Vice-prefeito de Orlando visita Instituto Legado e conhece empreendimentos sociais

b1401e1a-33ee-4e03-8fd9-3259caea6d7a

Cinco organizações apoiadas pelo Projeto Legado tiveram a chance de apresentar seus projetos

O vice-prefeito de Orlando, Tony Ortiz, conheceu a sede do Instituto Legado de Empreendedorismo Social em Curitiba, nesta quarta-feira (21). Em visita ao Legado SocialWorking, a equipe da Flórida, nos Estados Unidos, se informou sobre as áreas de atuação do Instituto Legado e ouviu a respeito de cinco dos mais de 100 projetos sociais capacitados pela organização brasileira que trabalha em prol do empreendedorismo social. James Marins, presidente e fundador do Instituto Legado (IL), apresentou o ecossistema que envolve a organização. “Nós levamos o empreendedorismo aonde já existe propósito social; e propósito social aonde já existem ferramentas de empreendedorismo”, resumiu Marins. O encontro integra uma parceria desenvolvida pelo IL com a Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP).

4f7d6116-5937-47dd-81fa-475e750be21cCinco das 120 instituições apoiadas pelo Projeto Legado foram selecionadas e tiveram a oportunidade de expor seus projetos sociais em pitchs de 10 minutos. Após as explanações, Ortiz realizou algumas perguntas para conhecer melhor as organizações, o modelo de expansão de impacto e seus projetos futuros. 

O Instituto Unidos Pela Vida, que trabalha por melhorias no tratamento da Fibrose Cística e foi financiado pela segunda edição do Projeto Legado, em 2013, foi o primeiro a expor sua atuação aos representantes da cidade estadunidense. Também foram ouvidos empreendedores sociais que estão sendo capacitados pelo PL 2017: Barco Sorriso, que leva saúde bucal à crianças da região litorânea do estado do Paraná; Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo, que atua na Região Metropolitana de Curitiba; We are all smart, que investe no ensino de eletrônica para jovens da periferia e Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Curitiba, que realiza projetos de engenharia com finalidade social e ambiental.

As apresentações também representaram uma ilustração da realidade do Empreendedorismo Social no Brasil, onde os recursos públicos são escassos e a dificuldade de captação financeira uma barreira recorrente. “Enquanto presenciamos o uso de recursos públicos para fins privados, atuamos na direção contrária, fomentando o uso dos recursos privados para solução de problemas públicos”, argumentou Marins.  

Elo Curitiba x Orlando

As autoridades norte-americanas visitam Curitiba por ocasião da Orlando Week e do Interbusiness 2017. Além do vice-prefeito Tony Ortiz, compõem a comitiva o chanceler Anthony Portigliatti e suas respectivas esposas, Mayra Ramos e Fernanda Portigliatti. A Orlando Week consiste em uma série de eventos e reuniões para fortalecimento dos laços de cooperação entre cidades irmãs Curitiba e Orlando, que celebraram, esta semana,  20 anos da assinatura do protocolo. Já o Interbusiness é um evento de desenvolvimento de negócios que ocorre duas vezes ao ano, uma em Curitiba e outra em Orlando, graças a uma parceria que o presidente da FESP, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães e sua esposa, Consuelo Zétola, estabeleceram com a FCU (Florida Christian Umiversity).       

  

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

   

 [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp