Bolsistas negras falam sobre as mudanças na carreira após MBA na área de impacto social

1670273002239

A educação transforma e é com essa certeza que o Instituto Legado desenvolveu uma linda trajetória na área acadêmica. Criamos a primeira pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais da Região Sul do Brasil e essa semente foi germinou chegando a todo o país por meio do ambiente virtual e de parceiros como a Kultivi, plataforma por onde oferecemos o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto. Em 2020, decidimos unir nosso compromisso com a educação e a diversidade oferecendo bolsas integrais de estudo no MBA para mulheres negras, ação que ganhou nova edição este ano a partir de uma parceria inédita com a Legend Investimentos.

A primeira edição ocorreu em 2020 teve mais de 1.300 editais baixados e 195 inscrições. O edital previu a entrega de três bolsas com valor médio de R$ 2.500 e, em paralelo, o Instituto Legado abriu um chamamento público convidando investidores sociais e empresas dispostas a patrocinar novas bolsas. Com isso, conseguimos aumentar a oferta de bolsas e contemplar 11 mulheres. 

Mudanças efetivas

Um levantamento feito pela coordenação acadêmica do Instituto Legado apontou que das 11 bolsistas, sete já concluíram o curso com nota média de 8,11 nas disciplinas. Uma das selecionadas foi Ana Luiza Sena, que atua na startup Traz Favela, um serviço de delivery que atua em comunidades de Salvador (BA). “Imaginava que não ia passar, mas passei. Foi muito bom e aconteceu em um momento que eu passava por uns processos internos, e financeiramente não estava com condições de bancar uma pós-graduação”, relembra Ana Luiza. 

Ana Luiza Sena

Além das aulas, Ana Luiza destaca as mentorias que teve com a coordenadora acadêmica do Legado, Daniela Nunes. “Ela nos dava muita aproximação. Sempre que presente para nos orientar. A gente se aprofunda em outras coisas fora a pós”, destaca. Essa troca de experiência também acontece com outras bolsistas do curso e fortalece ainda mais todo o processo de aprendizagem e crescimento profissional e pessoal. 

Ana Luiza espera que outras mulheres negras possam ter a oportunidade de fazer o curso e de participarem no novo edital de bolsas. “Agradeço muito e espero que outras pessoas também sejam contempladas. Infelizmente, de acordo com a nossa vivência e momento financeiro, nem sempre a gente tem condições de bancar um curso como esse”, afirma. Sobre as mudanças que percebeu após o processo de formação, Ana Luiza enfatiza a capacidade de atrair investimento. “Ter um negócio de impacto é colocar o bem em prática e o que você pode fazer para aquela comunidade. Consigo ter uma visão muito melhor, até mesmo para apresentar nosso diferencial para investidores”. 

Nova visão sobre negócios de impacto

Angelica de Camargo, CEO na Noix Comunidade Empreendedora e coordenadora de projetos no Vetor Brasil, conheceu o MBA pelo Instagram e percebeu que era uma oportunidade de ampliar seu conhecimento e fortalecer seu negócio. “Tudo mudou, minha visão em relação a negócios de impacto é outra, hoje vejo como um mercado muito promissor, que vem se estruturando cada vez mais, com processos iguais a qualquer outro segmento, mas com o diferencial de chegar na ponta de uma maneira mais intencional”, diz.

Angelica de Camargo

Angelica realiza a gestão de projetos de impacto com foco na gestão pública e já colocou em prática o aprendizado proporcionado pela pós-graduação. ”Captação de Recursos e Finanças Sociais foram matérias muito importantes para o momento em que minha empresa estava, me ajudou a estruturar melhor meu planejamento como um todo e assim poder traçar uma estratégia de captação de recursos mais assertiva”, explica.

A baiana Luzimar Del’ Rei, que também foi selecionada como bolsista em 2020, atua em um empreendimento de gestão financeira para pequenos negócios e pessoas físicas. “Antes de começar o curso, imaginava que negócios sociais só poderiam ser sem fins lucrativos. Passei a ser capaz de enxergar como unir propósito e renda e isso é muito gratificante”.

Luzimar Del’ Rei

Programa de Bolsas Legend 2023 para Mulheres Negras que Transformam

O sucesso do projeto fez com que o Instituto lançasse novamente o edital. Dessa vez, em parceria com a Legend Investimentos, empresa que reúne inovação, conhecimento, tecnologia, processos rigorosos e controle de risco, para atuar no mercado de investimentos. São 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 27 de janeiro.

A bolsa é para o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, registrado pelo MEC, com grade curricular de 440 horas, disponíveis na modalidade Educação a Distância pela plataforma Kultivi, que garante maior flexibilidade para o aluno escolher como e onde estudar. Os conteúdos do curso são divididos em 11 disciplinas e com aulas gravadas por professores e profissionais renomados da área de impacto

Inscrições

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição, disponível no Edital do Programa. Além disso, as participantes devem, obrigatoriamente, enviar um vídeo entre um e dois minutos gravado especialmente para o edital. A gravação deve ser simples e pode ser feita com o próprio celular e na horizontal. 

O conteúdo sugerido para o vídeo é uma breve apresentação sobre quem é a candidata; área de atuação profissional e o que faz; qual a importância dessa bolsa e o impacto que irá causar. É desejável que a candidata informe se tem algum projeto de impacto social e, caso tenha, pode apresentar brevemente seu objetivo, público e o atual estágio de desenvolvimento da iniciativa.

Gostou do programa e quer se inscrever? Acesse aqui e leia atentamente o edital. As inscrições vão até dia 27 de janeiro. 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp