Quatro iniciativas do Projeto Legado que estão na Amazônia e na Mata Atlântica

Amazônia Projeto Legado 2022

O Projeto Legado 2022 chegou à décima edição com novidade. Esta será a primeira vez que o programa de aceleração para organizações e negócios socioambientais cria vagas exclusivas para iniciativas que atuam na Amazônia e na região da Mata Atlântica. Conforme o próprio presidente do Instituto Legado já disse, a questão ecológica tem mostrado cada vez mais emergentes. Mas você sabia que esta edição do Projeto Legado não será a primeira a receber empreendimentos da Amazônia e da Mata Atlântica? Temos alguns cases inspiradores que já passaram por aqui. Conheça:

EduInovAM

Rede de educadores que compartilha práticas inovadoras de ensino na Amazônia para que sejam replicadas e em diferentes comunidades. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento regional. A EduInovAM é uma das iniciativas selecionadas para o Projeto Legado 2021.

Negritar

Produtora audiovisual de impacto social composta por pessoas negras e que tem como objetivo potencializar narrativas pretas, periféricas e da Amazônia. Criou o programa Telas em Movimento, que democratiza o acesso ao cinema nas periferias e comunidades tradicionais da Amazônia, e a Pretas Websérie.

SIMASA da Amazônia

Em atuação desde 2011, a SIMASA busca multiplicar e fomentar as boas práticas das organizações sociais e melhorar a qualidade de vida nas comunidades com a aplicação mais eficiente dos recursos nas ações sociais e ambientais. Além disso, atua juntos às empresas orientando a implementação de programas de responsabilidade social e redução de custos tributários. Assim, comunidade e empresa saem ganhando na busca por desenvolvimento econômico e social.

Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica

Tem o propósito de apoiar os Povos da Mata Atlântica na resolução de problemas socioambientais, buscando soluções por meio de processos de participação cidadã e da cocriação de tecnologias livres nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e turismo sustentável, capazes de gerar transformações sociais e soluções econômicas sustentáveis.

Alguns exemplos desse trabalho são a viabilização de projetos para divulgar a cultura Guarani N’Bya, o registro e a disseminação de manifestações tradicionais do Fandango Caiçara e outros programas educacionais e culturais geridos colaborativamente nas cidades de Cananeia e de Ilha Comprida.

Projeto Legado 2022

As inscrições para o Projeto Legado 2022 já estão abertas. São 40 vagas disponíveis para organizações e negócios sociais e/ou ambientais. Destas 40 vagas, 20 são destinadas para projetos ambientais, focados exclusivamente na Amazônia e na Mata Atlântica. As pessoas participantes terão acesso a um programa de aceleração gratuito com cerca de 8 meses de capacitação e mentorias em áreas como modelagem de negócios sociais, aspectos jurídicos, gestão e planejamento, sustentabilidade financeira, comunicação e marketing, elaboração de pitch e inteligência emocional.

As inscrições vão até 13 de fevereiro pela página institutolegado.org/aceleracao/projeto-legado-2022

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp