Com 120 páginas, publicação mostra o impacto gerado pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social desde 2012
Falar sobre uma década de trajetória é um desafio, sobretudo quando trata-se de uma história tecida por centenas de outras que multiplicam seu impacto por onde passam, deixam seu legado. Neste período, o Instituto Legado se encontrou com organizações, negócios, startups, investidores, intraempreendedores, pesquisadores e uma série de pessoas e iniciativas que revolucionam o seu entorno impulsionados por um propósito e pela ideia de que é possível utilizar nossa inteligência para modificar as estruturas e o modo como agimos em sociedade.
É para mostrar os resultados desses muitos encontros que foi lançado o Relatório Legado 10 anos, uma publicação comemorativa que reúne todas as ações realizadas até aqui – dos programas de aceleração, passando pelos projetos de advocacy e eventos para movimentar o setor.
Também há relatos de empreendedores e empreendedoras sociais como a Josiane Mayr Bibas, cofundadora da Freguesia do Livro, iniciativa que passou pela primeira edição do Projeto Legado, em 2013. “Participar do Projeto Legado foi um entendimento de que aquilo que a gente estava fazendo tinha mais sentido para atingir mais pessoas. Tomou outra forma, um aspecto de uma coisa real, positiva e profissional. Em 2013 a gente tinha acabado de nascer, parecia ser uma coisa efêmera, mas completamos 10 anos desse projeto que a gente faz com muito amor”, diz Josiane Mayr Bibas.
Educação
Outro destaque é o histórico da área acadêmica que o Instituto Legado conduz há sete anos, entendendo que para fazer a abrangência das iniciativas sociais ultrapassar o terreno do assistencialismo e ter poder de alterar os indicadores socioeconômicos, é preciso formar lideranças empreendedoras ou intraempreendedoras.
“Desde 2015, o Instituto Legado entende que impulsionar o Empreendedorismo Social passa pela educação formal. Nossa atuação junto à criação de cursos de pós-graduação, é um esforço para que o empreendedorismo social esteja nas formações e na carreira profissional das pessoas. Como gostamos de falar, o Empreendedorismo Social precisa fazer parte das carreiras do futuro”, lembra Daniela Nunes, coordenadora acadêmica do Instituto Legado.
Reconhecimentos
Menção honrosa no prêmio Selo Sesi ODS 2019 e no 13º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, case no Programa Erasmus e indicação por ser uma das três melhores backbone organizations do Brasil são alguns dos reconhecimentos conquistados pelo Instituto Legado e lembrados nos relatório junto com depoimentos de ajudou direta ou indiretamente e de quem atua em parceria.
“De Curitiba para o Brasil, o Instituto Legado virou uma referência como uma backbone organization que fortalece empreendedores, dinamizadores e investidores para que todo um ecossistema de empreendedorismo de impacto trabalhe junto. O Instituto Legado é um presente para o Brasil por sua missão de criar movimentos estruturantes que gerem resultados socioambientais positivos para todos”, afirma Célia Cruz, diretora executiva do ICE.
Pesquisa e dados
O Relatório Legado 10 anos é fruto de um levantamento da equipe Legado com pesquisa, coordenação editorial e redação da jornalista Stephane Sena, da DePropósito Comunicação de Causas, e projeto gráfico de Lenise Scharf. Além dos relatos e de uma série de imagens que ajudam a mostrar os acontecimentos da última década, o material é complementado com dados quantitativos que mostram o impacto gerado em dois programas de aceleração: Projeto Legado e Legado Semente.
Levantados a partir de uma pesquisa conduzida pela empresa All Impact, os indicadores mostram, por exemplo, que 92,9% das 122 iniciativas que responderam o questionário avaliaram o Projeto Legado como Bom ou Ótimo. Para 84,4% delas, o programa ajudou a melhorar sua capacidade organizacional.
“A aceleração trouxe vários insights de gestão administrativa e de pessoas, mas principalmente a gestão do impacto. Hoje a gente tem inúmeros dados: toneladas de CO2 equivalente que a gente evita, por exemplo. O legado trouxe a visão de que a gente também pode reduzir os impactos sociais”, afirma Théo Branco, CEO da Composta+.
Acesse o Relatório Legado 10 anos
Você pode conferir o Relatório Legado 10 anos na íntegra. Para ler on-line ou fazer download em pdf, acesse https://institutolegado.org/materiais/relatorio-10-anos-de-impacto/ ou clique na imagem abaixo: