A importância da mentoria para empreendedores sociais: o diferencial do Projeto Legado

Mentoria

Ser um empreendedor ou empreendedora social é uma jornada desafiadora, repleta de obstáculos e complexidades únicas. O empreendedorismo social requer não apenas habilidades de negócios, mas também uma compreensão profunda das questões sociais e ambientais que se busca enfrentar. Diante desses desafios, ter acesso a uma mentoria pode ser fundamental para o sucesso e crescimento das iniciativas de impacto. Neste contexto, o Projeto Legado se destaca por incluir não só capacitações como também mentoria personalizada para os participantes.

Desafios

Empreendedores sociais enfrentam desafios únicos, como lidar com a falta de recursos financeiros, superar barreiras regulatórias, estabelecer parcerias estratégicas e medir o impacto de suas iniciativas. Além disso, enfrentam a pressão de gerar resultados sociais significativos, enquanto buscam a sustentabilidade financeira de suas organizações. Diante dessas demandas complexas, é comum sentir uma grande sobrecarga.

Benefícios da mentoria para empreendedores sociais

Ter mentoria com uma pessoa experiente e comprometida pode ser uma poderosa alavanca para o sucesso de um empreendimento social. A mentoria oferece orientação, apoio e insights valiosos, baseados na experiência prática do mentor ou da mentora. Através do compartilhamento de conhecimentos e do acompanhamento personalizado, essa pessoa pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias eficazes, na superação de desafios específicos e no crescimento do impacto social. Além disso, a mentoria proporciona uma rede de contatos e conexões que podem abrir portas para parcerias, investimentos e oportunidades de crescimento.

O diferencial do Projeto Legado 

Há cinco anos, as iniciativas aceleradas no Projeto Legado têm acesso a um Programa de Mentoria baseado em dois pilares: apoiar a pessoa que está à frente do projeto, desenvolvendo competências, e acompanhar o projeto, buscando ajuda especializada para que ele continue caminhando. 

Ao participar do programa, empreendedores e empreendedoras têm acesso a profissionais experientes e engajados, que vão ajudar ao longo de todo o processo de capacitação. Essa mentoria personalizada permitirá que os participantes recebam orientação individualizada, adaptada às necessidades específicas de suas iniciativas, ampliando suas chances de sucesso e impacto social. A coordenação do programa é feita pelo conselheiro do Instituto Legado, Affonso Chaves. “É gratificante ver essa evolução e aprender com a diversidade de causas que a gente conhece”, Affonso Chaves.

Uma das iniciativas mentoradas durante o Projeto Legado foi o Oásis dos Sonhos. A co-fundadora, Bianca Porto, afirma que a experiência aumentou sua confiança. Sua mentora foi Christiane Denardi, psicóloga, mestre em Educação e consultora. “Chegamos um pouco resistentes com o que viria. Estávamos muito confiantes no que a gente tinha de solução e sem entender muito como que a mentoria iria funcionar, e a Chris soube lidar com isso com muita maestria. Ela conseguiu entrar no Oásis e conversar com a gente, trazendo muitos pontos que eu acho que não teríamos visto se não fosse pelo acompanhamento dela. A mentoria conseguiu fazer a gente chegar em um outro nível e olhar para o Oásis como mais do que um projeto, mas realmente como um negócio e como algo que a gente quer para a vida”, conta Bianca

O coordenador de projetos da Associação Cultural Líria, Samuel Lima, foi mentorado durante o período desafiador para a iniciativa: o auge da pandemia de Covid-19. “Tínhamos dificuldade de atender as crianças pela questão do isolamento social e a Chris me orientou muito no aspecto de como poderíamos atuar e de que forma conseguiríamos diversificar nosso trabalho. Por meio dela, conheci diversos termos que, posteriormente, melhoraram minha postura profissional, além de novas ferramentas, que me ajudaram a estruturar um diagnóstico mais aprofundado do projeto. A todo momento ela enaltecia a importância do projeto e mostrava que o que estávamos fazendo era muito mais do que podíamos observar naquele momento”.

Inscrições para o Projeto Legado 2023

Se você é um empreendedor ou empreendedora social do Paraná, esta é a sua chance de se inscrever no Programa de Aceleração do Projeto Legado 2023. As inscrições para esse programa de aceleração gratuito para iniciativas socioambientais se encerram no dia 23 de maio. Não perca a oportunidade de ter acesso a mentoria personalizada, capacitações de alto nível e recursos valiosos para impulsionar o crescimento e o impacto de sua iniciativa. Acesse a página do Projeto Legado e garanta sua inscrição: institutolegado.org/aceleracao/projeto-legado-2023/

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp