Capacitações serão oferecidas em horários flexíveis e terão formato a distância; mudanças buscam democratizar ainda mais o programa de capacitação

O Instituto Legado se mantém em constante diálogo com instituições sociais e diferentes representantes da sociedade. Buscando aprimorar a metodologia do Projeto Legado 2017, de forma a democratizá-lo ainda mais, o Instituto Legado realizou uma pesquisa junto ao terceiro setor e à sociedade civil organizada de Curitiba e Região e chegou à conclusão de que seriam necessárias adaptações no edital desta edição.

A partir do estudo realizado, o Instituto Legado decidiu fazer melhorias na capacitação, de forma a torná-la ainda mais inclusiva. Primeiramente, foi percebido que as organizações sociais sentiam a necessidade de horários mais flexíveis para o curso. Muitas delas trabalham com uma equipe enxuta, que não dispõem de tempo para ficar fora por dias inteiros.

Além disso, a pesquisa apontou que muitas instituições que estão localizadas fora de Curitiba não têm recursos financeiros para se deslocar até a capital paraense, o que inviabiliza a participação Projeto Legado. Com esse diagnóstico, foram as seguintes melhorias no edital:

Capacitações presenciais e online

As capacitações presenciais serão oferecidas em horários flexíveis. Durante a primeira fase, que ocorrerá nos dias 28 de abril, 12 e 26 de maio, as organizações receberão 20 horas de capacitação às sextas e aos sábados pela manhã. Já na segunda fase, as capacitações serão alternadas entre modo presencial e modo online, que será oferecido às quartas-feiras, das 19h às 22h. Dessa forma, o deslocamento dos participantes será menor e mais fácil.

Também com o objetivo de permitir que as organizações possam participar integralmente do Projeto Legado, algumas alterações na carga-horária foram feitas. No entanto, a qualidade e o impacto transformador permanecem os mesmos. O compromisso do Instituto Legado não é apenas capacitar, mas também criar os meios eficazes para que todos possam ter acesso ao conhecimento de qualidade.

Confira as principais datas e capacitações oferecidas pelo Projeto Legado:

11/04: Abertura do programa

Abril, Maio e Junho – Campo Social, Impacto, Liderança e Estratégia

28/04 (sex) – Capacitação: Campo Social e Impacto (8 horas) – Presencial
12/05 (sex) – Capacitação: Liderança e Estratégia (8 horas) – Presencial
26/05 (sex) – Pitch (4 horas, no período da tarde) – Presencial
05/06 a 09/06 – Apresentação de Resultados (com horário marcado) – Presencial

Segunda Fase
Nesta etapa, as 40 organizações serão divididas em dois grupos de acordo com o diagnóstico e os resultados apresentados. É nesta fase que iniciaremos a alternância entre capacitações presenciais e online.

 Julho – Mês do Impacto Social e Teoria da Mudança
08/07 e 22/07 (sáb) – Impacto e Teoria da Mudança – 09h às 13h – Presencial
12/07 e 19/07 (qua) – Impacto e Teoria da Mudança – 19h às 22h – ON LINE

Agosto – Mês da Elaboração e Gestão de Projetos
05/08 (sáb) – Elaboração e Gestão de Projetos – (4 horas) – Presencial
09/08 (quarta) – Elaboração e Gestão de Projetos – ON LINE
16/08 (quarta) – Elaboração e Gestão de Projetos – ON LINE
19/08 (sáb) – Elaboração e Gestão de Projetos – (4 horas) – Presencial
25/08 (sexta) – Desafio: apresentação de resultados

Setembro – Mês de capacitações online
05/09 (quarta) – Jurídico – 19h às 22h – ON LINE
12/09 (quarta) – Financeiro – 19h às 22h – ON LINE
19/09 (quarta) – Comunicação e Redes – 19h às 22h – ON LINE
26/09 (quarta) – Comunicação e Redes – 19h às 22h – ON LINE

Outubro – Reta Final!
07/10 (sáb) – Captação de Recursos (8 horas) – Presencial
20/10 (sex) – Desafio: apresentação de resultados
28/10 (sáb) – Preparação pré-banca (8 horas) – Presencial

Novembro – Bancas de Investimento Financeiro – Valor R$ 10 mil
10/11 (sex) – Pré-Banca
24/11 (sex) – Banca Final

Inscrições
As inscrições para o Projeto Legado 2017 foram prorrogadas e serão recebidas até este domingo, dia 19, pelo site https://institutolegado.org/pl17/. Não perca a oportunidade única de participar do programa de aceleração do terceiro setor que, além de gratuito, oferece às organizações a chance de disputar três prêmios no valor de R$ 10 mil.

Podem se inscrever associações, organizações não governamentais, fundações, institutos e negócios sociais de todo o Brasil que tenham no mínimo um ano de funcionamento. Os interessados devem preencher um questionário online no site do Instituto Legado e enviar um vídeo de 2 minutos.