10 dicas valiosas para ingressar no empreendedorismo social

Ingressar no empreendedorismo social

O empreendedorismo social é uma das principais ferramentas para a solução de problemas em todo o mundo. Empreendedores sociais são pessoas obstinadas que identificam uma necessidade e criam soluções inovadoras e sustentáveis para atender a essa demanda. No Brasil, há diversos exemplos de empreendedores e empreendedoras que têm feito a diferença em suas comunidades e em todo o país.

Um desses exemplos é a rede Gerando Falcões, criada por Edu Lyra em 2011. A organização atua em rede para acelerar o poder de impacto de lideranças em favelas do Brasil. Uma das organizações aceleradas pelo Instituto Legado, o Instituto Incanto, faz parte da Rede Gerando Falcões. A organização já alcançou mais de 700 mil pessoas em todo o país e é um exemplo de como o empreendedorismo social pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Outro exemplo é a Rede Mulher Empreendedora. Fundada em 2010 por Ana Fontes, a organização tem como objetivo promover a igualdade de gênero por meio do empreendedorismo feminino. A Rede Mulher Empreendedora oferece uma série de programas e serviços para mulheres empreendedoras, incluindo capacitação, mentoria, networking e acesso a capital. A organização também realiza eventos, fóruns e campanhas para conscientizar a sociedade sobre a importância do empreendedorismo feminino e da igualdade de gênero. 

Home - Rede Mulher Empreendedora

Um terceiro e último exemplo inspirador é a Hand Talk, startup de impacto social brasileira que utiliza tecnologia para promover a inclusão de pessoas surdas. Fundada em 2012 por Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenório e Thadeu Luz, a empresa criou um aplicativo que traduz automaticamente textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para a Língua Americana de Sinais (ASL) [Beta] por meio de inteligência artificial. Além disso, a Hand Talk oferece um plugin para deixar os sites mais acessíveis. Os tradutores virtuais, Hugo e Maya, traduzem textos e imagens com textos alternativos para Libras.

Novidade: Aplicativo Hand Talk agora traduz para a Língua de Sinais  Americana - Prix mondial du pluralisme

Se você tem vontade de ingressar na área e fazer a diferença em sua comunidade, aqui vão algumas dicas:

1. Identifique um problema social

O primeiro passo para se tornar um empreendedor social é identificar um problema social que você deseja resolver. Pode ser a falta de acesso à educação de qualidade, o desperdício de alimentos, a falta de saneamento básico, ou qualquer outra causa que desperte a sua atenção.

2. Faça pesquisa e planejamento

Depois de identificar o problema social, é hora de fazer pesquisa e planejamento. Estude o problema em profundidade para entender suas causas e impactos. Analise o mercado em que você vai atuar, as necessidades dos grupos que podem ser beneficiados e as fontes de financiamento.

3. Envolva a comunidade

Para criar uma iniciativa social bem-sucedida, é importante envolver a comunidade local. Converse com as pessoas afetadas pelo problema que você está tentando resolver, crie parcerias e construa uma rede de apoio. Uma boa ferramenta para fazer isso é o Design Think.

4. Crie um modelo de negócios

Crie um modelo de negócios para sua iniciativa social. Defina seu público-alvo, o valor que você oferecerá e a forma como sua iniciativa social pode se tornar sustentável financeiramente.

5. Busque apoio financeiro 

Se você não tem capital inicial ou precisa de complemento, explore as diferentes fontes de financiamento disponíveis, como investidores sociais e crowdfunding. 

6. Considere buscar uma especialização na área

O Instituto Legado oferece o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, com aulas on-line e flexibilidade para se adaptar à sua rotina. Durante o curso, você aprenderá as habilidades necessárias para criar e gerenciar uma iniciativa social bem-sucedida, desde a identificação de problemas sociais até a obtenção de financiamento.

O MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto do Instituto Legado inclui módulos sobre modelagem de negócios; comunicação de causas; captação de recursos e finanças sociais; estruturação jurídica; planejamento estratégico; ESG;  medição de impacto e advocacy.

Além disso, o programa oferece a oportunidade de interagir com outros empreendedores sociais em aulas ao vivo que acontecem ao final de cada módulo.  Você também terá acesso a mentorias que  vão te ajudar a desenvolver sua iniciativa social e alcançar seus objetivos. 

7. Execute sua iniciativa social

Coloque seu plano em ação. Comece pequeno, teste sua ideia, obtenha feedback e ajuste seu modelo de negócios conforme necessário. Construa uma equipe forte e apaixonada que compartilhe seu propósito.

8. Faça conexões

Aproxime-se de outras pessoas que atuam na área. Encontre novas formas de trabalhar, novas metodologias e até maneiras de gerar impacto por meio de parcerias.

9. Meça seu impacto

Defina métricas de sucesso e monitore regularmente seu progresso. Use esses dados para melhorar sua iniciativa e obter financiamento adicional.

10. Busque atualizações

O mundo do empreendedorismo social está em constante evolução. Mantenha-se em constante atualização com as tendências, as boas práticas e os desafios do setor para continuar a inovar e a ter um impacto positivo na sociedade.

Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para se tornar um empreendedor ou uma empreendedora social. O mundo precisa de mais pessoas dispostas a fazer a diferença!

Texto: Stephane Sena

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp