5 habilidades fundamentais para uma liderança de impacto

liderança de impacto

Quando falamos de liderança de impacto, há uma série de temas que podem ser trabalhados, um deles é a tomada de decisão consciente, ou seja, saber gerir e controlar uma empresa ou organização mas, ao mesmo tempo, ter foco no socioambiental. Atualmente, temas ligados a meio ambiente, sustentabilidade, saúde mental ou, de forma mais agregada, ao ESG (Environmental, Social and Governance) estão se sobressaindo, não só no meio corporativo, mas também em diversas instâncias. 

A agenda 2020-2030 da ONU possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, juntos, têm como missão colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente. Esses compromissos possuem estreita ligação com a liderança impacto, já que a pessoa responsável por essa área precisa ter alto grau de responsabilidade frente a esses ODS. 

Habilidades da liderança de impacto

Pensando em todos os compromissos e aptidões que lideranças de iniciativas de impacto precisam ter, perguntamos ao empreendedor social da We.Flow e professor do MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Paulo Cruz Filho, sobre quais são as cinco habilidades principais e fundamentais para uma liderança de impacto e listamos.

  1. Intenção

A primeira habilidade e característica citada pelo professor é a intenção. “Fala-se muito atualmente sobre o ‘propósito’, de forma que esse tema se tornou, em muitos casos, um grande motivo de ansiedade e um objeto de desejo frenético que tem sido causa de sofrimento para muitas pessoas, principalmente as que buscam o campo do impacto positivo. Devido a isso, a primeira atitude a ser desenvolvida é agir de acordo com a nossa intenção”.

Paulo explica que a “intenção” pode ser entendida com uma

No dicionário, intenção é conceituado como “aquilo que se pretende fazer; propósito, plano, ideia, aquilo que se procura alcançar, conscientemente ou não”, mas Paulo explica de uma maneira mais prática: “Quer ter um caminho de vida com impacto positivo? Estabelecer e viver uma intenção torna-se ainda mais essencial”. 

  1. Autorresponsabilidade

A segunda característica essencial para uma liderança de impacto é a autorresponsabilidade, que deve ser analisada a partir da intenção, pois desde o momento em que se passa a seguir um caminho pensado com o coração, surge a necessidade de se responsabilizar pelos resultados.

“Assumir essa responsabilidade sobre a criação da nossa própria realidade traz uma percepção muito mais consciente e extremamente essencial para atuar no campo do impacto positivo”. O simples exemplo pode e deve ser ampliado para outras áreas e casos. 

  1. Estilo de vida

O estilo de vida de cada um é algo decidido e decorrente ao longo das nossas vidas, mesmo que de forma inconsciente. Cada um possui o seu, e sendo assim, é a terceira habilidade necessária. O estilo de vida citado pelo professor do MBA é o de decidir o que quer deixar e ver no mundo, entender os benefícios e impactos desse modo para si mesmo, para outras pessoas e para o planeta.

“Existem inúmeras variáveis ​​que influenciam nossos comportamentos e que, por sua vez, moldam nosso estilo de vida. Mas um em particular é fundamental nesta equação: nossas necessidades. Quais necessidades você sente que vai atender com seu projeto de impacto positivo? Quais necessidades você mesmo(a) ainda não atendeu? Isso vai influenciar quando você tiver que tomar decisões em sua vida para atender às necessidades dos outros?”, questiona o empreendedor social. 

  1. Serviço

Como quarta habilidade está o serviço. “Somos parte de um todo e estamos aqui a serviço desse todo, assim como nosso coração está a serviço de nossa vida. É por puro amor e naturalidade, não por obrigação ou imposição”, explica Paulo.  

De forma simplificada, o serviço é se colocar à disposição para se alinhar e servir ao outro, sempre percebendo a conexão que existe entre todos os seres, abrindo nossa perceptividade, inventividade e criatividade. Isso abre caminho para reconhecermos oportunidades de gerar e liderar impacto.

  1. Intuição 

A quinta e última habilidade necessária para se ter uma ótima liderança de impacto é a intuição. Ao fazer bem para si, outras pessoas e planeta, é necessário pensar em como ir além disso. Essa contribuição não deve se estagnar e é aí que entra em ação o “sexto sentido” e toda a criatividade que o envolve.

“A intuição permite a integração do instinto, uma de suas expressões mais primitivas, com a razão mental, mas com suas particularidades próprias. Ela pode se expressar pelos cinco sentidos, ou até mesmo por aquela voz interior que fala contigo o tempo todo, mas ela é sutil, certeira, pacífica e simples ao mesmo tempo. Todos nós podemos estimular a intuição. Ela é inerente a todo ser humano. E, acredite, tudo pode começar com uma escolha racional de se entregar a isso, e um planejamento de rotinas para praticar regularmente”, finaliza o professor.

Como bônus, a atitude é outra característica que deve ser atribuída a grandes lideranças. Apesar de não ser uma das cinco principais, ela está bastante presente e deve ser pensada. Sem a atitude, os planos não se iniciam e muito menos saem do papel e são postos em ação. Paulo escreveu sobre atitude e as outra cinco habilidades no blog da We.Flow.

Quer conhecer mais sobre liderança de impacto ou se aperfeiçoar no tema? Conheça nossa pós-graduação, perfeita para quem quer impactar

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp