Legado Semente 2020: startups selecionadas

legado semente

Essa é a segunda edição do Legado Semente, programa de incubação para startups de impacto social 

 

É com muita alegria que o Instituto Legado de Empreendedorismo Social anuncia as 11 startups selecionadas para a segunda edição do Legado Semente, programa de incubação exclusivo para negócios que utilizam a tecnologia para transformar a realidade e gerar impacto social positivo. Foram 66 inscrições de startups Paraná e de outros estados, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Alguns dos aspectos analisados pela banca avaliadora foram o propósito social do negócio, estágio de consolidação, potencial de escalabilidade e nível de comprometimento da equipe.

Este ano, em decorrência do isolamento social, o programa será realizado exclusivamente por meio de plataformas digitais, possibilitando que startups que estão fora de Curitiba participem do programa.

O programa

Em encontros semanais, as startups selecionadas terão capacitações e mentorias com profissionais que atuam ativamente com tecnologia no setor de impacto social. Serão discutidos temas como modelagem de negócios, métricas, captação de investimento e aquisição de clientes. Durante o processo de aceleração, os participantes são submetidos a bancas avaliadoras para apresentar a evolução dos negócios.

“Em 2020, teremos um programa mais enxuto em relação à quantidade de encontros, porém muito mais intenso de aprendizado”, conta o mentor do programa, Jorge Buczek. Ele explica que após a edição piloto do Legado Semente, em 2019, foi possível refazer o planejamento de aulas e adaptar a metodologia de acordo com a realidade das startups. “Agora poderemos aplicar de forma planejada tudo o que deu certo anteriormente, como contar com mais convidados que são referência na operações de startups, mais práticas que ajudem os negócios a se estruturarem e montarem um bom pitch, e ainda, conectar os participantes com o ecossistema do Instituto Legado”, afirma Jorge, que é pós graduado em Inteligência de Negócios pela UFPR, co-fundador e diretor da Valoo Business, assessoria focada em crescimento de negócios. 

Primeira edição 

A primeira edição do programa acelerou quatro startups de impacto social: Broder, Helps, Oi, Caixinha e Reciclaê. As quatro iniciativas receberam mentorias de administradores de grandes empresas, entre elas Ebanx, Pipefy, ASID, Hospital Pequeno Príncipe e PeaceLabs. Saiba mais sobre o que foi feito na primeira edição aqui

Confira as startups selecionadas no Legado Semente 2020:

ABIS Educação Transformadora – Educação inovadora, criativa e transformadora para despertar e trabalhar as habilidades e o potencial das crianças.

AproximA+ – Contribui para a gestão dos serviços públicos prestados pelos municípios brasileiros.

Bus Station – Busca transformar o transporte público e deixá-lo mais atrativo e sustentável, ajudando na reversão da evasão de usuários.

Cooltivando – Contribui para abertura de mercado para agricultura familiar, conectando agricultores aos consumidores, por meio da inclusão digital.

DuoLibras – Produz conteúdo educativo de forma inovadora, eficiente e divertida sobre a Língua Brasileira de Sinais, promovendo a inclusão dos surdos na sociedade.

Grattitude – plataforma que conecta pessoas dispostas a ajudar e instituições que precisam de ajuda.

MED4TRADE – Funciona como um marketplace da área de saúde, que conecta hospitais para a troca de medicamentos.

Nohs Somos Comunicação LTDA – Plataforma que conecta a comunidade LGBTI+ através de uma rede digital com lugares, estabelecimentos e serviços LGBTQI+ amigáveis.

Plataforma Verde Água – Visa a conservação da Mata Atlântica, via monitoramento, controle e manejo, buscando recuperação ambiental mais eficiente.  

SavEat – Aplicativo para reduzir o desperdício de alimento. 

See Color – Método de linguagem tátil que oferece a pessoas com deficiência visual a possibilidade de entenderem as cores.

Quer saber mais sobre os outros programas de aceleração do Instituto Legado? Clique aqui

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp