7 ferramentas para gestão de projetos

ferramentas para gestão de projetos

Planejar, organizar cronogramas, acompanhar atividades e manter comunicação direta com equipes de trabalho são algumas das demandas que envolvem a gestão de projetos. Automatizar tarefas e controles é uma alternativa útil para otimizar o tempo e focar em qualidade. Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas permite que o trabalho possa ser feito de qualquer lugar.

Mas não basta encontrar boas ferramentas para gestão de projetos: se não houver organização e disciplina não adianta. Já passou pela experiência de começar a usar um software com a equipe de trabalho e, depois de um tempo, ela acaba caindo em esquecimento? Pois é. Nem sempre isso é culpa da ferramenta, mas falta de uma análise detalhada para saber se as funcionalidades atendem as demandas internas ou mesmo se todos têm facilidade para acessá-la.

O que levar em consideração na escolha

Funções: Quais são os recursos disponíveis na ferramenta? Atende todos os processos necessários para o nível de gerenciamento?

É intuitivo?: A equipe vai entender a interface e conseguir usar o aplicativo? Será preciso algum treinamento prévio?

Plataforma: É para uso exclusivo em computador ou precisar ser acessada do celular?

Usuários: O aplicativo tem limite de usuários? Se sim, o número atende a quantidade de pessoas que estão envolvidas no projeto e precisam ter acesso?

Preço: A ferramenta para gestão de projetos é gratuita ou paga? Se for gratuito, vale conferir se tem alguma função avançada que precisa de pagamento. Se for pago, tenha certeza de que há recursos financeiros para arcar com o custo e se realmente vale a pena fazer o investimento.

7 sugestões de  ferramentas para gestão de projetos

Asana: Com tarefas, projetos, conversas e notificações, ajuda as equipes a levarem o trabalho adiante do começo ao fim. Permite criar lista de tarefas e lembretes, incluir datas de conclusão, responsáveis, seguidores e arquivos e detalhes, além manter comunicação direta com os envolvidos. Permite uso gratuito para equipes de até 15 pessoas.

Trello: Plataforma de gerenciamento de tarefas e eventos de fácil utilização. Por meio de quadros de trabalho, o usuário acompanha informações status do projeto, pendências e responsáveis. Permite uso no modo offline e integração com Google Drive e DropBox. Na opção paga da ferramenta há espaço de 250 MB para anexos, pesquisas salvas e agendamentos.

Kanban flow: Permite integrações com outros sistemas para facilitar enviar lembretes por email, adicionar tarefas no calendário e exportar dados para Excel. Todo o acompanhamento segue a forma de Kanban, uma forma de visualizar de forma rápida e fácil o fluxo das informações da empresa. No pacote básico é possível fazer filtros, adicionar colunas e visualizar subtarefas. Já no pacote Premium ($ 5 anuais) há possibilidade de adicionar arquivos na nuvem e copiar de projetos, diminuindo tempo de criação de novos controles.

Bitrix24: Ferramenta para gestão de projetos que oferece visualização de fluxo de atividades, bate-papo em grupo, calendários e gestão de grupos de trabalho. O pacote gratuite tem 5Gb para armazenamento, CRM, controle de tarefas e projetos, chats e chamadas em vídeo. Na opção mais cara, a Professional ($ 159 mensais), há gerenciamento de registros, gerenciamento de ausências e relatórios de trabalho.

Freedcamp: Na opção gratuita, o usuário pode fazer administração de lista de tarefas, visualizar os projetos na forma de kanban, listar gerar subtarefas e gráfico de Gantt. Nas versões mais avançadas, é possível customizar a ferramenta com os dados da empresa, fazer dupla verificação de autenticação para acesso aos dados e unificar acessos pelas plataformas Microsoft Azure, Google SSO e Okta.

Podio: O Podio organiza prazos de entregas de tarefas, arquivos indexados e chats em um único lugar, facilitando a gestão em cada etapa de projetos. É possível criar diferentes visões para visualização de relatórios para manter-se informado. Há serviços de integração com Google Drive e o Dropbox. No pacote gratuito é possível ter um uso gerenciamento de tarefas e uso de aplicativo e workspace.

Zoho: Tecnologia utilizada por mais de 1 milhão de empresas, o Zoho facilita a gestão de projetos com criação e modificação de gráfico de Gantt, automatização de tarefas para economizar tempo e registro de cada minuto nas timesheets. Com a possibilidade de personalização, os os usuários podem facilitar sua rotina  acompanhando status de tarefas e fluxos de trabalhos. A ferramenta também possui integração com DropBox, GoogleDrive, Zapier, GitHub, Zoho CRM, Zoho Docs, Invoice, entre outros.

Gostou das dicas de ferramentas para gestão de projetos? Que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Conheça nossos  cursos de pós-graduação na área de Negócios de Impacto e acelere sua carreira. Clique aqui e saiba mais.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp