selecionando os três projetos – desenvolvidos dentro do programa – que colocaram em prática tudo o que foi aprendido nos últimos meses e demonstraram grande capacidade de impacto e escala.
Bancas de avaliação e seleção de finalistas
Ao longo do programa as iniciativas participantes passaram por bancas de qualificação para encontrar pontos a serem aperfeiçoados em seus projetos, oportunidades, ajustes e outros feedbacks. Os três projetos melhor estruturados receberão o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social e o primeiro colocado entre eles também vai levar o investimento financeiro de R$ 10 mil.
Na última sexta-feira, dia 8, aconteceu a penúltima rodada de pitchs. Com base nos critérios de impacto, viabilidade, capacidade organizacional e qualidade do pitch, a banca de avaliação selecionou os 15 que estarão na banca final, marcada para o dia 14 de outubro, e vão concorrer aos prêmios. Os três vencedores serão anunciados no final de outubro, durante o evento Legado Experiência, que neste ano será no formato online.
“As iniciativas selecionadas para a banca final têm em comum a total entrega ao programa. Participaram ativamente das capacitações, trouxeram dúvidas, compartilharam experiências, se mantiveram abertas para os feedbacks e mostraram uma incrível motivação para colocar os conteúdos em prática para beneficiar centenas de pessoas”, pontua a facilitadora de impacto do Instituto Legado, Ágatha Rocha.
Evolução
Para a mentora de impacto e avaliadora do Projeto Legado, Chris Denardi, os projetos apresentados evidenciaram alto nível de qualificação e a certeza de que é necessário e possível transformar e melhorar a vida das pessoas. “Foi notável a evolução dos projetos, que resgataram a capacidade de sonhar e fazer acontecer em muitas comunidades vulneráveis. Desta forma, é possível construir uma sociedade sustentável e inclusiva . Com certeza, os projetos de 2021, promoveram inovação social, tanto nas comunidades locais, com suas especificidades, quanto no planeta e na preservação da vida em todas as suas dimensões”, afirma Chris.
Representatividade
Nesta edição, o Projeto Legado selecionou, 40 negócios e organizações de 16 estados e do Distrito Federal para passar pela maratona de capacitações, workshops e mentorias com foco em expansão de impacto. A metodologia é exclusiva do Instituto Legado, com conteúdo estruturado a partir do DNA do Empreendedor Social, método que tem como pilares as dimensões propósito, inovação e atitude. Ao longo de oito edições, o Projeto Legado já apoiou 232 organizações e contribuiu para que 21 delas recebessem o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social.
Conheça as iniciativas finalistas do Projeto Legado 2021
Casa 102
Cruzando Histórias
Eductus
Instituto Cicloativo do Brasil
Its Design Lab
LINEAP – Comunicação
Mães que florescem
Mariarte
Oásis de Sonhos
Olubayo
Poesia Abstrata
Projeto Integrar
Projeto Social Arte Sem Fronteira
Tech Girls
Trupe Miolo Mole