Atuando em diferentes causas, organizações e negócios de impacto socioambiental participaram da sétima edição do Projeto Legado e da primeira edição do Legado Semente

Desde 2013, o Instituto Legado trabalha para apoiar, capacitar e conectar iniciativas que se dedique a transformar a realidade brasileira, gerando uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Por meio do Projeto Legado já apoiamos mais de 160 organizações e negócios de todo o país, além de termos criado uma rede que tem sido fonte de inspiração para continuar a impulsionar o ecossistema de empreendedorismo social.

Este ano, demos mais um passo nesta trajetória: lançamos o Legado Semente, um programa piloto de aceleração para startups de impacto social, no qual oferecemos capacitações e mentorias especializadas em tecnologia para empreendimentos que estão em formação inicial. O resultado não poderia ser melhor! Quer saber de onde tiramos tanta motivação? Conheça as organizações e negócios que participaram do Projeto Legado 2019 e Legado Semente e inspire-se com quem está gerando impacto positivo e fazendo do mundo um lugar melhor: 

Projeto Legado

A instituição APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A organização promove ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio às famílias, na busca do desenvolvimento integral, habilitação e reabilitação, melhoria da qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltiplas, na família e comunidade.

(41) 3322-9339

💻 https://apaecuritiba.org.br/

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marau promove e articula ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviço e apoio às pessoas com deficiência. A organização tem o objetivo de promover a qualidade de vida desse grupo, como forma de construir uma sociedade mais justa e solidária.

(54) 3342-6911

💻 http://marau.apaers.org.br/

O objetivo da Associação Cerrado do Pé é contribuir para a conservação e recuperação do bioma Cerrado, fornecendo sementes de gramíneas, ervas, arbustos e árvores de espécies nativas para projetos e iniciativas de recuperação de áreas degradadas. Além da coleta e comercialização de sementes, a entidade desenvolve e capacita os coletores com o apoio da Rede de Sementes do Cerrado. A associação é parceira do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e parte da semente é doada para ações de recuperação de áreas dentro da unidade.

☎ (62) 9 9901-7268 | (62) 9 9840-5836

💻 https://www.cerradodepe.org.br/

A Associação Cultural Líria tem o propósito de minimizar e até mesmo anular os sofrimentos causados por todo todo tipo de violência contra crianças e adolescentes. A organização oferece aulas de música e expressão corporal, usando técnicas de equalização e harmonização de ondas cerebrais por meio de frequências sonoras. A técnica permite ao cérebro trabalhar com sincronia, promovendo a comunicação neural e facilitando a saúde mental e emocional. 

☎ (41)3537-9912

💻 https://liria.ong.br/

A Associação Cultural Meninos da Harmonia contribui para formação social e educacional de crianças em vulnerabilidade social, fortalece o culto ao civismo, desenvolver valores morais e melhorar a formação da juventude e da família, proporcionar lazer, cultura a comunidades periféricas. 

☎  (41) 99195-8249 / 99810-0980

💻 http://acmh.org.br/

A organização Beleza Escondida tem o objetivo de combater o aumento do feminicídio e da violência (física, psicológica, sexual, moral, de cárcere privado) contra a mulher no Brasil, através da criação de casas de proteção para mulheres e seus filhos. Essas casas servirão como um refúgio de seus locais de agressão e possibilita que elas superem essa difícil etapa e retornem a uma vida normal e saudável.

💻 https://www.facebook.com/belezaescondidaoficial/

pdf_logo

O CHAT21 é um portal de informação e acolhimento para as famílias de pessoas com síndrome de Down. Tem a missão de apoiar, informar e conectar as famílias de crianças com T21 para que elas tenham a oportunidade de criar seus filhos com naturalidade, informação e tranquilidade.

💻 https://www.chat21.com.br/

A CHESED tem o intuito de ajudar no fortalecimento de famílias que viviam a possibilidade de devolver seus filhos adotivos, através de atividades em rodas de conversa, palestras e aconselhamento das famílias.

☎ (41) 99951-4171

💻 http://chesedpaisporadocao.org/

O objetivo do projeto é dar mais visibilidade às mulheres que estão no contexto LGBTI+. Dentro do próprio movimento há um forte protagonismo masculino e falta de representatividade das mulheres lésbicas e bissexuais, o que acarreta em menos políticas públicas, visibilidade e reconhecimento. Foi a partir dessa carência que nasceu o Coletivo Cássia, para fazer com que as mulheres lésbicas e bissexuais sejam ouvidas, atendidas e acolhidas pela sociedade.

💻http://coletivocassia.org/

A organização tem o objetivo de ensinar e motivar as crianças a cuidar do meio ambiente com amor e respeito, formando futuros cidadãos que naturalmente cuidarão da natureza. O projeto acredita que as pessoas naturalmente protegem aquilo que amam, por isto dá oportunidade para as crianças relacionarem-se mais intimamente com a natureza, apaixonarem-se e tornarem-se anjos guardiões do meio ambiente, os Eco Angels.

☎ (41) 99611-8599

💻 https://www.facebook.com/ecoangelsedu/

O objetivo do Projeto Fluir é trabalhar com a divulgação em grande escala de medidas preventivas para evitar a incontinência urinária, que é um problema de saúde que acomete uma parcela expressiva da população, causando riscos à saúde, como problemas renais, infecções, e problemas psicossociais, como isolamento, baixa auto-estima, depressão, ansiedade.

💻 https://www.facebook.com/InstitutoFluirBrasil/

A Gentees é um negócio social que realiza doações de refeições, calçados e kits escolares a crianças em espaços como orfanatos, creches, vilas, aldeias e escolas indígenas. A cada calçado vendido na loja da Gentees, outro é doado para uma criança; para cada acessório comprado, um kit escolar é doado a uma escola parceira na Tanzânia; e para cada camiseta comprada, são doadas 5 refeições para crianças em vulnerabilidade social. 

💻 http://www.gentees.com.br/

A Geração Bizu tem como propósito diminuir o índice de reincidência no Brasil de pessoas no sistema prisional, através do desenvolvimento emocional, social e profissional desta população. A criação do primeiro café social, no qual todos os colaboradores são pessoas privadas de liberdade, promove a sensibilização para esta causa e traz um diálogo com a comunidade e governo sobre esta demanda.

☎ (41) 98853-2220

💻 http://geracaobizu.com.br/

O projeto Girls Rock Camp Curitiba visa o fortalecimento de mulheres e meninas. Tem o objetivo de desenvolver a autoconfiança e o empoderamento de mulheres e meninas para que elas saibam que são capazes de realizar seus sonhos e desenvolver habilidades em qualquer área de conhecimento, e contribuir para reduzir as diferenças injustas que existem entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na vida social. A solução oferecida é usar a música como meio para unir mulheres e meninas numa grande rede de cooperação e fortalecimento pessoal e comunitário.

💻  https://girlsrockcampcuritiba.org/

O Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias existe para oferecer à crianças e adolescentes em situação de risco a oportunidade de pertencimento através da arte e da cultura, promovendo a inclusão e transformando valores negativos em positivos. Para isso, o Incanto é responsável pela gestão de aulas regulares nas áreas de arte e cultura para outras Ong’s (casas lares ou projetos sociais), fazendo a ponte e dando suporte a voluntários artistas para que executem suas aulas.

☎ (41) 99223-5118

💻 https://institutoincanto.org.br/

A Inclua Mais é uma assessoria técnica especializada em crianças com deficiência ou com alguma especificidade de aprendizagem, que tem o objetivo de capacitar profissionais e familiares para que a inclusão educacional ocorra de forma natural e efetiva. Possui três frentes de atuação: foco em educadores e instituições do ensino regular de educação infantil, graduação e pós-graduação; foco na família, com apoio e orientações; e empresas, com consultoria, capacitação e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

☎ (41) 3061-6983

💻 http://www.incluamais.com/#!/sobrenos

O projeto Criando Arte atende as demandas de reflexão sobre o reaproveitamento de resíduos da construção civil e resíduos domésticos. Estimula o empoderamento da mulher e minimiza os impactos causados ao meio ambiente através da construção civil. Por meio do empreendedorismo social, a estratégia é desenvolver uma rede de mulheres artesãs, conectá-las com o mercado regional e requalificar os produtos artesanais através do design utilizando-se do conceito de upcycling.

☎ (43) 3371-1161

💻 https://www.institutoayoshii.org.br/

pdf_logo

O Instituto Andre Franco Vive tem como missão contribuir para a formação educacional e cultural de crianças, adolescentes e jovens para que atuem com autonomia na transformação de suas realidades, promovendo maior justiça social e oportunidade para todos. Tem como objetivo oferecer aprendizado educacional cultural e profissionalizante a crianças e jovens em vulnerabilidade social, em  situação de risco e expostos à violência e criminalidade. 

☎  (11) 3045 5339

💻 https://www.andrefrancovive.org.br/

pdf_logo

O Instituto Caaeté é uma iniciativa que está comprometida com a regeneração dos solos e florestas, preservação da agrobiodiversidade, produção de alimentos orgânicos de alta qualidade, fortalecimento dos vínculos comunitários e a disseminação de conhecimentos ligados à agroecologia e à permacultura. Trabalha com a tecnologia natural do planeta: os sistemas agroflorestais, também conhecidos como agricultura sintrópica. 

💻 https://www.facebook.com/projetocaaete/

O Instituto EcomAmor é uma ONG goiana que conecta pessoas à agricultura por meio de hortas urbanas agroecológicas em instituições públicas. Tem o objetivo conectar e formar pessoas por meio da agricultura urbana facilitando o acesso a alimentação saudável em meio às cidades, como forma de integrar pessoas e natureza em espaços urbanos, fortalecendo comunidades para promoção da saúde, resgate de saberes tradicionais e capacitação técnica para promover autonomia na produção alimentícia de qualidade, sem agrotóxicos ou adubos químicos.

☎  (62) 3941-6607

💻 https://ecomamor.com.br/

A Playing for Change Foundation é uma organização sem fins lucrativos que atualmente conta com 11 programas educacionais para crianças em regiões periféricas de vários países. O Instituto tem o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes do projeto, tirando-os da rua no contra-turno, através de atividades e vivências que ampliem seus horizontes e conhecimentos, por meio da cultura, arte e aprendizado de um segundo idioma.

☎  (41) 3369-2448

💻 http://pfcbrasil.com.br/

O Instituto Tecnologia & Dignidade Humana desenvolve mecanismos de formação e mobilização social para o uso saudável, ético e seguro das tecnologias de informação e comunicação, com o objetivo de contribuir com a proteção integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos e prevenir possíveis riscos decorrentes do uso indevido das redes, como isolamento, sedentarismo, dependência tecnológica, entre outros.  

💻 http://tecnologiaedignidadehumana.org.br/

O NeuroBanco é um banco comunitário orientado para investimento de impacto em 3 eixos: Economia Solidária, Finanças Sociais e Economia Criativa. A organização tem o propósito de atuar como Agência de Inclusão Financeira com estratégia de inclusão produtiva e social e o desenvolvimento comunitário.

💻 http://www.neurobanco.com.br/

A Olha o Peixe! colabora com famílias do litoral do Paraná que vivem da pesca, através de uma comercialização mais justa, informativa e eficiente, beneficiando tanto as comunidades mais urbanas como as mais distantes dos grandes centros urbanos do estado. Visa aproximar a pesca artesanal de consumidores e estabelecimentos mais conscientes do impacto socioambiental positivo que suas compra de pescados podem ter.

☎  (41) 98428-6445

💻 https://www.olhaopeixe.com/

Negócio que fomenta o desenvolvimento da produção de banana orgânica e o trabalho comunitário. Comercializa produtos feitos a partir da banana, como o Banamel, o Banasuco e o Banamousse.  Além disso, implanta agroflorestas biodiversas em cooperação com a sociedade.

☎  

💻

O Projeto Compostar Curitiba faz a coleta e compostagem de resíduos orgânicos com o objetivo de destiná-los corretamente através da compostagem. O projeto funciona por assinatura. O cliente paga pelo serviço mensal de recolhimento de resíduos orgânicos e ganha um um balde e sacola de biomassa para armazenar restos de comida. No final do mês, ganha uma hortaliça para montar a própria horta.  

☎  (41) 99981-2782

💻 https://benfeitoria.com/projetocompostarcuritiba?fbclid=IwAR0NbUc0H3tPqe8JGA-qWiWQCMfuPcfjBIRlJtSnMzWSnYMe-XfacUTLbl0

O Projeto LIA é um movimento nacional de pessoas com objetivo de difundir a importância da inclusão também na diversão. Cobram das autoridades a implantação brinquedos acessíveis em parquinhos públicos, a transformação de eventos em festividades realmente inclusivas, além de aprovação de leis para que isso seja possível. Articulam doações de brinquedos para adaptação de parques, praças, escolas. Reúnem famílias, amigos, profissionais na busca pelo Lazer, Inclusão e Acessibilidade, conscientizando a sociedade de que as pessoas com deficiência também tem assegurado este direito.

💻 https://www.facebook.com/projetolia/

O Sistema de Monitoração e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia tem como missão a difusão do terceiro setor como uma tecnologia de gestão para o crescimento socioeconômico. Tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre o Terceiro Setor e Responsabilidade Social e promover atividades de difusão sobre eles.

☎  (92) 98127-4878

💻 https://www.facebook.com/rede.simasa/

O projeto é baseado na técnica de upcycling têxtil, ou seja, coleta e reciclagem de resíduos sólidos têxteis descartados por empresas e fábricas do segmento de estofados moveleiras e de têxteis. Assim, é evitado que matéria-prima limpa seja desperdiçada e descartada nos aterros. Esses tecidos são reutilizados na criação de novos produtos.

💻 https://www.facebook.com/viavianereciclagemderetalhos

A Youngers é uma empresa de desenvolvimento humano com a proposta de estimular jovens e adolescentes através da oferta de espaços de diálogo e construção de identidade, junto com cursos de empreendedorismo básico, mentorias e acompanhamento de novos negócio. Por meio das palestras, vivências, cursos e encaminhamentos profissionais para jovens na fase do 1º emprego. 

☎  (41) 99697-6781

💻 http://www.ynaweb.com.br/

Legado Semente

O aplicativo Broder é uma plataforma que oferece serviços de apoio para pessoas com deficiência. A plataforma recruta estudantes universitários para realizar serviços solicitados e agendados por idosos e pessoas com deficiência. Os universitários que se candidataram irão passar por uma seleção e treinamento, garantindo que o serviço prestado será de qualidade.

☎  (41) 4042-3311

💻 https://broder.app/

A startup tem o objetivo de acabar com as farmacinhas domésticas por meio do compartilhamento. A plataforma otimiza o ciclo de consumo do remédio, ajuda os consumidores a economizar e conscientiza em relação ao descarte inadequado do lixo tóxico. Além disso, o aplicativo fornece aos usuários os postos de descarte de medicamentos mais próximos de um CEP informado. 

☎  (41) 99259-4487

💻 https://aplicativohelps.com.br/

A startup Oi, Caixinha tem o objetivo de incluir as crianças com deficiência através de brincadeiras. O negócio funciona como um clube de assinaturas: são enviadas mensalmente para os assinantes caixas com quatro tipos de brinquedos e atividades, com o propósito de promover interação entre pais e filhos com deficiência. As caixinhas vêm com atividades das 4 áreas do desenvolvimento infantil: motora, sensorial, música e linguagem, além das instruções de uso e um manual inclusivo para garantir uma experiência completa.

☎  (41) 3089-7373

💻 http://www.oicaixinha.com.br/

O aplicativo ReciclAÊ tem como principal objetivo proporcionar uma solução para o alto índice de lixo descartado de forma incorreta pela população. Por meio do aplicativo, o usuário fará um cadastro com o endereço de sua residência e escolherá qual o centro de reciclagem de sua preferência para o agendamento da coleta de seu lixo limpo. A interação entre morador, centro de reciclagem e coletor é de fundamental importância para o aplicativo, que sempre mandará alertas ao usuário quando o horário de recolhimento estiver próximo. 

💻 https://www.facebook.com/appreciclae