Naativa: negócio socioambiental busca reconectar sociedade e natureza

Naativa

Conheça o vencedor do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social 2022 na categoria Legado Mata Atlântica e sua atuação junto ao ecossistema de impacto

Auxiliar na transformação do meio ambiente e seus ecossistemas. Esse não é o lema da Naativa Projetos, mas certamente poderia ser. A iniciativa começou há mais de dez anos, em 2011, fundada pelo biólogo e professor Vitor Hugo Fonseca, que sentia a necessidade de fazer com que os humanos voltassem a se preocupar com a natureza, já que desde a revolução industrial ela tinha sido deixada de lado. Apesar de todo esse tempo, sua estruturação ocorreu só em 2021, em plena pandemia de Covid-19 e em paralelo à história de amor entre o biólogo e a administradora Bárbara Villa.

O negócio social foi vencedor do Projeto Legado 2022, na categoria Legado Mata Atlântica, com o projeto “Floresta Encantada”. A Naativa tem o objetivo de auxiliar pessoas, empresas e organizações a buscarem boas práticas em Sustentabilidade, Educação e Cidadania e sua atuação está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2020-2030 da ONU. Além da consultoria ambiental, a iniciativa também atua na educação ambiental, com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, e possui metodologia de projetos aplicada à educação pública, com foco em infância, juventude, sustentabilidade e cidadania.

Loja da Naativa comercializa produtos naturais e veganos

Atualmente, a Naativa também possui uma loja online em que realiza a venda de cosméticos de autocuidado. O comércio é resultado do amor de Vitor e Bárbara, que se conheceram uma semana antes da pandemia e chamam a loja de primeiro filho. “Quando eu comecei a contar para ela o que eu fazia, eu não tinha nem um perfil no instagram. Ela trouxe esse olhar empreendedor e eu contribui com as lentes da sustentabilidade”, explica o biólogo. 

Todos os produtos vendidos na loja são veganos, naturais e produzidos manualmente. No site da empresa é possível encontrar itens, como: cremes, shampoo, condicionadores, argilas, perfumes, protetor solar, kit presente e a saboaria, com diversas opções de sabonetes terapêuticos, produzidos com óleos.  As embalagens, feitas em origami, papel reciclável, sem cola e sem plástico também são pensadas no viés sustentável.

Projeto Legado trouxe clareza para o que já era executado

A participação no Legado foi com o projeto Floresta Encantada, uma ação que iniciou há cinco anos, em 2018. O projeto tem o objetivo de formar uma consciência pública sobre a importância da conservação das florestas para o equilíbrio climático e manutenção da qualidade de vida. Essa conscientização acontece por meio do lúdico e, em homenagem aos cinco anos de projeto, as aulas foram gravadas em formato de podcast e podem ser ouvidas aqui

Vitor afirma que saiu da faculdade sendo biólogo e professor, mas zero empreendedor, e foi por meio do Legado que reconheceu diversas ferramentas e entendeu as fraquezas e forças da Naativa. “O Legado trouxe uma capacitação muito legal, poderosa e enriquecedora. Eu nunca tinha participado de nada de aceleração ou desse ecossistema de impacto. No dia da premiação foi muito emocionante”, relembra.

O professor conta que as capacitações e mentorias deram clareza para o que era feito. “Às vezes a gente acaba até desacreditado, mas quando expomos isso e passamos por esse processo de avaliação, vemos que temos muitas forças, mas também muitas fraquezas. Sou da área de biológicas, não tenho nada de formação na área de empreendedorismo e isso foi muito legal mesmo. Lembro de tudo porque foi muito legal mesmo, eu achei uma iniciativa muito potente”.

A aceleração já ajudou a abrir portas para o empreendedor social, que está com uma parceria fechada para os próximos meses e vai construir um planejamento estratégico de um acampamento para os próximos dois meses, pensando em conceitos como ESG.

Para Vitor, correr atrás de novas empresas e patrocínios é uma meta para o próximo ano. Os R$ 10 mil recebidos do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social serão investidos em marketing e captação de recursos, contratação de uma pessoa responsável pela prospecção e atendimento a 180 crianças, em três escolas diferentes.

Gostou de conhecer uma das iniciativas ganhadoras do Projeto Legado 2022? Confira mais projetos que já passaram pelo programa de aceleração!

Texto: Sabrina Fernandes
Imagens: Victoria Starck

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp