IMPACTO SOCIAL POR MEIO DE ADVOCACY E INFLUÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Nesse importante momento que estamos vivendo no Brasil, de mudanças políticas, econômicas e sociais, junto ao período eleitoral, torna-se evidente um tema de interesse da sociedade civil: como atuar pelas causas que acreditamos e provocar mudanças efetivas no sistema?

Nós, do Instituto Legado acreditamos que o advocacy pode ser um instrumento para essa mudança. Trata-se de um processo que permite com que cidadãos e organizações com propósito social possam efetivamente promover a mudança ou manutenção de uma política pública de interesse amplo.

A proposta desse curso é explicar de forma prática e didática como planejar e organizar o processo de advocacy e influência de políticas públicas, trabalhando com tomadores de decisão, por meio de conscientização e engajamento de outros atores da sociedade.

 

 

CRONOGRAMA

De 16 de julho a 10 de agosto (4 semanas)

  • Até dia 10 de julho (terça-feira) Inscrições prorrogadas até dia 12 de julho (quinta-feira)
  • Até dia 15 de julho (domingo): acesso à plataforma online e semana de “ambientação” para familiarização com o sistema
  • A partir de 16 de julho (segunda-feira): instruções para acesso ao conteúdo, sendo que a cada segunda-feira do curso serão disponibilizados os materiais, com prazo de entrega das atividades até a outra semana.

O curso acontece através de sistema de ensino 100% a distância (EAD) da Nuvem Mestra, Google for Education, garantindo que tecnologias digitais e metodologias propulsoras de aprendizagem estejam alinhadas, a aplicação do conteúdo se torna mais dinâmica, permitindo intensa troca de ideias, parcerias e conteúdos, gerando uma possibilidade de criação muito superior a uma sala de aula comum.

 

CARGA HORÁRIA

16h(8 aulas com 2h de dedicação por aula – atividades em nível básico)

26h* (8 aulas com uma média de 3h15 de dedicação por aula – atividades em nível avançado)

*O conteúdo e valor são os mesmos sendo que, uma vez iniciado o curso, o aluno pode escolher o nível de aprofundamento das atividades.

 

PROGRAMAÇÃO

Aula 1: Contextualização histórica e os problemas mundiais atuais

Aula 2: O empreendedorismo social como Movimento Transformador Massivo

Aula 3: Por que influenciar políticas públicas?

Aula 4: Advocacy, conceito e aplicação, no Brasil e no mundo

Aula 5: Como fazer advocacy?

Aula 6: Pesquisa para advocacy

Aula 7: O que ter em foco para alcançar o impacto social?

Aula 8: Para além da alteração normativa

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Realizar lobby e influenciar políticas públicas a favor de uma causa social, somando força com outras iniciativas, favorecendo a co-criação de projetos e empreendimentos sociais e socioambientais e o trabalho em rede;
  • Contribuir para a melhoria do nível de discussão sobre advocacy, influência de políticas públicas, inovação e  empreendedorismo social e socioambiental através da geração de conteúdo crítico e propositivo;
  • Elaborar, planejar e executar um projeto ou um empreendimento social ou socioambiental para incidir em políticas públicas, com avaliação e mensuração de impacto;
  • Expandir o impacto de projetos e empreendimentos sociais e aprender a trabalhar em escala e a longo prazo, para transformação positiva do entorno atingido pelo mesmo.
  • Compreender e analisar o movimento nacional e mundial por políticas públicas mais sociais solidárias e duráveis, situando seu projeto ou empreendimento social no conjunto das iniciativas que compõem este movimento;
  • Desenvolver uma visão “distanciada” do seu projeto ou empreendimento social, identificando questões-chave, melhorias que podem ser aplicadas e novas ideias que podem ser implementadas, a partir do aprendizado de modelos, técnicas e ferramentas de gestão apropriados à realidade de projetos e empreendimentos sociais e socioambientais;
  • Perceber a influência de políticas públicas como um caminho para realizar mudanças sistêmicas a longo prazo.
  • Constituir e fazer parte de uma rede dinâmica de parceiros engajados no setor social, geradores de inovação e de melhores práticas;

INVESTIMENTO

De R$399

por apenas R$199 à vista no boleto ou cartão*

* parcelamento em 3x sem juros

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Tem interesse em fazer parte da próxima turma? Envie um e-mail para cursos@institutolegado.org e entraremos em contato quando a nova turma for aberta!

 

CONHEÇA NOSSOS PROFESSORES

James Marins Liza
 James Marins  Liza Valença Ramos
Doutor pela PUC-SP e Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona, na Espanha. É professor licenciado da PUC-PR e co-criador do Pós Graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais da FAE Business School.  Empreendedor social com liderança em várias iniciativas, é co-fundador do Instituto Legado de Empreendedorismo Social e do Legado SocialWorking, espaço colaborativo para empreendimentos sociais em Curitiba. É mentor do Founder Institute e co-criador do Social Founder. Também é autor de vários livros e artigos científicos e co-coordenador da obra Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro. Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Relações Internacionais pela UniCuritiba. Ao longo dos últimos 8 anos, todos os cargos que ocupou foram de alguma forma uma intersecção entre o primeiro, segundo e terceiro setor da sociedade. É Mestre em Governança e Políticas Públicas pela Willy Brandt School of Public Policy. Obtém certificação internacional PMDPro para gestão de projetos sociais e é facilitadora da metodologia pela INK.