Instituto Legado vai levar o ecossistema de impacto para o Mata Atlântica Ecofestival

Mata Atlantica Ecofestival

Nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, o evento que acontece em Curitiba e outras cidades do Paraná terá programação com palestras e exposições de negócios e projetos da Rede Legado

O Instituto Legado vai levar o ecossistema de empreendedorismo socioambiental para o Mata Atlântica Ecofestival, maior evento de aventura, cinema e arte do sul do Brasil, com atividades esportivas, artísticas e culturais que acontecem de 4 a 13 de agosto, simultaneamente, em quatro cidades da Grande Reserva Mata Atlântica (GRMMA): Antonina, Piraquara, Curitiba e em São Luiz do Purunã. Neste sexta-feira, dia 12, a programação da capital paraense acontecerá no Memorial de Curitiba e será dedicada às “ideias inovadoras para um mundo melhor”, com palestras e exposições de iniciativas aceleradas pelo Projeto Legado. 

Já são dez negócios e projetos de impacto participantes, além do próprio Instituto Legado. Quatro terão palestras de 20 minutos cada contando sobre suas histórias e abordando o que estão fazendo para melhorar o mundo. Um dos negócios que estarão por lá é a Delacrux Upcycling, uma empresa que dá um novo destino para mangueiras de incêndio que seriam descartadas e as utiliza para produzir acessórios. Também terão palestra a Badu Design, o Instituto Legado e o Projeto Integrar – Moradas do Tempo

Outros empreendimentos terão estandes na área de exposição e vão apresentar suas ideias para quem estiver visitando o evento. Estão confirmados: Casa 102, Coletivo Cássia, Coletivo Dunyaben, EquoSorriso, Inclusive nas Artes, LINEAP, Tech Girls e VLuxo (veja abaixo a descrição completa dos participantes).

“Empreendedores e empreendedoras sociais mobilizam seu propósito e geram soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais que a humanidade enfrenta. No dia 12, vamos reunir exemplos de boas ideias que nos inspiram e mostram que é possível criar um mundo mais verde e sustentável. Quem participar do evento vai fazer uma verdadeira imersão no ecossistema de negócios de impacto socioambiental”, explica a facilitadora de impacto do Legado, Ágatha Rocha.

Para um dos idealizadores e organizadores do evento, o empresário e parceiro do Instituto Legado Aristides Athayde, o Mata Atlântica Eco Festival é uma oportunidade de “atrair pessoas das mais variadas tribos, sejam atletas, artistas ou cidadãos que gostam da vida outdoor, mas que nunca se sentiram motivados a debater conservação e sustentabilidade”.

A luta pela preservação é de todos

O Legado atua há 10 anos fortalecendo iniciativas e pessoas que se dedicam a gerar impacto positivo no mundo por meio de diferentes causas. Uma das principais lutas do Instituto é na questão ambiental. Entendendo nossos objetivos, e verificando dados alarmantes sobre a Amazônia e Mata Atlântica, surgiu a necessidade de criar vagas exclusivas para iniciativas da região no Projeto Legado.

Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) é o de “Vida Terrestre”, que segundo a ONU, tem como principal meta, proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade. Ainda de acordo com a Organização, cumprir esses objetivos é dever da sociedade como um todo. O Legado reafirma a necessidade de cooperar com o meio ambiente e conhecer riquezas tão próximas a nós.

Programação do Mata Atlântica Ecofestival

A abertura do Mata Atlântica Ecofestival aconteceu no dia 4 de agosto, em Curitiba, com participação do Instituto Legado. Até dia 13 de agosto serão realizados esportes na água, terra e ar, como remo, canoagem, caiaque extremo, trilhas de bike, caminhada, trail run, balonismo, voos de paramotor e aventuras urbanas. Na área cultural e artística haverá mostras fotográficas, artísticas e literárias, além de palestras, rodas de discussões, apresentações musicais, yoga, observação de aves, teatro, oficina de música indígena e uma programação gastronômica. 

Sessões de cinemas também acontecerão nas regionais, com filmes selecionados entre mais de 1300 títulos do mundo todo e inscritos no Primeiro Festival de Cinema de Esportes de Aventura.

Um momento importante do festival será o evento Aventuras Urbanas, que também terá participação de iniciativas que passaram pelo Projeto Legado. No dia 11, cerca de 100 crianças do Instituto Futebol de Rua, Instituto Playing for Change e Cine Skate Social estarão juntas no Complexo Olímpico do Cajuru praticando esportes como escalada, BMX e outras modalidades urbanas. 

As atividades desempenhadas no evento são uma forma de impulsionar o turismo e chamar a atenção para temas necessários, como explica Athayde. “É possível impulsionar o turismo de aventura e as manifestações artísticas e, ainda por cima, sensibilizar sobre o papel de cada um nesse processo de ‘conscientização ambiental’, que é tão necessário”. 

Ideias inovadoras para um mundo melhor

Conheça os negócios da Rede Legado que estarão no Mata Atlântica Ecofestival, no dia 12, com palestras e exposição. As atividades começam às 19h no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco) e têm entrada gratuita. Para participar, basta preencher o formulário disponível na página do evento.  

Palestrantes:

Badu Design: O negócio de impacto socioambiental une produtos de ecodesign, economia circular e empoderamento feminino.

Delacrux Upcycling: A empresa pratica a sustentabilidade e busca a preservação do meio ambiente ao dar um novo destino às mangueiras de incêndio. Diversos tipos de acessórios são produzidos com esses materiais que iriam para o lixo e, possivelmente teriam um descarte ilegal.

Projeto Integrar – Moradas do Tempo: Projeto social que busca oferecer apoio integral, em forma de moradia, educação, profissionalização e autossuficiência a jovens que, aos 18 anos, deixam as instituições de acolhimento sem ter para onde ir.

Expositores:

Casa 102: Espaço de economia criativa, colaborativa, afetiva e consciente que apoia o empreendedorismo criativo, os negócios e os artistas locais.

Coletivo Cássia: Com o lema “Mulheres que amam mulheres”, a organização reúne lésbicas e bissexuais e busca dar visibilidade à mulher dentro da luta LGBT. Promove rodas de conversa mensais voltadas à vivência das mulheres bissexuais e lésbicas, com pautas como saúde, maternidade, preconceito dentro do movimento, entre outros.

Coletivo Dunyaben: Fomenta a disseminação dos saberes populares-tradicionais do oeste africano e promove o intercâmbio sociocultural entre África e Brasil.

Equosorriso: Organização de equoterapia que atende crianças e jovens com algum tipo de deficiência, bem como profissionais com sintomas de depressão e síndrome de Burnout. 

Inclusive nas artes: Organização que desenvolve novas habilidades e desperta potencialidades a partir de três pilares de atuação: artes cênicas, visuais e musicais.

LINEAP – Comunicação Inclusiva: Negócio social com foco principal no profissional Surdo(a). Oferecem conteúdos de formação empreendedora de forma sustentável, com ensino desenvolvido 100% em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Tech Girls: Negócio social que procura romper com a pobreza intelectual, emocional e técnica de pessoas em vulnerabilidade social, por meio da formação em tecnologia, ensinando como criar uma caixa de e-mail ou sites, programação e manutenção de notebooks.

VLuxo: Negócio de joias autorais que transforma a realidade de mulheres em vulnerabilidade por meio da arte, da geração de renda, e das conexões. Orienta para o empreendedorismo, promove emancipação e protagonismo.


Confira mais informações sobre o Mata Atlântica Eco Festival e também a programação completa para cada localidade

Imagens: Rodrigo Félix Leal

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp