Negócio de fotografia focado em direitos humanos será lançado no Espaço Legado

retina_social

O lançamento da Retina Social acontece no dia 22 de maio e conta com a projeção “Projeto Bem Querer o Brasil” do fotógrafo J. R, Ripper

Na próxima quarta-feira (22), às 19h, o Espaço Legado – extensão do SocialWorking – recebe a inauguração do projeto Retina Social. Por meio da fotografia, o negócio tem como objetivo dar visibilidade às causas de impacto socioambiental positivas. O evento contará a presença do fotógrafo carioca João Roberto Ripper e com a projeção do projeto “Projeto Bem Querer o Brasil”, que reúne 50 anos de documentação fotográfica. Ripper é famoso por retratar histórias esquecidas ou marginalizadas do Brasil afora. Crianças em situação de escravidão, dificuldades da seca na região semi-árida e a luta de movimentos sociais fazem parte do acervo de mais 140 mil fotogramas em filme e dezenas de cadernos de campo do fotodocumentarista.

Os fotógrafos idealizadores do Retina Social, Christiane Hoffrichter e Sérgio Vanalli, vêem a fotografia como o processo de comunicação mais efetivo para gerar conscientização, engajamento e mobilização a respeito de assuntos sociais. Hoffrichter conta que o fotógrafo Ripper dialoga com o projeto por ter uma linguagem humanizada. “Ele tem uma fotografia de empatia, solidariedade e do bem querer do outro e são com esse valores que a Retina Social trabalha”, explica.

Após a apresentação do projeto “Bem Querer o Brasil”, o evento contará com mesa redonda sobre memória, fotografia e direitos humanos. A entrada é gratuita.

Sobre J. R. Ripper

João Roberto Ripper é fotógrafo documental e fotojornalista reconhecido por entidades como a Organização Internacional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, parceiro de diversas organizações na luta pelos direitos humanos e ambientais. Dedicou sua vida a registrar e fortalecer as múltiplas lutas no Brasil e a denunciar as injustiças no país. O diferencial de sua fotografia é trazer a denúncia junto do afeto. Suas fotografias retratam injustiças, mas com empatia, sempre mantém a dignidade, beleza, carinho e força dos fotografados. Uma fotografia humanista compartilhada que já fez escola e inspira fotógrafos de todo o país.

Serviço:

Lançamento Retina Social
Data: 22.05.19, às 19h
Local: Espaço Legado: Rua Arthur Loyola, 96 – Cabral
Entrada: gratuita  

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp