Por que é tão importante entender o propósito da organização?

propósito

Por Ana Carolina Corágem Campos*

1- Propósito guia a organização para criar a sua identidade 

O propósito estabelece um ponto inicial para decidir o que a organização deseja realizar ou alcançar, é o que une as pessoas e faz com que busquem entender quais características específicas que as definem, os valores prioritários, as metas, os objetivos, as finalidades que pretendem realizar e as pessoas que estarão em seu público-alvo. 

O propósito ajuda a construir uma identidade para a organização e é por meio dela que outras questões, como a sua constituição jurídica, podem ser definidas. A partir do propósito é que se discute se haverá fins lucrativos ou não, se a organização será constituída somente por pessoas ou por patrimônio.

2 – Propósito influencia na escolha de parceiros

O propósito nos indica quais atitudes, comportamentos, qualidades e valores serão tolerados e exigidos, fazendo com que seja definido o perfil desejado daqueles que colaboram com a organização. 

Assim, se o parceiro ou colaborador possuir uma perspectiva diferente e estiver caminhando com uma postura que não esteja em harmonia com o propósito da organização, isto é indício de que talvez seja melhor procurar os que estejam mais alinhados.

3 – Propósito indica quais as fontes de recurso

É por meio do propósito que a organização estabelece suas finalidades, é o que guia a forma pela qual as atividades serão realizadas, como por exemplo, se haverá prestação de serviços, venda de produtos ou ambos. 

Estabelecido o propósito da organização, é possível verificar quais serão os recursos necessários para poder concretizá-lo, onde irão buscá-los, se pretende acessar investimentos privados ou investimentos públicos, se deseja captar recursos por meio de editais, leis de incentivos fiscais, parcerias, patrocínios, dentre outros que estejam alinhados com seu propósito.

O propósito guia, orienta, une pessoas e ajuda a definir o caminho que a organização quer trilhar, para poder impactar positivamente em sua área de atuação.

*Ana Carolina Corágem Campos é pós-graduanda em Direito Empresarial e Econômico e é advogada do Escritório Andreazza, Otsuka & Botelho Advogados Associados.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp