Teoria da Mudança: o que é e como aplicar

Teoria da mudança

A metodologia é peça fundamental para a gestão de negócios de impacto social

No ecossistema de empreendedorismo social, tão importante quanto o desejo de gerar impacto positivo, é pensar em como chegar lá. É necessário ter visão a longo prazo e um planejamento eficaz e bem estruturado para tirar as ideias do papel com sucesso. Para isso, existem ferramentas que podem auxiliar no estabelecimento de metas e prazos e, por isso, são consideradas o braço direito de muitos gestores. Uma delas é a chamada Teoria da Mudança, também conhecida como métricas de impacto. 

O que é Teoria da Mudança?

O termo Teoria da Mudança é um conceito muito difundido entre os profissionais que atuam no ecossistema de empreendedorismo social. Isso porque oferece visão ampla da evolução de um projeto. A Teoria da Mudança consiste em, antes de tudo, definir o impacto que o empreendimento quer causar como um objetivo bem definido, para depois desenvolver passos necessários para alcançar a meta. Desta forma, a ferramenta mapeia a sequência lógica de atividades, recursos, objetivos, resultados e impactos esperados, tendo em mente sempre a visão a longo prazo. Na prática, a Teoria da Mudança oferece mais clareza sobre o que deve ser colocado em prática para atingir um objetivo maior no futuro. 

Teoria da Mudança em empreendimento sociais

Além de auxiliar no planejamento estratégico do empreendimento, a Teoria da Mudança é fundamental para monitorar o impacto de um projeto social. Com base nas metas estipuladas no início e no decorrer do projeto, é possível mensurar como está o progresso das atividades ao longo do tempo. Ou seja, é essencial para entender como as pessoas estão sendo beneficiadas pela sua iniciativa, quantas já foram impactadas ou em qual escala, por exemplo. 

Além disso, aderir à Teoria da Mudança pode ser benéfico em outras questões do negócio. Com a metodologia, é possível: melhorar e tornar um planejamento mais concreto; ajudar a equipe a ter visão objetiva do que precisa ser feito para alcançar resultados significativos; criar expectativas realistas e seus possíveis resultados; orientar processos de decisão; e impedir que recursos financeiros e humanos sejam gastos em tarefas que podem ser pouco relevantes para a expansão de impacto. 

Como implementar 

Se você está em dúvida e não sabe por onde começar, não se preocupe. Separamos cinco passos para te ajudar a colocar a Teoria da Mudança em prática no seu empreendimento. Confira:

  • Envolva todas as partes interessadas

Em primeiro lugar, é preciso reunir todas as partes envolvidas com o empreendimento. Profissionais, gestores, investidores e conselheiros devem participar dessa fase inicial, alinhando expectativas, trazendo diferentes pontos de vista e insights. Assim, esse processo deve ser feito da forma mais colaborativa possível, já que todos trabalharão juntos para alcançar as metas estipuladas.  

  • Estude o problema que pretende solucionar

Para desenvolver um bom planejamento, é preciso que todos os envolvidos tenham amplo conhecimento sobre o problema que o empreendimento visa resolver e quais as condições para a sua solução. Para isso, realizar pesquisas e conversar com o público-alvo é essencial para identificar as causas e consequências do problema e, assim, elaborar uma boa teoria da mudança.

  • Defina os objetivos à longo prazo

Com todos os envolvidos no projeto reunidos e conhecendo bem o problema que buscam resolver, agora é preciso definir quais os objetivos de longo prazo que o empreendimento quer resolver. Estabeleça metas bem claras e objetivas. Porém, não se preocupe ainda em criar ações para alcançar essas metas, foque apenas nos planos a longo prazo.

  • Estabeleça métricas de avaliação

Ao longo da construção dos objetivos, é importante também definir  indicadores de impacto. Ou seja, indicadores para monitorar a evolução do negócio ao longo do tempo e facilitar sua avaliação. Essa etapa é essencial para  medir o tamanho do problema que o empreendimento está enfrentando e, consequentemente, o impacto que está gerando. 

  • Monte a estrutura 

Por fim, monte sua tabela da Teoria da Mudança. Agora é o momento de elencar o que será feito de fato, quais e de que forma as atividades serão realizadas e seus possíveis resultados. Defina metas a curto prazo, quais ações devem ser realizadas, quais estratégias serão usadas, quais colaboradores serão envolvidos e em quais prazos. Não esqueça que todas as atividades devem ser pensadas visando sempre os objetivos estipulados na etapa três. 

Teoria da Mudança

(Exemplo de como construir a Teoria da Mudança. Fonte: Blog Sementes Negócios)

 

A empreendedora social e fundadora da Ink, ILiziane Silva, explicou para a TV Legado o que é Teoria da Mudança e a importância dessa ferramenta para as organizações de impacto. Assista:

Saiba mais

Tem um empreendimento social e quer expandir seu impacto? Conheça nossa pós-graduação Empreendedorismo e Negócios Sociais, em parceria com a FAE. O curso aborda desde o nascimento de um empreendimento até sua expansão nacional ou internacional, abordando inovação, impacto social, captação de recursos, modelo de negócios e expansão. Além disso, conta com um processo de mentoria de 5 meses, em grupo e individual, onde o aluno é acompanhado para explorar o campo na prática. O primeiro módulo começa em setembro, com mentoria de Alexandre Amorim, co-fundador e diretor da ASID Brasil. Inscreva-se aqui!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp