Dicas de gestão do tempo para empreendedores sociais

gestão do tempo

Administrar o próprio tempo é um dos grandes desafio enfrentados por empreendedores sociais. Projetos, parcerias, busca por investimentos, gerenciamento de recursos e pessoas…são atividades para acompanhar, ainda que não diretamente. Isso sem contar o cuidado com a vida pessoal, algo que se tornou ainda mais desafiador com a pandemia e a adesão ao home office. Um bom controle do tempo dedicado a cada tarefa pode fazer diferença no bom andamento do trabalho e garantir mais horas do dia para cuidar da saúde e do bem-estar, estudar e ficar junto da família. Os benefícios ainda incluem diminuição do estresse, mais produtividade, ganhos na imagem profissional e realização de objetivos. Se você ainda encontra dificuldades para fazer uma boa gestão do tempo, confira as dicas que preparamos:

Defina metas e objetivos

Sem ter clareza dos objetivos que se pretende atingir e dos caminhos necessários para alcançá-lo, é difícil conseguir um dia produtivo. Use o método SMART para ter mais assertividade na definição dos objetivos. A ideia é que eles sejam específicos, mensuráveis, atingível, realista e temporal.

Defina as prioridades

Liste todas as atividades e pendências e defina as prioridades. Dessa forma, você pode direcionar seus esforços de acordo com a urgência e a relevância da tarefa, o que evita gastar tempo com coisas adiáveis.

Faça um planejamento

Com uma calendário ao lado, defina o que precisa ser feito com antecedência e defina os prazos de entrega. Faça uma lista e vá riscando conforme termina. Além de fazer gerenciar melhor o seu tempo, vai sentir que está produzindo mais. Fazer listas e ir eliminando o que já foi feito dá uma sensação de boa, de ver o trabalho sendo executado de forma mais tangível.

Delegue tarefas

Não seja uma pessoa centralizadora. A confiança é base de um trabalho colaborativo e de bons relacionamentos. Passe atividades para membros da equipe e evite acumular obrigações que, além de travar o andamento dos projetos, geram estresse e podem, inclusive, acarretar problemas psicológicos mais graves.

Fuja da procrastinação

Quem nunca viu um projeto difícil pela frente e foi adiando até não dar mais? Começou a fazer aos 45 do segundo tempo e, claro, o resultado não saiu como o esperado? E o pior: algumas pessoas ficam com sentimento de culpa por não conseguir fazer o que precisa e acabam não conseguindo fazer mais nada. Para não passar por isso, fuja da procrastinação. Se a tarefa parece difícil, não deixe para depois. Divide-a em subtarefas para que pareça mais fácil de encarar.

Aprenda a dizer “não”

A gestão do tempo não é compatível com a vontade de “abraçar o mundo”. Urgências existem, mas devem ser exceção e não regra. Se já estiver com a agenda cheia de tarefas importantes, diga que não pode assumir novos compromissos. Aceitar novos trabalhos e não conseguir cumprir com o combinado é bem pior do que dar uma negativa.

Não passe horas seguidas trabalhando

Sabemos que isso pode parecer fora da realidade. Com tantas atividades, não passar horas seguidas trabalhando parece luxo, mas não é. Pelo contrário, ajuda a aumentar a produtividade. Isso não significa trabalhar pouco, mas fazer as tarefas com pequenas pausas entre elas. Pare esticar o corpo, beber água e refrescar a mente. Você vai notar melhorias.

Evite muitos acessos às redes sociais

Um grande problema dos últimos tempos: trabalhar e checar as redes sociais. Quantas vezes ao longo do dia você para o que está fazendo para ler as notificações do seu perfil no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e em outros canais? Aí você termina de ler a notificação, vê um conteúdo interessante, clica, comenta…e lá se vai uma hora. O uso excessivo das redes sociais pode ser prejudicial para o rendimento no trabalho e para a qualidade de vida. Defina os horários certos para fazer os acessos. Quando estiver em uma tarefa que exige mais concentração, desligue a internet. Existem vários aplicativos – alguns já vêm no celular – que permitem desligar todas as notificações. Também existem as ferramentas de gestão de projetos, que ajudam a organizar melhor e as atividade e o tempo.

Cuide da sua saúde

Corpo e mente equilibrados garantem saúde e bem-estar, o que, inevitavelmente, contribuiu com mais assertividade das tarefas do trabalho e melhor gestão do tempo. Sem cuidar de você, não há como garantir concentração, ter boas ideias, concretizar atividades e desempenhar um bom trabalho para ter mais tempo de cuidar da saúde. É um ciclo que precisa receber a devida atenção.

Quer alavancar sua carreira no empreendedorismo social? Conheça nosso MBA online de Gestão de Negócios de Impacto Social

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp