Iniciativa de Uberlândia (MG) muda a vida de crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento

Equipe Pontes de Amor. Créditos: Arquivo pessoal.

Criada há 10 anos, Pontes de Amor oferece treinamentos para famílias que pretendem adotar e presta apoio aos jovens

O processo de adoção no Brasil é bastante demorado. Atualmente, existem cerca de 5 mil crianças aptas a serem adotadas e 30 mil famílias na fila de espera. Isso porque grande parte prefere crianças brancas, menores de quatro anos e sem doenças crônicas ou deficiências. Além do tempo de espera e diversas etapas até o processo se concluir, existem casos em que as crianças são devolvidas. Os motivos são os mais diversos, mas que geralmente se resumem a não adaptação, o que acaba causando traumas nas crianças.

A necessidade de uma preparação de todos os envolvidos na adoção é um dos motivos que fez com que a Pontes de Amor fosse criada. Sara Vargas e Rodrigo Rangel são pais de quatro jovens, sendo que três meninas são filhas adotivas. Eles perceberam o quanto a preparação era importante, então, em 2012 decidiram fundar a organização, que presta apoio a pessoas que querem fazer adoção e à crianças, além de defender todas as lutas que envolvem a causa.

“Nessa caminhada nós fomos vendo o quanto era importante o preparo adequado da família e da criança e o acompanhamento pós-adoção, para que não corresse o risco de ter crianças devolvidas. Naquela época, os números de devolução no Brasil eram muito altos, o que nos incomoda até hoje, porque criança não é um objeto ou uma mercadoria para pegar, fazer o teste drive e não dar certo. Não é assim que funciona”, afirma a fundadora da Pontes de Amor.

O que era apenas uma ideia dos pais adotivos se tornou algo muito maior. Em junho do mesmo ano, o casal resolveu reunir amigos e mostrar a proposta, logo, começaram a ter encontros mensais. As reuniões sempre tinham a presença de um facilitador, que falava sobre temas variados, como: adoção, realidade da criança, adolescente institucionalizado, relações familiares entre outros.

Na primeira reunião viram que aquilo deveria ser uma Organização da Sociedade Civil (OSC), então, fizeram a ata e já constituíram a diretoria. Com o sucesso do projeto, publicaram nas redes sociais que estava nascendo em Uberlândia-MG a Pontes de Amor, um grupo de apoio à adoção e à convivência familiar e comunitária e surgiu muita gente interessada em participar do projeto. A partir de então, as reuniões passaram a ter cerca de 35 pessoas. 

Encontro pós-adoção. Créditos: Arquivo pessoal.

Organização atua em três eixos

O trabalho da Pontes parte do princípio de que toda criança tem e deve exercer o direito de crescer e se desenvolver numa família que cuida, nutre, protege e potencializa o desenvolvimento integral. Para que isso aconteça, a organização atua em três eixos. O primeiro é o do conhecimento, no qual cursos, treinamentos, eventos e congressos são realizados, sempre trazendo informações para que as famílias e profissionais compreendam a realidade da criança e do adolescente que sofreu abuso, negligência, violência ou abandono. Toda a formação é pensando no adulto que conseguirá desempenhar melhor seu papel, garantindo o direito à convivência familiar adequada para a criança ou o adolescente.

“O segundo eixo é da convivência familiar, em que a gente prepara as famílias para adoção, oferece apoio psicológico, social e jurídico. Desenvolvemos também a busca ativa de famílias que já estão habilitadas para adoção e quem têm o perfil mais amplo da criança que pretendem adotar”, explica Sara.  O terceiro e último eixo é o da criança e do adolescente. Nessa etapa são desenvolvidos projetos educativos e de desenvolvimento, tanto com crianças e adolescentes que estão no acolhimento quanto com as que já estão nas famílias. 

Projeto Legado foi divisor de águas

A Pontes de Amor passou pela aceleração do Projeto Legado em 2016 e foi a ganhadora do Prêmio Legado. “Depois do Legado mudou muita coisa. Nos ajudou a rever toda nossa identidade institucional e nos trouxe muitas ferramentas de gestão do terceiro setor. Chegamos sem planejar ter uma empresa e de repente tínhamos uma empresa na mão. Então, a gente aprendeu e amadureceu muito com o Legado, tanto que a Pontes cresceu absurdamente. Conseguimos construir nossa nova sede e hoje somos uma referência nacional no que fazemos e a nível internacional, representamos o Brasil”, destaca Sara.

Além da abertura da nova sede e repaginação na identidade da organização, a parte profissional também sofreu mudanças. Os três eixos que a Pontes de Amor atua hoje, foram decididos durante o programa do Instituto Legado. As partes jurídicas e contábeis passaram por uma reorganização que fez com que a prestação de contas melhorasse. Após a aceleração, a instituição passou a ter novos parceiros, receber subsídios e até mesmo ganhar editais. Para a idealizadora da Pontes, o Projeto Legado foi uma virada de chave. 

Plano de expansão segue ativo e gerando frutos

Ao final de cada Projeto Legado, as iniciativas devem traçar um plano de expansão. O da Pontes foi o projeto chamado Trilhas Para Autonomia, cujo objetivo é levar atendimento aos adolescentes acolhidos e prestes a fazer 18 anos, para que eles se desenvolvessem entendendo sua identidade, valor e propósito. A ideia surgiu porque, ao completar a maioridade, o adolescente tem que sair do acolhimento e a partir de então não terá mais o suporte do abrigo, além de muitos não possuírem contato com familiares e não terem formação para ingressar no mercado de trabalho.

O Trilhas Para Autonomia traz apoio psicológico e psicopedagógico e prepara o jovem para o mercado de trabalho por meio de um programa de aprendizagem. A busca por padrinhos afetivos também faz parte do plano e insere esse adolescente em uma rede de apoio ao sair do abrigo. O projeto começou a ser executado em 2016 e logo em seu primeiro ano realizou, em média, cinco mil atendimentos. Os anos seguintes também foram excelentes. Atualmente, a organização já realizou mais de 26 mil atendimentos. 

Prestes a completar dez anos de existência, a Pontes de Amor faz o que cumpre: é uma ponte entre o abandono e o amor, mudando vidas e permitindo que crianças, jovens e famílias reescrevam suas histórias. Para Sara, um dos casos mais marcantes foi o de quando eles encontraram um lar para uma criança que estava vulnerável e sofrendo agressões. “Tivemos uma criança que estava sofrendo violência, maus tratos e envolvida em cenas de ocultismo por parte da família extensa. A Pontes foi chamada para conseguir uma família para essa criança, conseguimos e ela se vinculou de uma forma surpreendente com esse casal que já tinha sido preparado por nós. Oferecemos todo o apoio no pós-adoção e hoje essa criança é uma das mais felizes que a gente conhece”, relembra. 

Para o futuro da Pontes de Amor, muitos são os projetos, inclusive a produção de um podcast. Atualmente, o foco é investir em formações e treinamentos para que a rede profissional, de educação, pais, cuidadores e profissionais do acolhimento entendam melhor a realidade das crianças, explica a fundadora da organização. “Trazer essa noção do impacto que os traumas geram na criança e no adolescente que vive situações graves de vulnerabilidade e como nós, adultos, podemos interagir com esses jovens para que possam ressignificar isso tudo e se desenvolver de acordo com seu potencial. Nosso foco está nisso”, finaliza.


Gostou de conhecer uma das iniciativas que passaram pelo Projeto Legado? Confira outras histórias na série Legado 10 anos.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp