Instituições que apoiam Empreendedores Sociais no Brasil

3082109

Empreendedores sociais são agentes de mudanças. Eles costumam ter ideias originais e inovadoras que buscam o benefício do maior número de pessoas, fazendo negócios sustentáveis e positivamente impactantes.

Mas, para cumprir o propósito da melhoria social, eles passam por inúmeros desafios no caminho. Entre ter uma ideia e executá-la, há a necessidade de captar investimentos e obter conhecimento sobre gestão.

Felizmente, há organizações focadas para que o trabalho do empreendedor ou empreendedora social seja mais fácil.

Neste artigo, vamos falar sobre cinco instituições que apoiam o empreendedorismo social no Brasil.

Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos cuja função é disseminar e fomentar negócios de impacto social no Brasil. Atuando há mais de 15 anos, a instituição foi fundada no Brasil após a Potencia Ventures perceber o potencial e a necessidade do país de melhorias sociais.

Desde então, mais de 180 negócios foram acelerados. Além destes, a Artemisia capacitou outros 500 em diferentes programas.

Você pode conhecer mais sobre as iniciativas apoiadas pela instituição neste link.

Yunus Social Business

Fundada pelo vencedor do Nobel da Paz de 2006, a Yunus Social Business oferece serviços de inovação social para corporações. O objetivo é que tais corporações desenvolvam empatia e conexão real com os problemas complexos da nossa sociedade, empenhando-se em solucioná-los.

Para isso, oferecem investimentos, venture building, aceleradoras, palestras e laboratórios de inovação.

Você pode conhecer mais sobre as atividades da Yunus neste link.

Ashoka 

A Ashoka, fundada em 1986, foi capaz de identificar um cenário em que havia a necessidade de negócios sustentáveis cujos idealizadores se importassem com os problemas enfrentados pela sociedade.

A Ashoka tem quatro áreas de foco e investimentos: empreendedorismo social, empatia, liderança juvenil e trabalho em equipe. A instituição nos mostra que, em um cenário de muitas incertezas e problemas, todos nós devemos ser agentes de transformação.

Você pode conhecer mais sobre o trabalho da Ashoka neste link.

New Ventures 

A New Ventures é uma entidade internacional que apoia a criação e desenvolvimento de negócios ambientais, criada em 1999 pelo World Resources Institute. Ela está presente no Brasil, China, Colômbia, Índia, Indonésia e México.

A instituição é focada no desenvolvimento de negócios sustentáveis pequenos e médios em mercados emergentes, facilitando o acesso a financiamento e abertura de capital.

Além de financiamentos, a New Ventures trabalha oferecendo aceleração de negócios, educação e construção de ecossistemas.

Você pode saber mais sobre a New Ventures neste link.

Instituto Legado

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social é uma organização sem fins lucrativos criada em 2013 com o propósito de impulsionar melhorias na sociedade e no meio ambiente por meio do Empreendedorismo Social.

O Instituto entende que, para tal, são necessárias a conscientização, a transformação da economia e o fomento da inovação, de modo que possam causar impacto positivo.

Há inúmeras pessoas hoje agindo por um mundo melhor. E o Instituto Legado tem o privilégio de fazer parte desse grupo e contribuir com quem tem o mesmo propósito.

O MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social, do Instituto Legado, foca nas ferramentas e conceitos necessários para colocar em prática iniciativas de impacto socioambiental positivo.

Para saber mais, Clique aqui!

 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Últimos artigos

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp