Conheça a equipe que facilita as capacitações do Projeto Legado 2023

Capacitações

Iniciativas selecionadas para o Projeto Legado têm a oportunidade de aprender com uma equipe de facilitadores e facilitadoras altamente qualificados e engajados, prontos para oferecer capacitação e orientação nas mais diversas áreas. Trazem uma vasta experiência e conhecimento nas áreas de comunicação, finanças, impacto social, jurídico, fortalecimento da comunidade, gestão de projetos, mensuração de impacto, entre outras. 

Neste post, vamos apresentar as pessoas à frente de cada capacitação.

Metodologias Ágeis, DNA do Empreendedor Social, Modelagem de Negócio e Planejamento Estratégico

Uma das facilitadoras do Projeto Legado 2023 é Alexandra Meira, economista formada pela UFPR com mestrado em Administração e especialização em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Com vasta experiência na Aliança Empreendedora e parcerias com grandes empresas, como Danone, Unilever, Coca Cola Brasil, Kellogg e Santander, Alexandra oferece capacitação em Metodologias Ágeis. Ela é também professora do MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, onde compartilha seu conhecimento sobre gestão de projetos sociais, modelagem de negócios, inovação social e design thinking.

Outra facilitadora é Daniela Nunes, que oferece capacitações em DNA do Empreendedor Social, Modelagem de Negócio e Planejamento Estratégico. Além de ser coordenadora acadêmica do Instituto Legado, Daniela é mestre em Políticas Públicas pela UFPR, Especialista em Desenho Instrucional e Certificada em Gerenciamento de Projeto de Desenvolvimento (PMD-Pro1). É cofundadora da Ponto Cardeal, organização que atua com assessoria e formação para organizações da sociedade civil. 

Formação jurídica

Ana Carolina Corágem Campos e Fernanda Andreazza são as especialistas em formação jurídica no Projeto Legado 2023. Ana Carolina, advogada especializada em Direito Empresarial e Econômico, traz sua experiência no Terceiro Setor e propriedade intelectual, além de seu compromisso com causas sociais. Fernanda, advogada e sócia do escritório Andreazza, Otsuka e Botelho Advogados Associados, possui vasto conhecimento em Direito do Terceiro Setor, Tributário e Negócios Sociais. Ambas capacitam os participantes com as bases legais necessárias para o sucesso de projetos de impacto socioambiental positivo.

Capacitações em Impacto Social, Teoria da Mudança e Mensuração de Impacto

Gabriela Peretti e Julyanna Costa são facilitadoras das capacitações em Impacto Social, Teoria da Mudança e Mensuração de Impacto. Gabriela é formada em Relações Públicas e possui especializações em Administração de Empresas e Gestão de Negócios de Impacto Social. Com experiência em comunicação corporativa e sustentabilidade, ela desenvolve estratégias de impacto socioambiental para empresas. Julyanna, por sua vez, é administradora de empresas com pós-graduações em Planejamento Estratégico, Gestão de Varejo e Empreendedorismo e Negócios Sociais. Após uma trajetória em gestão comercial, ela se dedica ao campo do impacto social, conectando o mundo corporativo com iniciativas de impacto positivo. Atua como multiplicadora do Sistema B Brasil, embaixadora do movimento Capitalismo Consciente e idealizadora da Conexão ESG. Ambas são sócias fundadoras da Impacta Mundi, consultoria para estratégia de impacto social corporativo

Fortalecimento de Comunidade

Ana Carolina Vermelho e Luciano Torrens são facilitadores da Oficina de Fortalecimento da Comunidade. Ana Carolina tem experiência como executiva em empresas e dedica-se a empreender e a projetos socioambientais. Ela atua como consultora e facilitadora em desenvolvimento humano e organizacional, coordenando o programa Territórios Regenerativos da GRMA e sendo mentora de negócios sociais. Luciano possui uma carreira executiva de mais de 20 anos, especializado em reestruturação de negócios e governança corporativa. Ele é facilitador em programas de desenvolvimento humano, diálogos generativos e empreendedorismo social, além de ser professor e especialista em governança. Ambos são embaixadores do Capitalismo Consciente e cofundadores da Redvolution21.

Capacitações em Sustentabilidade Financeiro e Planejamento de Renúncia Fiscal

Álvaro Lagos, fundador da ALL Impact, é o facilitador à frente da capacitação em Planejamento de Renúncia Fiscal. Possui formação em Administração de Empresas, especialização em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais, e ampla experiência em captação de recursos, gestão de patrocínios e elaboração de projetos socioambientais. Além disso, ele é voluntário em diversas causas, como saúde, infância e adolescência, síndromes e doenças raras, e tecnologia assistiva. 

Matheus Garcia, por sua vez, facilita a capacitação em Sustentabilidade Financeira. É pós-graduado em Engenharia de Negócios e bacharel em Administração de Empresas, com certificações em programas de impacto da ONU e INCAE Business School. Como VP de vendas da ASID Brasil, ele é responsável pela gestão de investimentos de impacto e também atua como professor convidado em instituições renomadas. 

Capacitações em Comunicação para Causas, Marketing, Assessoria de Imprensa, Media Training, Storytelling e Pitch

A comunicação desempenha um papel fundamental no empreendedorismo social, permitindo que as organizações compartilhem suas causas, impactos e histórias de maneira eficaz. O Projeto Legado reconhece essa importância e oferece capacitações abrangentes em comunicação de causas, assessoria de imprensa, media training, pitch e storytelling. Em Comunicação para Causas e Marketing, a facilitação é feita por Amanda Riesemberg, publicitária e cofundadora da BC Marketing, uma agência de marketing voltada para causas sociais. Com oito anos de atuação no Terceiro Setor, ela também é voluntária em iniciativas que a sensibilizam, como a rede Global Shapers e o Politize. 

Já a capacitação em Assessoria de Imprensa e Media Training é oferecida por Jéssica Amaral e Stephane Sena, sócias da DePropósito Comunicação de Causas, agência especializada em comunicação para negócios e organizações sociais. Jéssica é jornalista especializada em gestão de marketing, com ampla experiência em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e gestão de crises. Ao longo de sua carreira, atendeu clientes de diversas áreas, incluindo OAB/PR, Fecomércio e Sesc. Stephane é jornalista e cientista social, especialista em Mídia, Informação e Cultura e estudante de pós-graduação em Políticas Públicas e Justiça de Gênero. Trabalhou como repórter na Folha de S. Paulo e há seis anos dedica-se à comunicação de causas. É voluntária do Selvagem Ciclo de Estudos.

Welliton Nogueira, cofundador da Evolve MVP, é quem oferece a facilitação em Storytelling para os participantes do Projeto Legado. Welliton é bacharel em Design e especialista em Marketing Empresarial. Com experiência em gestão de estratégia, marketing de conteúdo e comunicação interna, ele também atua como professor nas áreas de inovação, negócios e tecnologia. Encerrando o ciclo de comunicação está Tiago Gavassi, fundador da startup Panic Lobster, e facilitador na capacitação em Preparação de Pitch. Ele possui experiência em gestão de tecnologia e computação gráfica, com especialização em desenvolvimento de aplicativos móveis. 

Equilíbrio Emocional

A inteligência emocional é uma habilidade fundamental em todas as áreas e no empreendedorismo social não é diferente. A cofundadora e vice-presidente do Instituto Legado, Gláucia Marins, oferece capacitação em Equilíbrio Emocional. Graduada em direito e com formação em Cultivating Emotional Balance (CEB), Gláucia também é fundadora e presidente da Associação Irmão Sol Irmã Lua, que atende meninas em situação de vulnerabilidade. Desde 2018 ministra cursos e palestras de autoconhecimento e bem-estar pessoal. 

Junte-se a nós

Ao se inscrever no Projeto Legado, você terá a oportunidade de aprender com todas essas pessoas incríveis, engajadas em promover mudanças positivas na sociedade. Elas fornecerão orientação especializada, compartilharão boas práticas e oferecerão ferramentas práticas para impulsionar o seu projeto ou negócio de impacto. 

Não perca essa chance de desenvolver suas habilidades e impulsionar seu projeto de impacto socioambiental. As inscrições para o Projeto Legado estão abertas, mas o prazo se encerra nesta terça-feira, 23 de maio. Aproveite essa oportunidade e inscreva-se agora mesmo.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp