Solucionar problemas existentes é um dos maiores objetivos dos empreendedores sociais
Ser um empreendedor social é muito mais do que abrir um negócio e começar a ter uma renda. É a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, das pessoas e ajudar a mudar o mundo por meio de alguma inovação que resolva um problema. Nem sempre o ato de empreender significa receber em troca algum valor monetário.
Empreendedorismo social é utilizar as técnicas do empreendedorismo empresarial – que já estamos acostumados – mas com outro viés. Para o presidente do Instituto Legado, James Marins, o empreendedor social possui um DNA, que é dividido em três campos. “O primeiro é o propósito, que é o campo da ética, no qual o empreendedor se mobiliza e se movimenta. A energia do empreendedor social não é a intenção de ganhar dinheiro, mas sim de realizar um propósito de resolver algum problema social ou socioambiental”.
O segundo campo que caracteriza o empreendedor social é a característica tecnológica. “Tecnologia no sentido de inovação, mas que não precisa ser a inovação necessariamente digital, pode ser um outro tipo de inovação, ideia, outra forma de resolver um problema, uma forma nova ou a percepção de um problema que não está sendo tratado. Tudo isso contempla a inovação. Ela pode ou não se utilizar de tecnologias eletrônicas ou digitais, mas pode simplesmente ser uma melhoria de processos”, explica Marins.
O terceiro e último campo que forma o DNA do empreendedor é a característica psicológica, como explica o diretor do Instituto Legado. “A psicologia no sentido de resiliência do empreendedor social. Aquilo que chamamos de sonhadores, ousados, obstinados e práticos. Então, o empreendedor social tem essas qualidades psicológicas que lhe permitem superar as adversidades e conseguir realizar mais com menos recursos ou extrair o máximo de possibilidades dos recursos que estão disponíveis”.
Características básicas do empreendedor social
Para a pós-graduada em Direito Processual Civil e Tributário Fernanda Andreazza, a principal diferença entre o empreendedor social e o empresarial está no seu objetivo. “O empreendedor social tem intencionalidade em buscar a solução de problemas sociais, enquanto o empreendedor empresarial geralmente tem o foco principal de sua atividade direcionado ao retorno financeiro para investidores, sócios e acionistas. Entre ambos há diferença de abordagem na utilização dos recursos”.
Confira algumas das principais características do empreendedor social listadas por Fernanda.
- São direcionados para a solução de problemas sociais;
- Contribuem para o desenvolvimento econômico da sociedade;
- Promovem sustentabilidade ambiental;
- Promovem oportunidades que resultam em desenvolvimento social;
- Não buscam somente o retorno financeiro em seus negócios;
- Direcionam esforços para atender os interesses de vários stakeholders;
“Empreendedorismo social é caracterizado pela atuação de pessoas ou organizações que endereçam suas atividades para criação de valor social, geralmente com habilidade de produzir ideias inovadoras para solucionar problemas sociais há muito tempo existentes”, finaliza.