Como definir os indicadores de impacto

indicadores de impacto

Você já ouviu falar sobre os indicadores de impacto? Para os empreendedores sociais ainda é um grande desafio mensurar o real impacto de sua atuação na vida das pessoas e na sociedade. É comum que certas mudanças sejam perceptíveis, mas quando chega o momento de materializar os resultados, muitas vezes, não se sabe por onde começar ou mesmo como comprovar isso em números. 

É nesse cenário que entram os indicadores de impacto, que servem para mostrar se os objetivos da organização ou do negócio, seja por meio de projetos ou iniciativas, foram alcançados e estão alinhados com os valores e missão. E ainda, se as metas foram cumpridas, de acordo com o planejado, se precisam de ajustes ou mudanças. Outra característica dos indicadores é que eles são de fácil execução e geralmente de baixo custo. 

Os indicadores são extremamente relevantes, inclusive, na visão dos investidores que têm interesse em entender como os recursos foram aplicados e se contribuíram para alguma mudança. 

Processo para definição dos indicadores de impacto

Teoria da Mudança: use para definir os objetivos do seu negócio: onde você está e para onde deseja ir, quais mudanças quer fazer. Ela ajuda a definir as condições necessárias para alcançar os objetivos.

Defina o que será avaliado: a partir da área de atuação do seu negócio, escolha os pontos que serão avaliados: redução da desigualdade, aumento da violências, frequência dos alunos nas escolas, por exemplo.

Compilar dados: Ter uma equipe para extrair dados, seja por meio de pesquisas, coleta em campo ou banco de dados. Definir o período da coleta de dados e frequência. Quando necessário, faça uso de pesquisas e estudos de organizações sérias e reconhecidas. 

Faça um benchmarking: é um processo de comparação entre empresas para avaliar os resultados, estratégias e processos. Pode servir como inspiração para começar a sua avaliação de impacto, caso nunca tenha feito antes.

Disciplina e hábito: Criar o hábito de monitorar e coletar dados em todos os projetos e manter os dados sempre atualizados para melhor avaliação do impacto. 

Cada um desses indicadores terá uma função específica nos projetos como a definição de melhores estratégias, resultados mais consistentes e mitigação de riscos. Por isso, é importante escolher os indicadores que funcionam para a realidade do seu projeto.  

A definição dos indicadores de impacto

Agora que você passou pelos processos, é preciso definir o indicador que deseja trabalhar, ou seja, como vai verificar se causou impacto ou não. Se o objetivo é levar mais alunos para a sala de aula, você vai ver a diferença entre o número de alunos antes e depois do projeto. Se foi maior, gerou um impacto positivo. Se o objetivo do seu projeto é gerar renda para mulheres, o estudo será feito com base na renda pessoal antes e depois do projeto. 

Definir o indicador ainda nos primeiros passos do projeto é importante, justamente, para que você saiba o que precisa levantar de informações antes da execução para comparar com os resultados após a conclusão. 

Esse processo ajudará a sua organização a criar uma cultura interna de repensar os indicadores, isso pode envolver investidores, parceiros e comunidade local, que darão subsídios para sua avaliação, seja por meio de experiências, críticas, exposição de problemas do público-alvo do projeto. Todo esse feedback deve ser transformado em dados para serem avaliados, contribuindo para a mensuração de impacto. 

Os indicadores de impacto são excelentes ferramentas para os empreendedores que buscam se aperfeiçoar cada vez mais. Avaliação de impacto é uma das disciplinas do MBA em Gestão de Organizações de Organizações e Negócios Sociais, desenhado pelo Instituto Legado e ofertado pela Cruzeiro do Sul Virtual. Aproveite agora as matrículas abertas. Acesse a página

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp