Dia Internacional da Mulher – empreendedorismo e empoderamento

diamulher

Diversidade, equidade e empoderamento feminino foram algumas das palavras mais presentes no vocabulário mundial em 2017. E vem muito mais por aí! Movimentos globais liderados por mulheres avançam na luta por direitos e ganham destaque na vida social e cultural. Mulheres fortes e corajosas estão conquistando seu espaço, tomando o controle de suas vidas e transformando outras realidades em uma corrente de sororidade. Estudo divulgado pelo Google BrandLab no final de 2017 mostrou que hoje a busca pelo termo ‘empoderamento feminino’ é quatro vezes maior do que em 2012.

No campo do empreendedorismo social, esse movimento não é diferente. Todos os dias, mulheres com diferentes histórias e causas deixam sua marca no mundo. Com mais de 100 organizações socioambientais aceleradas, o Instituto Legado acompanhou o desenvolvimento de inúmeros projetos voltados à causa feminina. A Ong Todas Maria, que auxilia mulheres que já sofreram algum tipo de abuso, e a Badu Design, que incentiva o empoderamento por meio da geração de renda, são alguns desses exemplos. A Rede Legado é formada por centenas de mulheres que são exemplo no seu dia a dia trabalhando em iniciativas de impacto social que fazem do mundo um lugar melhor: incentivo à leitura, educação, proteção ambiental, assistência social, tecnologia, comunicação, saúde, esportes…com diferentes propósitos, elas são protagonistas de suas histórias, além de serem gestoras, estudantes, professores, mães, filhas e tudo mais que elas quiserem ser.

Em mensagem oficial, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o empoderamento das mulheres é um tema central da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. “Demonstrou-se amplamente que investir em mulheres é a forma mais eficaz de prosperar as comunidades, as empresas e os países. A participação das mulheres torna os acordos de paz mais sólidos, as sociedades mais resilientes e as economias mais vigorosas”.

Neste 8 de Março, desejamos que todas as mulheres tenham vez e voz para deixar seu legado no mundo. O empreendedorismo é um campo fértil para o desenvolvimento de ações que promovam o empoderamento feminino e para o próprio desenvolvimento sociocultural de mulheres que atuam diretamente em negócio e organizações de impacto social. Faça parte deste movimento transformador massivo.

Vamos juntas!

 

Por Stephane Sena, jornalista e graduanda em Ciências Sociais. 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp