Pesquisador da Inglaterra visita o Instituto Legado e conhece o ecossistema de impacto brasileiro

20230720_155950

Na última semana, o Instituto recebeu a visita do pesquisador Michael Bull, professor na Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, e especialista em empreendedorismo social. Bull foi acompanhado por Rodrigo Luiz Morais da Silva, professor da Universidade Federal do Paraná  (UFPR) e pesquisador de áreas como empreendedorismo social e ESG.

A visita de Michael Bull ao Brasil teve como objetivo realizar uma série de workshops com estudantes de doutorado e funcionários da UFPR. Ao aproveitar sua estadia em Curitiba, ele teve a oportunidade de explorar o ecossistema local e conhecer o Instituto Legado, que é uma backbone organization de destaque, responsável por acelerar negócios de impacto por meio dos programas Projeto Legado e Legado Semente. “Curitiba parece um lugar maravilhoso para o empreendedorismo social”, comentou Bull.

Apresentação de negócios sociais brasileiros

Durante a visita, o pesquisador inglês assistiu ao pitch de três negócios sociais que estão sendo acelerados no Projeto Legado 2023 e se mostrou impressionado com o potencial de impacto que cada um deles demonstrou: Alivium, que desenvolve exoesqueletos acessíveis e de código aberto para aliviar a dor dos trabalhadores braçais; Instituto Green Revolution, que promove educação ambiental e logística reversa; e Instituto Nacional Leva Ciência, cuja proposta é democratizar o acesso à ciência e astronomia para crianças e jovens da região amazônica.

Em seguida, Michael fez um um relato sobre sua jornada pioneira no ensino do empreendedorismo social, que, inicialmente pouco explorado, evoluiu para se tornar um tema transversal na Escola de Negócios da Manchester Metropolitan University, despertando o interesse de estudantes de graduação e pós-graduação pela área de negócios sociais. 

“Quando comecei a ensinar empreendedorismo social foi um dos primeiros cursos da Inglaterra e havia poucos alunos interessados. Então, decidimos tornar o assunto um tema transversal na Escola de Negócios. Hoje já temos estudantes de graduação e pós-graduação que têm contato com esse tema e alguns deles mostram interesse em ir para a área de negócios sociais”, relatou o pesquisador.

Diagnóstico de desempenho para negócios sociais

Dentre os projetos de pesquisa de Michael Bull, destaca-se o “Balance”, um kit de ferramentas de diagnóstico de desempenho e análise de gerenciamento estratégico para negócios sociais. Esse kit é especialmente desenvolvido para analisar de forma abrangente as capacidades organizacionais das empresas sociais, abordando temas essenciais como marketing, diversificação de renda, governança, recursos humanos, impacto social e sustentabilidade. 

O “Balance” identifica lacunas e oferece suporte ao desenvolvimento do setor. A partir da troca de conhecimento, Michael, UFPR e Legado pretendem estreitar os laços para que a pesquisa possa ser realizada de forma comparativa entre as realidades da Inglaterra e do Brasil. Uma aproximação promissora. Antes de partir, o visitante recebeu uma cópia em inglês do livro “A Era do Impacto“, escrito por James Marins, presidente do Instituto Legado. 

MBA auxilia negócios sociais a superaram desafios do ecossistema de impacto

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp