8 Exemplos Práticos de Empreendedorismo Social

Um-Litro-de-Luz-Brasil-3

O empreendedorismo social vem se firmando, internacionalmente, como uma forma sustentável de construir uma sociedade melhor. Em 2017, o Sebrae, em parceria com o PNUD, fez um mapeamento com mais de 800 iniciativas de negócios de impacto social. Hoje esse número é ainda maior.

Mas como esses negócios causam impacto social? De que forma contribuem para uma sociedade melhor? Neste texto veremos alguns exemplos práticos de empreendedorismo social e o que podemos extrair deles.

ASID

Existem 13 milhões de pessoas com diversos tipos de deficiência no Brasil. Cerca de 486 mil estão no mercado de trabalho. Apenas 340 mil são atendidas por instituições especializadas.

A ASID, Associação para Igualdade de Diferenças, surgiu para mudar esse cenário. O objetivo é desenvolver pessoas com deficiência, empoderar famílias e incluí-las no mercado de trabalho. Isso é feito por meio de uma metodologia administrativa, utilizada pelas entidades atendidas pela ASID.

Em seu site, prestam contas e mostram resultados, com total transparência.

Rede Asta

A Rede Asta conecta, desde 2005, grupos de artesãs em todo o Brasil para criar e desenvolver soluções sustentáveis de reaproveitamento de resíduos, seguindo o conceito do upcycling. Upcycling, ou reutilização criativa, consiste em transformar resíduos e materiais indesejados em um produto de qualidade e valor ambiental.

A produção é inteiramente feita por artesãs de áreas com baixo poder aquisitivo, gerando renda e inclusão econômica.

Fonderie 47

Há milhões de rifles AK47 abandonados na África, resultado de conflitos armados que assolaram os países do continente africano. Essas armas militares tiram vidas e prejudicam o desenvolvimento do continente.

Em 2009, para resolver esse problema, foi fundada a Fonderie 47, que retira esses rifles de circulação, transformando-os em joias únicas. É um excelente exemplo de como uma empresa pode cumprir sua função social criando produtos de altíssimo valor.

Litro de Luz

Litro de Luz é uma organização que opera em mais de 20 países levando luz a populações que não têm acesso à energia elétrica. Além de utilizar uma tecnologia econômica, a organização possui uma metodologia para capacitar moradores e mobilizar voluntários em prol de atender às necessidades dessas populações.

No Brasil, impactam diretamente mais de 10 mil pessoas.

TOMS Shoes

Em uma viagem, Blake Mycoskie percebeu que muitas crianças, de famílias de baixa renda, não tinham sequer um sapato para calçar. Percebendo essa carência, ele idealizou a TOMS Shoes, que, a cada par de calçados vendido, doaria um para uma criança de baixa renda.

Desde 2006, a organização causa impacto social positivo de diferentes formas, mantendo a rentabilidade para que o negócio impacte cada vez mais pessoas.

Instituto Idas

O Instituto Idas recebe e capacita profissionalmente homens em situação de vulnerabilidade social, reinserindo-os na sociedade. Os acolhidos trabalham na horta, na marcenaria e na separação de materiais eletrônicos.

O Idas é uma organização sem fins lucrativos. Mas, além dos investimentos recebidos por diferentes entidades, há formas de monetização, através da venda de produtos. Um bazar vende roupas e os produtos desenvolvidos pela organização, contribuindo para manter a casa.

Instituto Legado

O Instituto Legado fomenta o empreendedorismo social por meio da educação. O objetivo é que todo empreendedor seja social, impactando positivamente os meios em que atua.

Mas, para isso, todos precisam de conhecimento para estruturar e administrar suas iniciativas sociais, através de recursos, planejamento e capacitação profissional.

Com essa necessidade em mente, o Instituto Legado criou o MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social. O curso foca nas ferramentas e conceitos necessários para colocar em prática negócios de impacto socioambiental positivo.

Quer saber mais? Clique aqui!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp