Após programa gratuito de empoderamento e geração de renda, mulheres da periferia abrem negócio próprio

IMG_1287 (1)

Iniciativa da empresa Amarílis, Programa Voar motivou 24 mulheres da Região Metropolitana de Curitiba a definirem novos rumos profissionais com base em seus talentos individuais; formatura será realizada nesta quarta-feira (6)

Dez novas empresas lideradas por mulheres estão nascendo no bairro Borda do Campo, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Por meio do Programa Voar, desenvolvido pela empresa Amarílis – Conectando Possibilidades, 24 mulheres em situação de vulnerabilidade social participaram de uma série de vivências de autoconhecimento e escolha de possibilidades de futuro. Nesta primeira edição do projeto, 10 empresas idealizadas por elas foram criadas, fomentando o empreendedorismo feminino e a geração de renda em comunidades periféricas de Curitiba. A Amarílis é uma das organizações selecionadas pelo edital Empreendedorismo na Comunidade, iniciativa realizada por Governo do Estado, Audi e Aliança Empreendedora, em parceria com o Instituto Legado

Para o projeto piloto, realizado em parceira com a Associação de Amigos e Mulheres Solidárias – Ames, foram selecionadas mulheres com renda familiar per capita de até R$ 440,00 mensais. A idade média das participantes é 45 anos. A turma é formada por maioria de mães com mais de dois filhos; que dividem o lar com quatro pessoas com renda familiar total de R$ 1.154,00 mensais. Entre as ideias encabeçadas pelas novas empreendedoras estão serviços de organização e cerimonial de eventos, manutenção em residências, serviços de babá, cuidadora de idosos, banho e tosa de animais domésticos, lembrancinhas personalizadas, bolos e doces finos e serviços de costura.

O Programa Voar tem duração média de seis meses e oferece um cronograma amplo de atividades que incluem conteúdos de autoconhecimento e empoderamento feminino. O objetivo é oferecer conhecimento necessário para que as beneficiadas descubram que existem alternativas de trabalho que se encaixam nas demais jornadas pessoais e, assim, melhorem a renda familiar. “Esse é um antigo sonho que temos de transformar a realidade das mulheres, proporcionando a oportunidade para que se tornem protagonistas de sua própria vida”, comenta Ana Carolina Vermelho, uma das idealizadoras da proposta e fundadora da Amarílis. Entre as beneficiadas estão mulheres analfabetas, com baixo nível de instrução. “A gente sempre teve a mulher como uma causa muito importante e na periferia elas enfrentam maiores desafios e têm menos acesso ao seu desenvolvimento pessoal”, explica Janete Schmidmeier, uma das idealizadoras do programa e fundadora da Amarílis.

Embora o objetivo final do programa seja a geração de renda, a maior barreira a ser vencida é a autoestima das participantes, que, via de regra, não acreditam no seu próprio potencial. “O primeiro grande impacto é na atitude de “eu posso”, “eu consigo”: elas se empoderaram e voltaram para os estudos e para o mercado de trabalho”, comenta Janete. Para dar conta de transmitir conhecimento a pessoas sem instrução escolar formal, a Amarílis utilizou uma metodologia inovadora, que prioriza recursos visuais e transmite mensagens sem a necessidade de textos escritos. Assim, o programa garantiu a inclusão do público-alvo e evitou a evasão.

O Programa Voar oferece uma série de conteúdos e técnicas para fortalecimento da autoestima, capacitação profissional e criação de conexões entre projetos, pessoas e empresas. O cronograma do programa é realizado em quatro etapas: autoconhecimento e autoestima; elaboração do plano profissional ou de negócios; capacitação e implantação e acompanhamento do plano, com uma carga horária de cerca de 1400 horas de atividades gratuitas.

Celebração de resultados

A conclusão do Programa Voar será festejada no dia 06 de dezembro, às 14h, no Centro de Treinamento do Paraná Clube, em Quatro Barras. A equipe da Amarílis vai apresentar resultados e as participantes terão a oportunidade de falar sobre o desempenho individual e anunciar os projetos desenvolvidos. As beneficiadas serão reconhecidas com um certificado de conclusão do curso. Além disso, o evento está sendo organizado em conjunto com as próprias empreendedoras, que providenciaram decoração, lembrancinhas, coquetel e cerimonial. A ocasião também será uma oportunidade de networking e expansão de horizontes para a turma.

Sobre a Amarílis

Amarílis – Conectando possibilidades é uma empresa de treinamentos com foco no desenvolvimento de empresas e equipes em direção aos novos rumos da economia, das interações e do pensamento criativo. Além de apoiar a gestão de carreiras, a empresa objetiva contribuir com o crescimento de pessoas mais felizes e realizadas em sua vida pessoal e profissional e, assim, contribuir para uma sociedade mais feliz, abundante, consciente e colaborativa para as próximas gerações. Para isso, trabalha pela conexão de pessoas, projetos e empresas oferecendo uma série de programas de autoconhecimento, propósito de vida e felicidade no trabalho. Por meio de dinâmicas e atividades interativas, propõe o desenvolvimento profissional, descoberta de talentos e a interação das equipes.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp