Empreendedorismo Social e Inteligência Artificial: como a tecnologia pode ajudar a resolver problemas globais

Inteligência Artificial

O empreendedorismo social é uma das forças que movem a transformação do mundo, trazendo soluções inovadoras e impactantes para problemas sociais. Já a Inteligência Artificial (AI) é uma tecnologia em constante evolução que tem sido cada vez mais discutida, principalmente após o lançamento do ChatGPT  (Generative Pre-trained Transformer). Mas o que essas duas coisas têm em comum? A resposta é simples: ainda que haja uma série de discussões importantes sobre ética e formas de uso da tecnologia, é inegável que AI pode ser usada para impulsionar ainda mais o empreendedorismo social e criar soluções mais eficientes e acessíveis para quem mais precisa.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite que as máquinas aprendam, tomando decisões e resolvendo problemas. Ela é utilizada em diversos setores, desde a saúde até o transporte, e vem se tornando cada vez mais acessível e presente no dia a dia das pessoas. No fim de 2022, a AI chegou a um novo patamar com o ChatGPT, um modelo de linguagem de Inteligência Artificial criado pela OpenAI capaz de gerar texto coeso e fluente em diversos idiomas.

A tecnologia da OpenAI ainda está envolta a uma série de discussões necessárias, por exemplo, sobre como pode ser usada para a disseminação de fake news e desinformação. Por ser capaz de gerar textos naturalistas e coerentes, o modelo pode ser alimentado com informações falsas e utilizado para espalhar notícias enganosas. Além disso, há críticas em relação à falta de transparência do modelo, que dificulta a compreensão de como ele funciona e como chega a determinadas respostas. Por fim, há críticas quanto à representatividade do modelo, uma vez que ele pode reproduzir e reforçar estereótipos e preconceitos presentes nos dados utilizados para o seu treinamento. 

Essas são discussões necessárias para avançarmos e aproveitar as novas tecnologias para o bem comum. Neste post, vamos dar alguns exemplos disso. 

Inteligência Artificial no Empreendedorismo Social

Felizmente, a Inteligência Artificial também pode ser uma grande aliada na missão de resolver problemas sociais. Um exemplo recente é o da parceria entre o aplicativo Be My Eyes e a OpenIA.  O aplicativo funciona conectando usuários cegos ou com visão limitada a voluntários que conseguem ver, tudo isso baseado no idioma que eles falam e no fuso horário. Quando um usuário cego ou com visão limitada solicita ajuda através do aplicativo, o Be My Eyes manda uma notificação para vários voluntários. O primeiro a responder à solicitação é conectado àquele usuário específico e recebe uma transmissão de vídeo ao vivo. A conexão de áudio permite que o usuário e o voluntário resolvam tarefas juntos. 

Desde fevereiro de 2023, o Be My Eyes integra o ChatGPT-4, ainda em fase de teste, para desenvolver o que chamam de Voluntário Virtual, que poderá gerar o mesmo nível de contexto e compreensão de um voluntário humano. Isso dará mais agilidade e independência à rotina dos usuários, que podem enviar imagens por meio do aplicativo para que o voluntário virtual responda a qualquer pergunta sobre essa imagem e forneça assistência visual instantânea.

Segundo a empresa responsável pelo aplicativo, se um usuário enviar uma foto do interior de sua geladeira, o Voluntário Virtual poderá não só identificar corretamente o que tem dentro dela, mas também analisar o que pode ser preparado com aqueles ingredientes, oferecendo receitas e um guia passo a passo sobre como prepará-los. Quando a ferramenta não conseguir responder a uma pergunta, oferecerá automaticamente aos usuários a opção de se conectar por meio do aplicativo a um voluntário com visão.

Inteligência Artificial para evitar suicídios

A organização sem fins lucrativos Trevor Project, que oferece aconselhamento a jovens LGBTQ+ em risco de suicídio via chat, adota modelos de processamento de linguagem natural baseados em AI, assim como o ChatGPT, para ampliar sua capacidade de ajuda. Através desses modelos, a organização criou ferramentas que ajudam na triagem de bate-papos, identificando mensagens de alto risco que precisam ser atendidas com mais urgência pelos conselheiros voluntários que ajudam a organização. Dessa forma, eles conseguem agir mais rápido e evitar que os jovens comentam suicídio. 

A Trevor Project também utiliza o processamento de linguagem natural baseado em AI para treinar os voluntários. Através de um simulador com dois personagens virtuais, eles geram conversas e situações desafiadoras para que os conselheiros estejam preparados para casos reais.

Exemplos no empreendedorismo social brasileiro

A Inteligência Artificial também é uma ferramenta usada no empreendedorismo social brasileiro, permitindo a criação de soluções inovadoras e acessíveis. Um exemplo de sucesso é a Hand Talk, já apresentada aqui no blog do Legado. A empresa criou uma tecnologia baseada em IA capaz de traduzir áudios e textos para a Língua de Sinais Brasileira. 

Outro exemplo é a Robô Laura, uma tecnologia que utiliza IA para analisar dados de pacientes em hospitais e identificar possíveis casos de deterioração clínica antes que eles se tornem críticos, alertando os médicos para que possam agir com rapidez e evitar mortes.

AI for Good 

As Nações Unidas têm uma plataforma para promover o uso da Inteligência Artificial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável chamada AI for Good. Seu objetivo é identificar aplicações práticas desta tecnologia para promover os ODS e dimensionar soluções para gerar impacto global. Ao se cadastrar na plataforma é possível participar de chats e se conectar com outras pessoas ao redor do mundo que estão usando AI para transformação social.

Em julho de 2023, vai acontecer o AI for Good Summit, conferência que reúne especialistas em Inteligência Artificial, pesquisadores, líderes empresariais, organizações sem fins lucrativos, governos e outros interessados em explorar como a IA pode ser usada para resolver desafios globais. A conferência tem como objetivo promover a discussão e o desenvolvimento de ideias e projetos que possam beneficiar a sociedade e o meio ambiente. É possível acompanhar parte da programação de forma on-line e gratuita

Se você se interessa por empreendedorismo social e como a Inteligência Artificial pode transformar essa área, com certeza vai querer conhecer a Teoria U e como ela pode ajudar a impulsionar ainda mais essa transformação. Clique agora neste link para ler um artigo completo sobre a Teoria U.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp