Instituto Legado recebe finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana na categoria Iniciativa de Impacto Social

Finalistas Impacto Social Empreendedora Curitibana

Créditos da Imagem em destaque: Rafael Mileke

Em setembro, a sede do Instituto Legado foi palco para a série de pitch das finalistas na categoria Iniciativa de Impacto Social do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023. O Prêmio, que está em sua quinta edição, é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com o objetivo de enaltecer o empreendedorismo feminino e reconhecer projetos inovadores liderados por mulheres.

A categoria Iniciativa de Impacto Social reconhece empresas lideradas por mulheres fundadoras, proprietárias ou sócias com pelo menos 50% de participação societária que apresentam projetos inovadores e colaborativos para a geração de impacto socioambiental. 

As seis finalistas tiveram três minutos para apresentar seus negócios a uma banca 100% feminina formada pela coordenadora de projetos do Instituto Legado, Agatha Rocha; a conselheira de Inovação Sandra Pinho Pinheiro; a CEO da Nobis, Claudia Coser; a coordenadora acadêmica do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, Daniela Nunes e a diretora de Relações Humanas da We.Flow, Marina Formigheri Sperafico.

foto: João Pedro Novochadlo

A força do empreendedorismo feminino

A partir do que acompanhou como jurada da banca final, Ágatha Rocha destaca três pilares fundamentais que tornam o movimento de negócios de impacto feminino tão poderoso. O primeiro é a inovação social

“Elas apresentaram abordagens inovadoras e criativas para enfrentar desafios sociais, mostrando que é possível gerar soluções disruptivas e transformadoras. O segundo é a inclusão e empoderamento como valores centrais. Muitas delas se dedicam a criar oportunidades e capacitar outras mulheres, promovendo a igualdade de gênero. Por fim, destaco a colaboração. As empreendedoras sociais frequentemente unem suas forças, estabelecendo parcerias estratégicas para maximizar o impacto de suas iniciativas e alcançar resultados ainda mais significativos”.

A coordenadora de projetos do Instituto Legado complementa: ‘“This Future Is Female’: acredito nesta frase e que o futuro deve ser moldado com uma maior valorização e inclusão das mulheres em todos os aspectos, incluindo política, economia, ciência, cultura e outros campos. O que assisti nos pitches é um potencial de impacto sistêmico e transformador”.

Conheça as finalistas

A empreendedora Chris Arcega apresentou o negócio social VLuxo. Ela não apenas cria joias contemporâneas, mas também resgata a arte do tear, ensinando mulheres em situação de vulnerabilidade social e proporcionando-lhes uma fonte de renda. 

Daiana Lopes, da Casa 102, está construindo pontes entre profissionais de áreas criativas, pequenos empreendedores e artistas locais. Através de projetos colaborativos, ela está fortalecendo negócios locais e inspirando uma nova geração de inovadores.

Darlene Medeiros tem uma visão única. Seu Essence Wedding não é apenas um evento para celebrar o amor, mas também para celebrar a sustentabilidade. Ela promove parcerias e práticas ecológicas, transformando casamentos em celebrações conscientes.

Lorena Teixeira da Luz, da NeoCiclo, está impulsionando a inovação e a tecnologia nas cidades, buscando aprimorar os serviços públicos municipais. Ela está construindo um futuro mais inteligente e conectado para todos nós.

Lucia Fernandes, com seu projeto Dialogoss, está trazendo bem-estar para as organizações. Sua terapia, escuta ativa e rodas de diálogo estão criando ambientes de trabalho mais saudáveis e felizes.

E finalmente, Natasha Costa, da Lono, está mostrando que moda e sustentabilidade podem andar de mãos dadas. Sua marca de bolsas sustentáveis, feitas com juta biodegradável, é um exemplo brilhante de como podemos ser elegantes e conscientes ao mesmo tempo.

Essas mulheres não estão apenas concorrendo ao Prêmio Empreendedora Curitibana na categoria Iniciativas de Impacto Socioambiental. Elas estão moldando um futuro onde os negócios não são apenas uma busca pelo lucro, mas também uma busca pela mudança positiva. Suas histórias são inspiradoras, e seu impacto é inegável. Juntas, elas estão transformando Curitiba e o mundo em um lugar melhor.

Premiação

As três primeiras colocadas serão diplomadas pelas Embaixadoras do Prêmio e pela Comunidade de Empreendedoras da Grande Curitiba em um evento que ocorrerá no dia 20 de novembro. Além do reconhecimento, as vencedoras receberão uma bolsa de estudos para o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto do Instituto Legado.

Neste ano, o Prêmio Empreendedora Curitibana recebeu um número recorde de 310 iniciativas inscritas nas cinco categorias, provenientes de 20 cidades, incluindo a capital paranaense e municípios da Região Metropolitana. Isso demonstra o crescente interesse e engajamento das mulheres empreendedoras em criar impacto positivo em suas comunidades.

*com informações da Prefeitura de Curitiba

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp