Empreendedorismo social: 7 livros para ler na quarentena

7 livros para ler na quarentena

As obras abordam temas do ecossistema de impacto social e do Movimento Transformador Massivo

Em meio à pandemia de Covid-19 e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde de isolamento social, pessoas de todo o mundo estão enfrentando o desafio de fazer quarentena em suas casas. Lidar com essa nova realidade, precisando gerenciar tensão, ansiedade, saudade e outros tantos sentimentos, gerou um movimento de busca por alternativas que minimizem os efeitos da pandemia na saúde mental. 

O Instituto Legado sempre acreditou na educação como ferramenta de transformação social e agora, nesse período, também acredita que o conhecimento pode ser libertador, tanto para aliviar a tensão e aproveitar o tempo da quarentena, quanto para qualificar a atuação no empreendedorismo social e fortalecer o movimento transformador massivo. Nosso ecossistema tem um papel ainda mais fundamental diante de uma crise que evidencia desigualdades sociais e mostra a importância da formação de redes colaborativas. Pensando nisso, preparamos o uma lista com sete dicas de leitura para fazer durante a quarentena. São obras que reúnem técnicas, conceitos, exemplos e histórias inspiradoras da área de impacto socioambiental positivo (uma delas disponível para download gratuito 😉 ). 

Confira as recomendações e compartilhe suas experiências de leitura, uma ótima maneira de comemorar o Dia Internacional do Livro, celebrado no próximo dia 23 de abril. E se quiser aprofundar seus conhecimentos no ecossistema de empreendedorismo social, aproveite nossa campanha de bolsas para o MBA online em Gestão de Negócios de Impacto Social. Vamos juntos?


Dicas de leitura:

1- Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro (PUCPRESS, 2018, 382 páginas)

Em parceria com a PUC PR, o Instituto Legado lançou o livro Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro, publicação colaborativa que reúne o olhar e a experiência de professores, mentores, empreendedores e outros protagonistas do setor. O projeto nasceu para fomentar o debate sobre as especificidades culturais, políticas, legais e socioambientais que envolvem iniciativas de impacto no Brasil. A publicação foi finalista do Prêmio Jabuti 2019, maior premiação de literatura do país. A melhor parte é que está disponível para download gratuito! Clique aqui e aproveite para começar sua maratona de leituras agora mesmo. 


2 – A Era do Impacto (
Editora Voo, 2019, 424 páginas)

Com prefácio da cineasta Mara Mourão, o livro escrito pelo presidente e fundador do Instituto Legado, James Marins, traz uma narrativa que se propõe a combater a apatia e a ignorância e nos levar a entender a potencialidade da era em que vivemos. Afinal, jamais nossa capacidade de opinião, ação, participação e colaboração em escala para mudanças sistêmicas foi tão grande. No cenário atual, a obra traz uma mensagem de otimismo e chamado à ação.


3 – Criando um Negócio Social
(Alta Books, 2010, 232 páginas)

Resolver problemas socioambientais: essa é a finalidade de um negócio social. No livro “Criando um negócio social”, Muhammad Yunus expõe como este modelo de negócio deixou o mundo das ideias, e hoje, é realidade para diversos empreendedores nos quatro cantos do mundo. O autor revela os grandes valores trazidos pelos negócios de impacto social, como a transformação de vidas, e apresenta conselhos para aqueles que desejam ingressar no setor. Além disso, reflete sobre a necessidade de políticas públicas para estímulo e manutenção dos empreendimentos sociais.

 

4 – Muita Alma Nessa Hora: Lições para empreender com propósito (Editora Voo, 2018, 200 páginas)

O ato de empreender pode ir muito além de simplesmente vender produtos e serviços. No livro, Muita Alma Nessa Hora, o autor Kiko Kislansky desafia os antigos padrões do mundo dos negócios e defende a ideia de que para desenvolver uma empresa de sucesso, é preciso apoiar uma causa e fazer o bem. O autor propõe um novo modelo de empreendedorismo baseado na tríade da transformação: consciência, propósito e humanização.

 

5 – Muhammad Yunus. O Banqueiro Dos Pobres (Editora Ática, 2000, 343 páginas)

Inspiração para todo empreendedor social, o livro relata os passos do banqueiro dos pobres, como ficou conhecido Muhammad Yunus. Você já tentou obter uma linha de crédito em uma instituição financeira? Se sim, sabe quanto o serviço é burocrático. Aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica raramente conseguem obter algum valor. Pensando nisso, Yunus fundou o Banco Grameen, em Bangladesh. Contra a corrente dos bancos tradicionais, o Grameen destina-se a oferecer um serviço de microcrédito para a população vulnerável do país. No livro “O banqueiro dos pobres”, o fundador conta sobre a trajetória do empreendimento que nasceu com o objetivo de transformar a vida de milhares de pessoas, os insights e os obstáculos enfrentados para colocar o negócio em prática.

6 – Mude, Você, o Mundo!: Manual de Empreendedorismo Social (Editora Lura, 2016, 103 páginas)

Você sabia que o empreendedorismo social é considerado o “capitalismo do século XXI”? No livro “Mude, Você, o Mundo!: Manual de Empreendedorismo Social”, Gabriel Cardoso encoraja os interessados em fazer a mudança a colocar a mão na massa e tirar o seu negócio social do papel. No decorrer das páginas, o autor responde perguntas comuns daqueles que gostariam de ingressar no setor, dicas de capacitações e desenha os primeiros passos da criação de um negócio sustentável. Tudo isso de maneira prática, concisa e partindo de uma sólida base conceitual.


7 – O Manual da Empresa B: Como usar os negócios como força para o bem (Editora Voo, 2017, 216 páginas)

No livro O Manual da Empresa B – Como usar os negócios como força para o bem, o autor, Ryan Honeyman, propõe que usar os negócios como uma força de transformação social pode ajudar a empresa a atrair melhores talentos, ganhar destaque no mercado e aumentar a confiança do consumidor. O livro é essencial para aqueles que desejam ampliar sua consciência sobre uma nova forma de fazer negócios e causar impacto positivo.

 

Gostou das dicas? Se você tem um negócio social e tem interesse em se aprofundar ainda mais no assunto, conheça nosso MBA de Gestão de Negócios de Impacto Social!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp