EduInovAM: Educadores compartilham práticas inovadoras na Amazônia

EduInovAM

Uma rede de educadores está gerando uma transformação massiva nas formas de ensino da região amazônica. A EduInovAM – Educadores Inovadores da Amazônia – estimula conexões de impacto para promover práticas inovadoras na educação e replicar o que está dando certo em diferentes comunidades. “Somos uma espécie de caçadores de boas práticas inovadoras voltadas para educação”, define Reinier Freitas, fundador da iniciativa começou em 2017. De acordo com ele, a motivação para criar a EduInovAM foi a dificuldade de encontrar soluções inovadoras de instituições, projetos e eventos com foco na Amazônia e a necessidade de integrar as ações locais.

De acordo com a organização, periodicamente, diferentes representações de instituições educativas, da educação infantil ao ensino superior, disponibilizam espaços para que sejam promovidos encontros e oficinas de formação continuada a educadores. “Nossa atuação é sempre de forma itinerante e integradora. Nesses quatro anos, diversificamos as ações com exposições, intercâmbios, premiações, talks, lançamentos e outras ações com muitos parceiros mobilizando a rede na divulgação”, explica Freitas.

Desenvolvimento regional

Reunindo e compartilhando práticas que respondem às demandas locais, a EduInovAM contribui com o desenvolvimento regional e a perspectivas de futuro de crianças, jovens e adultos. “Nossa contribuição é integrar o que já existe na região, valorizando, principalmente, as pessoas que fazem acontecer e geram transformação”, afirma o fundador da iniciativa. 

A região amazônica também convive com ameaças a sua biodiversidade. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro a agosto de 2021 a Amazônia teve 39.427 focos de queimada. A aposta em uma educação de qualidade pode ser uma das contribuições necessárias para promover inovações, um desenvolvimento sustentável e ações que estimulem a formulação de políticas públicas. 

Aceleração

A EduInovAM é uma das iniciativas selecionadas para o Projeto Legado 2021, programa de aceleração gratuito para organizações e negócios de todo o país. “O Projeto Legado tem nos ajudado a repensar nossas iniciativas e trabalhar no que precisamos melhorar, que é transformar um projeto social em um negócio social, deixando sustentáveis as ações importantes para o nosso propósito, que é deixar um legado, como diz o nosso slogan: vamos juntos inovar a educação na Amazônia!”, finaliza Freitas.

Saiba mais sobre o Projeto Legado e como o programa tem ajudado a transformar a realidade do Brasil. 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp