DNA do Empreendedor Social: a metodologia exclusiva do Instituto Legado para iniciativas de impacto

DNA do Empreendedor Social

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social tem o objetivo de ajudar empreendedores sociais a alcançarem o máximo impacto em suas iniciativas. Com mais de dez anos de experiência, o Instituto desenvolveu uma metodologia exclusiva chamada DNA do Empreendedor Social, baseada no conceito apresentado no livro “A Era do Impacto“, de James Marins, presidente e cofundador do Instituto Legado.

A metodologia DNA do Empreendedor Social

O DNA do Empreendedor Social é uma metodologia única e eficaz para acelerar iniciativas de impacto social, possibilitando que tenham uma gestão mais profissional e inovadora. De acordo com James Marins, o DNA do empreendedor social possui três dimensões: Ética, que corresponde ao propósito; Tecnológica, que corresponde à inovação; e Psicológica, que corresponde à atitude. 

A metodologia do Instituto Legado abrange diversas ferramentas e técnicas para ajudar empreendedores a desenvolverem as três dimensões desse DNA, o que permite ter uma visão estratégica para alcançar maior capacidade organizacional, sustentabilidade e impacto nos projetos acelerados. Pode ser aplicada a qualquer tipo de iniciativa social, desde as organizações até os negócios.

Projeto Legado

No Projeto Legado, programa de aceleração baseado no DNA do Empreendedor Social, as capacitações incluem temas como Fortalecimento de Comunidade; Impacto Social e Teoria da Mudança; Modelagem de Negócios; Formação Jurídica; Gestão de Projetos; Planejamento Financeiro; Comunicação para causas; Assessoria de imprensa; Storytelling; Equilíbrio Emocional e Pitch .

Desde sua criação, o Projeto Legado ajudou 212 iniciativas a alcançarem resultados significativos. Empreendedores sociais que participaram do programa relataram um aumento na eficiência e impacto de suas iniciativas, além de uma maior capacidade de atrair recursos e parceiros.

“Com o Projeto Legado, a gente evoluiu muito institucionalmente, principalmente em planejamento estratégico e ampliação de impacto. Isso nos possibilitou estruturar com mais clareza nossas diferentes áreas e conseguimos uma boa captação de recursos”, afirma Eduardo Marcolin, fundador do Instituto Ícaro, que oferta a prática do tênis de campo para crianças e adolescentes de baixa renda, que frequentam escolas públicas de Curitiba. 

A metodologia DNA do Empreendedor Social é uma ferramenta poderosa para o sucesso de projetos sociais. Com seus princípios sólidos, ajuda as iniciativas de impacto a transformarem o mundo. 

Saiba mais sobre o Instituto Legado: acesse o Relatório Legado 10 anos

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp