Prêmio Legado de Empreendedorismo Social 2022 consagra Chemical Inovação, Naativa Projetos e Santa Food

Prêmio Legado de Empreendedorismo Social

Na última sexta-feira, dia 28 de outubro, conhecemos as iniciativas escolhidas para receber o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social 2022. Como é feito desde 2017, o anúncio aconteceu durante o evento Legado Experiência, que, neste ano, trouxe o tema “Originários”, celebrando o conhecimento ancestral com vídeo do fotógrafo indígena Paulo Desana e uma importante fala do escritor e ambientalista Kaká Werá, que destacou a necessidade de uso sustentável dos ecossistemas, regeneração das florestas, fomento à cultura de paz e inclusão social.  

A premiação foi feita em três categorias, seguindo a seleção do Projeto Legado: Legado Amazônia, Legado Mata Atlântica e Legado Nacional. Na primeira categoria, ganhou a Chemical Inovação, negócio social que desenvolveu um produto inovador: um dispositivo que usa inteligência artificial para indicar o nível de qualidade da água. “Quero agradecer e dizer que o propósito da Chemical tem tudo a ver com o que o Legado ofereceu nesses sete meses. A gente quer ajudar na transformação para a preservação ambiental e para as novas gerações”, disse a fundadora da Chemical, Elaine Pires.

Na categoria Legado Mata Atlântica, o prêmio foi para a Naativa Projetos, que possui metodologia de projetos aplicada à educação pública, com foco em infância, juventude, sustentabilidade e cidadania. “Que bom que esse projeto foi contemplado. Que nossas vozes, por meio das crianças, que já compreendem e têm um senso de justiça muito apurado, se propague cada vez mais”, declarou o fundador, Victor Hugo Fonseca, descrito pela pela vice-presidente do Instituto Legado, Gláucia Marins, como um “indesistível que não mediu esforços para entregar os desafios, participar dos encontros e fazer valer a pena a participação” no Projeto Legado.

Por fim, o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social na categoria Projeto Legado Nacional foi concedido à Santa Food Orgânicos, uma foodtech de impacto social com foco na cadeia de orgânicos e empregabilidade. Forma uma cadeia sinérgica de microcentros de produção e distribuição de produtos orgânicos, distribuídos em microrregiões. “Foi um prazer ter participado do Projeto Legado, um crescimento muito grande”, compartilhou Luciana Tristão.

Bolsas e Mentorias

A surpresa da noite foi o anúncio dado pela coordenadora acadêmica do Instituto Legado, Daniela Nunes: um representante de cada iniciativa acelerada em 2022 ganhou uma bolsa de estudos de 50% para cursar o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto. “Para todos que passaram pela trajetória formativa livre, estamos oferecendo a trajetória formal. O caminho de vocês continua com a gente, seja nas bolsas, seja na Rede Legado ou nas mentorias”. 

Outro benefício da turma é o acompanhamento em 2023 por meio do Programa de Mentorias. “O programa se baseia em dois pilares: ajudar vocês a desenvolverem alguma competência importante no desenvolvimento de seus projetos de impacto e ajudar vocês em todas as dificuldades, a buscar o apoio necessário”, explicou o conselheiro do Legado Affonso Chaves, que coordena as mentorias. 

Legado 10 anos

Gláucia Marins comemorou os resultados colhidos pelo Instituto Legado ao longo de seus dez anos de atuação. “Temos certeza de que o caminho que a gente está seguindo é o melhor para a evolução da nossa consciência e dos empreendedores sociais que estão com a gente. Que sejamos exemplo para aqueles que não conhecem o empreendedorismo social, mas que vem cada vez mais se aproximando para entender o que nos move, que é o propósito”. 

A íntegra do Legado Experiência 2022 está disponível no canal do Instituto Legado no Youtube. Você pode assistir aqui:

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp