Defina o plano de ações para 2021

plano de ações

O ano de 2021 começou intenso e com novas perspectivas. A chegada da vacina para Covid-19 renovou a esperança da população e as expectativas para que essa nova fase gere mais oportunidades e melhorias no setor de empreendedorismo social. Para aproveitar o que está por vir da melhor forma possível, é fundamental saber quais são os seus objetivos e traçar um plano de ações para atingi-los. 

Se a sua organização ou o seu negócio social ainda não definiu as metas para os próximos meses, precisa fazer isso com urgência. 2020 mostrou que, quanto mais consistente for o planejamento, mais preparados estaremos para enfrentar os períodos de crise. Neste post, damos algumas dicas de como montar o planejamento anual e indicamos ferramentas úteis. Confira:

O plano de ações é uma ferramenta indicada para alcançar objetivos de curto a médio prazo e permite estabelecer uma sequência lógica de tarefas necessárias e seus respectivos responsáveis. Antes de começar, reveja o planejamento do ano anterior, o que foi cumprido, o que deixou a desejar e os novos desafios que surgiram. A partir disso, identifique os pontos de melhoria em todas as áreas que envolvem a iniciativa: captação de recursos, administração, gestão de projetos, etc.

Olhe para a janela

Não basta focar nas atividades internas. Estude seu mercado de atuação e avalie os resultados que seus pares alcançaram e identifique exemplos positivos e negativos. Mapeando o comportamento do ecossistema, você terá uma visão mais completa dos seus pontos fortes e fracos. Outra ação importante é rever as políticas públicas que impactam direta ou indiretamente a sua atuação. O que permanece? O que mudou? Quais são as novidades e como elas podem representar oportunidades ou ameaças?

Aproveite para ficar por dentro das oportunidades. Editais de financiamento, programas de aceleração, parcerias, entre outras. Dica: as inscrições para o Projeto Legado 2021 já estão abertas. O programa de aceleração do Instituto Legado é gratuito e voltado para iniciativas sociais e ambientais de todo o Brasil.

Tenha objetivos claros

Considerando a situação da iniciativa e do ecossistema, avalie quais são os objetivos para o ano, dividindo-os por objetivos centrais (macro) e objetivos específicos (aqueles intermediários que permitem alcançar o objetivo central). A partir disso, estabeleça as metas que devem ser alcançadas por cada equipe e o prazo para as entregas. Quanto mais assertivas, compreensíveis e realistas forem as metas, além de serem projetadas de acordo com os recursos humanos e financeiros disponíveis para o ano, melhor será o envolvimento da equipe.

Ferramenta para definir metas

O SEBRAE criou um documento que orienta a definição de metas para pequenas e médias empresas, mas as orientações podem ser seguidas por outros modelos de negócios. Clique aqui para acessar a ferramenta. 

Quer saber como o Instituto Legado pode ajudar a sua iniciativa alcançar os objetivos para 2021? Conheça nossos projetos em aceleração e educação e fique por dentro dos nossos conteúdos.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp