Lideranças do setor de impacto compartilham estratégias para impulsionar a inovação social

Captura de tela 12-09-2023 18.27.38

Encontro aconteceu durante Fórum Conexão ISP 2023 e reuniu James Marins, Patrícia Garcia Martins, Leopoldo Malta e Claudia Kubrusly

No painel “Inovação Social: Como Acelerar o Crescimento do Setor 2.5” do Fórum Conexão ISP, evento que aconteceu no dia 29 de agosto, especialistas e lideranças do setor de impacto discutiram estratégias e desafios para impulsionar a inovação social e o crescimento do setor 2.5. O evento contou com a participação de James Marins, presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, Patrícia Garcia Martins, gerente do Habitat Senai e Centro de Inovação Sesi, e Leopoldo Ricardo Malta, gerente de projetos da startup Papoom. A mediação foi conduzida por Claudia Kubrusly, sócia-fundadora da Editora Voo.

A discussão destacou a importância da inovação social como um catalisador para o progresso e a transformação nas comunidades e no setor empresarial. Os participantes compartilharam ideias e experiências sobre como os negócios sociais podem crescer e prosperar, além de fornecerem orientações para empreendedores sociais em busca de apoio e recursos.

Mudança Cultural e Resiliência

Um dos pontos-chave discutidos foi a mudança cultural necessária para impulsionar os negócios sociais. Patrícia Garcia Martins enfatizou que a mudança cultural é um processo de longo prazo que exige resiliência. Ela ressaltou a importância de sensibilizar as indústrias sobre a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis e como essa mudança pode ser gradual.

James Marins ressaltou a importância de uma visão de longo prazo para promover mudanças culturais, especialmente no campo dos negócios sociais. Ele comparou a incorporação do conceito de desenvolvimento sustentável nas últimas décadas e como a sociedade agora reconhece a importância desse conceito. Ele acredita que, da mesma forma, o empreendedorismo social se tornará uma parte essencial do empreendedorismo em geral, destacando a necessidade de abordar questões sociais em todas as áreas de negócios.

Estratégias para Empreendedores Sociais

Para os empreendedores sociais, a discussão ofereceu várias dicas úteis. Leopoldo Malta destacou a importância de um mapeamento preciso do problema que está sendo enfrentado e a necessidade de comunicar métricas de impacto de maneira clara e eficaz. Ele também enfatizou a transição do foco operacional para uma gestão estratégica como um passo importante para o crescimento.

“O meu objetivo maior é, aos pouquinhos, tirar esse empreendedor da execução do dia a dia e trazê-lo para um aspecto mais de planejamento estratégico. Quando a gente consegue fazer isso, tirar esse empreendedor do operacional e trazê-lo para o estratégico. A gente nota que o negócio avança muito rapidamente”, disse Leopoldo.

James Marins incentivou os empreendedores sociais a buscarem parcerias estratégicas, participarem de programas de capacitação e a construírem uma rede sólida de contatos no ecossistema de negócios sociais. Ele enfatizou a importância da persistência e da paixão pelo propósito como elementos essenciais para o sucesso a longo prazo.

ESG x Greenwashing

O presidente do Instituto Legado chamou a atenção para uma questão complexa. Ele destacou como muitas empresas têm abraçado a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) como parte de suas estratégias, mas nem sempre de forma genuína. Para algumas, o ESG se tornou uma mera fachada de marketing – o greenwashing -, em que o compromisso ambiental e social é apenas superficial.

“A gente fica com a sensação de que muitas indústrias, muitas empresas passam quarenta anos gerando riqueza, empilhando dinheiro e depois pegam 1%  dessa riqueza e dizem: ‘agora eu vou praticar o bem’. Então, as organizações da sociedade civil que trabalham com esse dinheiro, estão sempre enxugando gelo. O ESG é oportunidade de transformação para que essas empresas deixem de produzir danos irreparáveis ao longo do processo de construção de riqueza”, disse James.

Acelerando a Inovação Social

O painel foi concluído com a ideia de que a inovação social desempenha um papel fundamental na transformação positiva da sociedade e do ambiente de negócios. As lideranças concordaram que a mudança cultural, embora desafiadora, é um componente crítico desse processo. Além disso, destacaram que o acesso a recursos financeiros, a transparência e a comunicação eficaz são elementos-chave para o sucesso dos negócios sociais.

O Fórum Conexão ISP foi um evento organizado pela InvestResponsa e ofereceu insights valiosos sobre como a inovação social pode ser acelerada e como os empreendedores sociais podem superar desafios para criar impacto positivo nas comunidades e no mundo dos negócios. 

Para assistir à discussão do painel na íntegra acesse o canal do Instituto Legado no Youtube.

https://www.youtube.com/live/SuUssofxSh4?si=cYAHJmBUfNXMnuI_&t=4756

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp