Construindo Pontes: a importância das parcerias no empreendedorismo social

parcerias no empreendedorismo social

O empreendedorismo social já se consolidou como uma das principais formas de impactar positivamente a sociedade. No entanto, para garantir mudanças significativas, é preciso trabalhar em diálogo, seja com outras iniciativas sociais, seja com atores de outras áreas, como o setor público. O Instituto Legado, que tem a missão de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo social, é um exemplo de organização que trabalha para estabelecer parcerias estratégicas com negócios, fundações, iniciativas públicas e universidades. 

Recentemente, os participantes do programa Bom Negócio, ofertado pelo Vale do Pinhão, tiveram uma aula magna com o presidente do Instituto Legado, James Marins, e aprenderam sobre o conceito de DNA do Empreendedor Social. A parceria entre Legado e Vale do Pinhão teve o intuito de oferecer conhecimentos e despertar pessoas à frente de novos negócios para a importância de um empreendedorismo voltado à geração de impacto positivo na sociedade. O Vale do Pinhão é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A. 

Abaixo, trazemos mais três cases de parcerias no empreendedorismo social

Borda Viva: Instituto Legado + Instituto Renault

Em 2018, o Instituto Legado fez uma parceria com o Instituto Renault para oferecer uma série de capacitações focadas na melhoria dos processos gerenciais e no crescimento das atividades realizadas pela Associação Borda Viva, organização que promove desenvolvimento social, resgate da dignidade e empoderamento de mulheres na comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR). “A inovação que o Instituto Legado trouxe para nós foi qualidade no trabalho, conhecimento e empoderamento. Trouxe a confiança de que a gente é capaz”, avaliou a presidente da Associação Borda Viva, Rosali de Fátima Santos

Jovens Empreendedores Sociais: Instituto Legado + Instituto Grupo Boticário + Quíron Educação

Os jovens carregam em si a vocação para mudar o status quo e quebrar paradigmas. São potenciais empreendedores sociais, mas ainda faltam estímulos e ferramentas para que se apropriem dessas capacidades. Em 2019, Instituto Legado, Instituto Grupo Boticário e Quíron Educação desenvolveram o programa Jovens Empreendedores Sociais e levaram ensino empreendedor ao Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR). Foram 18 estudantes beneficiados e oito negócios idealizados.

MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto: Instituto Legado + Kultivi

Desde 2015, o Instituto Legado trabalha para oferecer formação superior qualificada para profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de empreendedorismo social. Entre as parcerias estabelecidas para ofertar o curso de pós-graduação desenhado pelo Legado, a mais recente foi firmada com a startup de educação Kultivi, que hospeda o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto em sua plataforma virtual. Pessoas interessadas podem se matricular e estudar de qualquer lugar do mundo.

Benefícios das parcerias no empreendedorismo social

Agora que você conhece algumas das experiências bem-sucedidas do Instituto Legado, confira essa lista com os principais benefícios de estabelecer parcerias no empreendedorismo social:

1 – Ampliação do impacto social

Ao estabelecer parcerias, os empreendimentos sociais conseguem ampliar seu alcance e impacto social, chegando a públicos e regiões que de outra forma não seriam atendidos.

2 – Fortalecimento da rede de contatos

Através das parcerias, os empreendimentos sociais têm a oportunidade de se conectar com outras organizações e indivíduos que podem ajudá-los a alcançar seus objetivos e ampliar sua rede de contatos.

3 – Troca de conhecimento e habilidades

As parcerias podem ser uma ótima oportunidade para a troca de conhecimento e habilidades entre organizações, possibilitando o desenvolvimento de soluções mais inovadoras e eficazes para os desafios sociais.

Para formar parcerias eficazes, é importante que a relação seja baseada em transparência e confiança,  com objetivos bem alinhados entre as partes, boa comunicação e uma cultura forte cultura de colaboração. Aqui no Instituto Legado temos a certeza de que juntos, juntas e juntes sempre podemos ir mais longe. 

Aprofunde seus conhecimentos: conheça 5 habilidades fundamentais para uma liderança de impacto

Texto: Stephane Sena

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp